Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Thetheu Diias

Estrutura condicional if dentro de if

Recommended Posts

Boa tarde galera, sou iniciante na area de programação e estou estudando com o compilador Pascalzim. No entanto estou em dúvida quanto a usar o IF dentro de outro IF. Como seria o procedimento?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá @Thetheu Diias.

15 horas atrás, Thetheu Diias disse:

estou em dúvida quanto a usar o IF dentro de outro IF

Não tem mistério...

Talvez não seja preciso, mas vou tentar falar um pouco antes sobre o tema...

Então, os if no Pascal funcionam como "estruturas de seleção", ou seja, servem para "selecionar" se determinado trecho do código deve ser executado ou não... O que será "selecionado" é a próxima estrutura depois do then. Ou vai ser "uma" instrução, ou vai ser um bloco de instruções (begin/end).

Mas como assim? no Pascal, as instruções (cada linha do programa*) são executados sequencialmente da "esquerda para direita, de cima para baixa". Exatamente da mesma forma que nós brasileiros lemos um texto. Daí, a depender da sua necessidade, será preciso organizar esse sequência de passos para que alcance um objetivo desejado...

Só que ocorre que a depender de condições, o código pode seguir um caminho diferente.. daí surge esses if para "verificar a(s) condições(s) e determinar qual "rota" o código deve seguir nesse momento.

...

Em relação aos if dentro de if vai funcionar assim mais ou menos assim:

Vou usar de um exemplo:

- Crie um programa que verifique se determinada pessoa deverá se alistar no exercito ou não.

Program Ex01;
var
BEGIN
writeln('Qual o sexo da pessoa [m] ou [f]');
readln(sexo);
writeln('Qual o idade da pessoa')
readln(idade);
if (sexo='m') then
  if (idade>=18) then //esse condição só será verificada se a anterior for verdadeira
    writeln('Ele é do sexo maisculino e tem mais de 18 anos, DEVE SE ALISTAR');
if (sexo='f') then
  writeln('é mulher! Tá liberado');
End.