Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde,

Estou começando a aprender sobre eletrônica e fiquei com uma dúvida referente ao sentido da corrente.

Eu li que existe o sentido real e o sentido convencional, mas não entendi qual usá-lo na prática.

Abaixo tem duas fotos de um circuito bem simples de uma bateria de 9V, um resistor e um LED. (Eu usei o paint para mudar a posição do resistor da segunda foto :P)

A posição do resistor altera alguma coisa? Se sim, qual desses circuitos o LED irá queimar? (Supondo que a bateria seja potente).

Perdoe-me se eu coloquei esse tópico no lugar errado.

Agradeço desde já!

Resistor sentido positivo.jpg

Resistor sentido negativo.jpg

• Membro VIP
Postado

Ambos circuitos estão corretos..

O sentido real da corrente é do terminal negativo da fonte para o positivo, através do circuito, da carga, no caso o resistor mais o led. Isso porque o movimento é de elétrons que saem do negativo por ter carga negativa.. A posição do resistor nesses exemplos não altera em nada a corrente..

Na prática se usa pensar no sentido inverso, até mesmo pela analogia com a água, que sempre sai de uma altura maior de um potencial superior e procura, pela lei da gravidade, um potencial menor..

• Curtir 2
Postado

Bom, o @faller já deixou bem claro muitos pontos mas o que poderia se acrescentar, na minha opinião, em relação à posição dos  resistores, é que o motivo de não fazer diferença a posição deles é que a corrente que sairá da bateria é determinada pela resistência total do circuito. Então, mesmo trocando o resistor de posição, a resistência total do circuito não muda e por isso não faz diferença...

Espero ter contribuído. Boas festas!!!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!