Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Em 25/01/2017 às 13:34, Paulo A Almeida disse:

Eu discordo totalmente do Gabriel, quando ele diz que o dinheiro vai para o governo e não vai para o bolso dos empresários. Governo é propriedade dos empresários, no brasil, a denominação correta é patrimonialismo¹. 

 

Os empresários recolhem impostos e esses, num primeiro momento, vão para o governo, mas depois retornam em benefícios e serviços para as empresas desses empresários. Aqui, se fala muito em investimentos por parte de empresas, mas a maior parte desses "investimentos" são pagos pelo governo, é raro os casos, quando as empresas metem no bolso próprio. Não é difícil para qualquer cidadão, é só olhar as manchetes... volta e meia aparecem mostrando operadoras como investidoras, mas quem paga a conta é sempre o governo. 

 

Por isso, pra diminuir imposto, as empresas têm meter a mão no próprio bolso... mas quebrar com o patrimonialismo é difícil no brasil, é algo que está arraigado culturalmente.  

 

¹Eu recomendo a todos que assistam aos vídeos da fecomerce (2015), alguns deles falam sobre patrimonialismo.

Não há Cabral sem Eike Batista: o conluio entre setores público e privado

 http://www.poder360.com.br/opiniao/opiniao/nao-ha-cabral-sem-eike-batista-o-conluio-entre-setores-publico-e-privado/

  • 2 anos depois...
Postado
Em 31/01/2017 às 14:47, Darkmana disse:

 

Olá, @Gabriel Torres!

Concordo com você. No Brasil o que é "público" não é de ninguém. A calçada, a praça a rua, são todas públicas e ninguém cuida ou mantém elas limpas. Afinal, é "público". E pensamos que "o que é público é de responsabilidade do governo". É aí que começa todo o problema.

Consequentemente, o dinheiro "público" também é de responsabilidade do governo.Por fim ninguém se "preocupa" muito ele...

Pois bem, se todos cuidássemos da calçada, da praça, da rua e assim por diante, o governo não precisaria gastar tanto dinheiro "público" com elas. Só que nós não cuidamos delas, não advertimos as pessoas que não cuidam e não temos moral para cobrar do governo que ele "cuide", pois nós também não cuidamos. Aí, o que era "público" e de todos, passa a ser de ninguém.

Só que os governos, em todas esferas, continuam aumentando os tributos porque de fato precisam. Precisam pois são, de forma geral, ineficientes, irresponsáveis e enraizados na corrupção.

Enfim, parabéns pelo vídeo! O assunto é amplo e abre espaço para muitas reflexões e discussões.

Lembro que na Alemanha o "público" é de todos. No Brasil o "público" é "de ninguém" . . .

  • Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!