Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal eu estou com uma fonte que diz ter 450w de potencia, mas muitas dessas fontes
mentem no seu valor real, como faço para descobrir a potencia dela?

Eu vou ligar ela em alguns coolers (fans), a soma de amperes dos coolers dá 4,75A
essa fonte e suficiente?

Como eu faço a ligação utilizando as saídas de corrente certa?
Eu quero fazer a ligação deles em paralelo.

1.png

Postado

A tensão do cooler é 12V. Olhando a tabela diz que aguenta 18A, menos que os 4,75A. Mas quantos coolers são ? A tensão típica de um cooler não passa de 0,5A ou menos.

Só se forem daqueles antigões grandes(carcaça preta).

Postado

@WWG Respondendo à sua pergunta: Multiplique corrente por tensão (da linha de 12V) e some 40W, que é o que os computadores atuais puxam em média das outras linhas. Não adianta a fonte alegar que entrega 50A em outra linha se o nem há como se fazer uso disso. O principal é a linha de 12V, e nesse caso só ela importa.

Nesse caso seria 12V * 18A = 216W + 40W = aproximadamente 256W total.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, WWG disse:

Pessoal eu estou com uma fonte que diz ter 450w de potencia, mas muitas dessas fontes
mentem no seu valor real, como faço para descobrir a potencia dela?

Eu vou ligar ela em alguns coolers (fans), a soma de amperes dos coolers dá 4,75A
essa fonte e suficiente?

Como eu faço a ligação utilizando as saídas de corrente certa?
Eu quero fazer a ligação deles em paralelo.

1.png

É muito simples, desde que o fabricante colabore e coloque, pelo menos na etiqueta, alguns dados fidedignos.

Por exemplo esse fabricante ai colocou que essa fonte entrega 50A na linha de 5 Volts. Isso nos diz que ela tem um projeto antigo, do tempo do Cabral... Coisa de 30 a 40 Anos atrás..

Diz que ela seria capaz de entregar 18 Amperes na linha de 12 Volts. Essa é a principal linha de alimentação de um PC contemporâneo..

Essa fonte, acreditando nesses dados, seria capaz de entregar ao seu PC algo como 18A x 12V = 216 Watts na linha de 12 Volts. Uma coisa que não deves saber mas que é verdadeira é de que um PC típico demanda coisa de 40 Watts retirado das linhas de 3,3 e de 5 Volts somadas..

Ai ficou fácil.. Ela entrega 216 Watts na linha de 12 Volts e 40 Watts é o máximo que o PC pede nas demais linhas, somadas. Total útil dessa fonte é só somar: 216 Watts + 40 Watts = 256 Watts e deu...

O porque do fabricante insistir que ela é capaz de entregar 450 Watts é simples.. Se ele anunciasse que ela é uma fonte de 250 Watts você a compraria???? Não claro que não, por isso ele tem de lançar mão de recursos como mentir vergonhosamente para ver se você acredita..   E pior, tem uma pá de gente que leva fé....

Ligue seus fans, todos em paralelo, nos fios preto e amarelo, positivo no amarelo e negativo no preto. Se possível use pelo menos uns 5 fios de cada cor, todos juntos, para facilitar a corrente..

A fonte péssima deverá aguentar numa boa, são menos de 5 Amperes nos fans e ela promete, tomara que cumpra, 18 Amperes em 12 Volts..

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, ZKS disse:

É sério???  Indicação de uma boa fonte sim mas para ligar alguns fans, totalizando 4,75 Amperes é absolutamente desnecessário colocar ai uma Fonte EVGA 430W 80 Plus White 100-W1-0430-KR, com disponibilidade de fornecimento de 34 Amperes, coisa de 7 vezes o que ele necessita para rodar os fans...

Ele hoje tem uma fonte com 4 vezes pelo menos a capacidade necessária para tocar seus fans e sugeres a ele que troque de fonte?????  Para tocar os fans?????  Será que é coerente essa sua sugestão?????

Nada contra a fonte da EVGA, mas para tocar uns 15 a 20 fans a outra serve e sobra...  Ou tu achas que o vento que os fans fará com a EVGA será de maior qualidade que o vento que a porcaria dele vai fazer???

• Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, ZKS disse:

@faller

Desculpa, vi adiantado o post pensei que era para uma troca de fonte, sendo assim talvez o pc que ele tiverá não conseguiria funcionar o que teria.

Ele sequer falou em PC..

Postado
3 horas atrás, faller disse:

é muito simples, desde que o fabricante colabore e coloque, pelo menos na etiqueta, alguns dados fidedignos.

por exemplo esse fabricante ai colocou que essa fonte entrega 50a na linha de 5 volts. isso nos diz que ela tem um projeto antigo, do tempo do cabral... coisa de 30 a 40 anos atrás..

diz que ela seria capaz de entregar 18 amperes na linha de 12 volts. essa é a principal linha de alimentação de um pc contemporâneo..

essa fonte, acreditando nesses dados, seria capaz de entregar ao seu pc algo como 18a x 12v = 216 watts na linha de 12 volts. uma coisa que não deves saber mas que é verdadeira é de que um pc típico demanda coisa de 40 watts retirado das linhas de 3,3 e de 5 volts somadas..

ai ficou fácil.. ela entrega 216 watts na linha de 12 volts e 40 watts é o máximo que o pc pede nas demais linhas, somadas. total útil dessa fonte é só somar: 216 watts + 40 watts = 256 watts e deu...

o porque do fabricante insistir que ela é capaz de entregar 450 watts é simples.. se ele anunciasse que ela é uma fonte de 250 watts você a compraria???? não claro que não, por isso ele tem de lançar mão de recursos como mentir vergonhosamente para ver se você acredita..   e pior, tem uma pá de gente que leva fé....

ligue seus fans, todos em paralelo, nos fios preto e amarelo, positivo no amarelo e negativo no preto. se possível use pelo menos uns 5 fios de cada cor, todos juntos, para facilitar a corrente..

a fonte péssima deverá aguentar numa boa, são menos de 5 amperes nos fans e ela promete, tomara que cumpra, 18 amperes em 12 volts..

adicionado 3 minutos depois

qual cabo da fonte eu utilizo para ligar os coolers?
não entendi como ligar pelo menos 5 fios de cada cor, como faço?

• Membro VIP
Postado

Qualquer cabo desses que sai da fonte que contenha fios pretos e fios amarelos..

Sempre em sua fonte se um fio for preto ele será o massa o negativo da fonte. Sempre em sua fonte que apaecer um fio amarelo ele será o positivo da fonte de 12 Volts.. Então escolha ao cinco deles, de cada uma das cores preto e amarelo, junte os fios pretos e descascados enrole-os para formar o negativo de sua fonte onde deverás ligar todos os fios pretos dos fans.

O mesmo para os fios amarelos onde deverás ligar os fios vermelhos dos fans..

Postado

Sou inexperiente, então estou com duvidas...

Minha fonte tem quatro cabos, um deles e o de força 20 pinos e o outro o complementar de 4 pinos
Dos outros três eu corto todos os amarelos e junto, e todos os pretos e junto?
Depois disso eu ligo os cabos dos fans positivo no amarelo e negativo no preto?

Quando eu for cortar os cabos, eu corto ele a partir do plug sata? 
Se for assim vão sobrar os outros cabos, como o vermelho e o outro preto, o que eu faço com esses?

Não estou conseguindo por a foto dos cabos. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!