Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, preciso da ajuda de vocês. Quero comprar um notebook (preciso de alguma mobilidade) para trabalhos gráficos. Sou freelancer e trabalho com Photoshop, Illustrator, entre outros programas do pacote adobe. Não gostaria de investir muita grana nesse momento. Máximo de R$3000,00. Gostaria de uma boa marca e um computador estável que possa aguentar o tranco por algum tempo, sem precisar trocar.

Vi um Dell com esta configuração:

Notebook Dell Intel Core i5 8GB 1TB Placa de Vídeo 2GB Windows 10 Tela 14" Inspiron 14 Série 5000 5458-B40 - R$ 2.500,00

O que acham?

Postado

@Adrian Ivo , maioria dos notebooks hoje em dia são focados em baixo consumo de energia e atividades simples como internet e office.

Repara ai no processador desse notebook se ele tem a terminação U. Se tiver é um dual-core e portanto não muito bom para trabalhos gráficos.

Notebooks quad-core tem terminação Q de quad como este: i5 6300HQ

Ou como o meu notebook que é mais antigo. Notebooks antigos tinham processadores mais potentes. Você pode tentar achar um usado no mercado livre.

Postado

Rodrigo, Obrigado pela resposta.

A partir da sua observação o fabricante acima me ofereceu uma máquina com a seguinte placa:

6ª geração do Processador Intel® Core™ i5-6200U (2.30 GHz expansível para até 2.80 GHz, Cache de 3MB)

Segundo eles é quad-core. Eu sou leigo nisso, mas acho que só tem 2 núcleos. A diferença de rendimento é muito grande que seja imprescindível?

A máquina tem 8 Gb de memória e placa dedicada de vídeo.

à vista fica 2.800,00.

Postado

@Adrian Ivo , fabricante de notebook desinformado. Veja o que diz a própria intel: i5 6200U especificações

Esses processadores com terminação U da intel são dual-core e não quad-core. O que eles possuem são quatro threads. O que significa que realizam 4 tarefas por vez, porém não com a mesma eficiência de um quad-core.

Como eu te disse, esses processadores de notebook genéricos hoje em dia são focados em baixo consumo. Baixa frequência, menor potência e dual-core. Com certeza seria melhor você procurar por processadores com terminação Q. Mas, na verdade, a diferença de desempenho não deve ser tão grande assim. Chuto algo em torno de uns 30%.

Postado

@Adrian Ivo , fabricante de notebook desinformado. Veja o que diz a própria intel: i5 6200U especificações

Esses processadores com terminação U da intel são dual-core e não quad-core. O que eles possuem são quatro threads. O que significa que realizam 4 tarefas por vez, porém não com a mesma eficiência de um quad-core.

Como eu te disse, esses processadores de notebook genéricos hoje em dia são focados em baixo consumo. Baixa frequência, menor potência e dual-core. Com certeza seria melhor você procurar por processadores com terminação Q. Mas, na verdade, a diferença de desempenho não deve ser tão grande assim. Chuto algo em torno de uns 30%.

Postado

Valeu. Deve ter sido conversa de vendedor para empurrar. Eu andei dando uma procurada e esses processadores que você indica já deixam a máquina bem acima de 3.000,00. Mas, seria um equipamento que poderia ficar com ele um bom tempo.

Obrigadíssimo pela ajuda. Vou avaliar.

• Curtir 1
Postado

O vendedor que está certo. Porque são 2 núcleos físicos e 2 núcleos lógicos, totalizando 4.

Se você quiser 4 núcleos físicos, só comprando i7, que tem 8 núcleos no total.

É uma perda de tempo analisar um processador pelos núcleos físicos, já que o I3 também possui o mesmo número de núcleos físicos que o I5, porém o I5 é de longe muito melhor em termos de desempenho.

• Curtir 1
Postado

@Adrian Ivo O ideal seria um laptop com bastante RAM, uns 16GB, especialmente se você mexer com arquivos pesados no Photoshop, mas são bem difíceis de encontrar. Há uns 3 anos você conseguiria um Avell com i7, 16GB de RAM e SSD por 3k, atualmente só fazem coisas mais caras e, bem... não recomendo a marca por pós-venda ruim.

A placa de vídeo dedicada é boa para usar os filtros do Photoshop, mas vai parar por aí. Pelo o que entendi você só mexe com 2D, então nem para viewport de programa de modelagem precisará. Vale à pena olhar um processador mais atual com vídeo integrado então, até porque o vídeo integrado de hoje é a placa de vídeo de entrada do passado.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!