Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, meu computador esta desligando do nada enquanto eu jogo, e reinicia sozinho logo após. Verifiquei as temperaturas da CPU, que fica uns 70 graus quando estou jogando, já a placa de vídeo fica em 45 graus, a placa-mãe uns 50 graus.

Eu olhei o registre de eventos do Windows, e lá diz que ocorreu um erro que o sistema parou de funcionar e reiniciou, mas não diz qual a causa disso.

Isso só ocorre quando estou jogando.

O que eu imagino que possa ser: altas temperaturas; energia insuficiente.

Meu computador esta conectado num filtro de linha, e não tem nenhum outro equipamento dividindo o filtro com ele, não sei se pode ser isso mesmo.

Meu HD é novo também, faz menos de 1 mês que comprei

A placa de vídeo comprei esta semana

Já as demais peças tem alguns anos de uso.

Esse erro já acontecia quando eu tinha outra placa de vídeo e outro HD. E lembro que minha placa de vídeo queimou depois de dar esse erro várias vezes.

MInha configuração é:

Placa de vídeo Sapphire AMD Radeon RX 460 de 2GB DDR5

placa-mãe Intel DH61CRBR
Processador Intel Core i5-2400 CPU 3.10GHz
8gb de memória ram (2x4)
Fonte Corsair Gaming Series 500w
Hd 1tb Seagate

Postado

@Luan cabral Tem apenas um fan, além daqueles da placa de vídeo e processador. Meu computador voltou da manutenção faz pouco tempo, eles desmontaram e remontaram tudo, fizeram manutenção completa e não acharam nenhum erro. Tinha esse problema antes, agora que botei placa de vídeo nova e voltei a jogar, o problema surgiu de novo.

Eu já deixei em 2 manutenções, testaram por semanas as peças, os 2 realizaram manutenção completa e não viram nada de errado na fonte ou placa-mãe ou processador, a única coisa que aconteceu foi que minha Placa de Vídeo antiga queimou. E agora estou tendo o mesmo problema de antes, com uma placa nova!

Será que a placa-mãe esta velha? Ou processador velho? Tem 6 anos esse processador, e esta atingindo 70, 75 graus de temperatura. 

Tem alguma outra forma de descobrir o erro pelo Windows?

Postado

@Marcos92 Ao fato dele ligar e desligar com certeza tem a ver com altas temperaturas do processador e placa-mãe, assim ele aciona sistema de proteção pra não ter problema em estragar os componentes assim reiniciando o pc.

Mas você mencionou que occore também com a placa nova, pode ser algum driver da placa de video, ou algo com a placa-mãe.

Ou talvez seja problema com memória ram em algum caso.

Postado

@ZKS É, foi na mão de vários técnicos já e o problema persiste. Testaram as peças e não viram problema. Não poderia ser um problema externo? Por exemplo de energia insuficiente vinda do filtro de linha e tomada? É uma tomada bem antiga esta aqui. 

Postado

@Marcos92

Bem não entendo muito sobre esta parte, mas vi que em muitos computadores que usam tanto estabilizador, filtro de linha sempre tem algum problema, não vou falar que seria melhor mudar para outra tomada e que tudo iria ficar melhor.

Mas tente entrar em contato com algum admin, pesquisar em outros sites ou esperar alguem responder, por que um desses podem te dar um resultado concreto.

Único problema em que tive foi um netbook dar tela azul por que estava super aquecendo, e ai tinha que desligar e reiniciar para voltar ao normal, mas como você mencionou que ja dava problema com a placa de video anterior, com a nova e ainda mais que o que continua é a placa-mãe, então não sei o que pode ter acontecido no seu pc.

• Curtir 1
Postado

@Luan cabral Bom, eu comecei a realizar o teste em conjunto com o HWmonitor para ver a temperatura da peça ao mesmo tempo.

Depois de 4 minutos de teste atingiu quase 100 graus de temperatura, então eu parei para não queimar a peça. Quando eu jogo a temperatura não passa de 75 graus. 

O resultado do teste deu zero erros e zero avisos. Será que ainda assim é problema no processador?

Além de que, pela pesquisa que eu fiz, 75 graus é a temperatura que um processador costuma atingir quando esta rodando jogos, e não passa disso comigo jogando.

Poderia ser então algum erro na placa-mãe? A temperatura dela não atinge valores muito altos quando jogo, não passa de 60 graus.

Postado

@Marcos92 

1- com certeza é a temperatura do processador.

2 -Troque sua pasta térmica por uma de qualidade(mx-4).

3 -Esses técnicos usam pasta implastec branca que é horrível.

ai vai de você, acreditar que realmente é a pasta térmica ou o cooler box mal fixado, ou confiar no seu técnico e achar que 75 graus em jogos e 100 graus em full load é normal.

Outra coisa... me passa o site em que fala que 75 graus é o normal para jogos.

Postado

@Luan cabral Ta certo, vou mudar a pasta térmica e ver se melhora. Valeu pela ajuda.

adicionado 2 minutos depois

@Marcos92 Além da pasta térmica, você recomendaria instalar algum sistema de refrigeração para melhorar essas temperaturas? Conhece algum que seja compatível com a minha configuração?

Postado

@Luan cabral To vendo cara... meu computador fica num cômodo bem quente, não tem nem ar condicionado, então vou ter que ir de Water Cooler.

Será que o Corsair Hydro Series H60 é compatível? Minha placa-mãe é compatível com processador intel lga 1155, o mesmo desse cooler. 

A fonte eu já calculei aqui, ela vai suprir esse cooler tranquilamente.

Agora o que me preocupa é ter espaço no gabinete, o meu é um Thermaltake V3 Black. Colocar o ventilador e radiador na saída de cima do gabinete teria problema? A saída traseira fica apertada de instalar.

Aí a pasta que eu preciso usar seria essa MX-4? Pelo que pesquisei já vem com uma pasta aplicada correto? Só preciso limpar a pasta do meu processador.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...