Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Brendon Berson

Ventoinha da placa de vídeo não gira. rx460

Recommended Posts

Bom dia.

 

Recentemente comprei uma placa de vídeo RX460 de 4gb da ASus.

Instalei tudo direitinho, tanto a placa como os drives, mas notei que os coolers dela não estão girando. Já reiniciei e nada, o pc reconhece ela, inclusive os jogos estão rodando de boa.

 

Minha fonte é uma atx ws-600 e a mobo GA-B75M-D3H, possuo memória de 4gb x1 1333ghz

 

 

Obrigado.

 

OBS: até o momento ela não esta esquentando mais do que deveria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os coolers das placas mais novas só giram quando precisa..ou seja, quando a placa esquenta...ela tem conector de 6 ou 8 pinos pra fonte?? Se tem, você conectou a fonte?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando estiver jogando deixe o gabinete aberto para ver se os coolers estão rodando. Coloque mais 4GB de RAM para aproveitar plenamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até certo ponto é normal...

 

Tenho uma RX 480 e pela configuração de fábrica da Sapphire, as ventoinhas só ligam quando a placa chega a 55ºC.

 

Você pode controlar a rotação das ventoinhas de acordo com a temperatura utilizando o MSI Afterburner (existem vários vídeos ensinando a configurá-lo no youtube, é muito simples) e, no caso da minha placa, existe o Sapphire Trixx, que também serve para este propósito.

 

Esta é a configuração de fábrica da minha placa, onde ela ativa os coolers com 55º e trabalha até 77º. Embora seja uma temperatura considerada alta, é uma temperatura que busca evitar ao máximo o uso do cooler e depois evita a carga de ruído excessivo, limitando a temperatura abaixo dos 80º. Com isso, a ventoinha trabalha abaixo dos 40% e praticamente não faz ruído algum. Desta maneira, creio eu, tanto as ventoinhas, quanto a placa em si tem uma vida útil mais longa.

 

Por fim, fiz um teste setando os coolers em 100% e rodando o stress do Aida64. A temperatura acabou subindo e estabilizando na casa dos 61, 62º. Porém, o ruído ficou muito alto. No caso de alguém que jogue utilizando fones de ouvido, creio que não atrapalhe em nada. Porém, sem os fones, eu diria que fica "inutilizável" o computador com os coolers da placa em 100%.

 

A título de curiosidade, utilizando um decibelímetro de celular (confiabilidade de 100% hahahha) testei o ruído com a configuração de rotação original e com as ventoinhas em 100%. Original o ruído ficou em 28 dB e com 100% ficou em 42 dB. Pode parecer pouco, mas para quem tem conhecimento na escala de ruído, sabe que decibéis é uma escala logarítmica. Logo, a cada 5dB, o nível de ruído dobra. Desta forma, o ruído da ventoinha aumentou em torno de 6x para reduzir 15º... Será que valeu a pena?

Rx 480.jpg

normal.jpg

100%.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rafael Mattioni Muito obrigado, esclareceu muito o assunto. Eu já estava doido aqui, já tinha mandando até um e-mail para a loja que comprei. Creio que o que você escreveu, irá sanar a dúvida de muitos que porventura acabarem caindo aqui, neste tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×