Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Gostaria de saber se existe a possibilidade de executar um programa de um microcontrolador (microcomputador, ou qualquer dispositivo que eu consiga fazer isso) através de um smartphone.

ex: Computador(1) com um programa executavel, e outro computador(2) em rede, executar esse programa do computador(1), mas nesse caso vai se tratar de um microcontrolador, ou esses microcomputadores, ou qualquer dispositivo viável.

Outra duvida, a conexão seria via wi-fi, mas sera que consigo via bluetooth?

A principio a ideia seria ter um banco de dados no smartphone e o microntrolador enviaria dados ao smartphone informando o que executar.

Obrigado

Postado

Será que é necessário isto?

Seria mais fácil fazer uma comunicação através de comando.Se eu receber "A" ligo um luz,se eu mandar "B" desligo a luz,se eu mando "C" ligo um motor...

Se você quer se comunicar na internet,da um olhada nodemcu(esp8266),tem wiffi,além de ser um microcontrolador, e sair menos de 30 reais no mercado livre.

Postado

Banco de dados deve ficar num PC.

voce quer que um celular,em qualquer lugar do mundo,envie um comando para um PC servidor e este PC escolha qual PC da rede vai executar um aplicativo?

Postado

Via WiFi a melhor opção seria o ESP8266, inclusive já estão comercializando a nova versão que é o ESP32 na China(um pouco caro ainda por ser lançamento), com ele é dá pra conectar em redes WiFi e bluetooth. Quanto ao acesso de diversos dispositivos e plataformas, é só o servidor permitir os acessos tanto para inserirem dados quanto para lerem.

Postado

É isso mesmo que preciso. porém tem algum com conexão bluetooth?

Só consegue criar o programa na web?

essa placa é capaz de fazer o que esp8266 faz? 

http://www.ti.com/tool/LAUNCHXL-CC2650?keyMatch=cc2650&tisearch=Search-EN-Products

preciso de algo parecido, pois vou ativar reles do arduino, e gostaria que o esp8266 (por exemplo) encaminhasse o smartphone para a interface que vai controlar como nesse video

Obrigado!

Postado
19 horas atrás, matheeus.oliveira disse:

É isso mesmo que preciso. porém tem algum com conexão bluetooth?

WiFi + bluetooth o caminho mais fácil que você pode encontrar é com os ESP32, veja aqui uma breve explicação sobre ele: http://pedrominatel.com.br/pt/esp32/esp32-o-que-ja-sabemos-sobre-o-novo-esp8266/

Só consegue criar o programa na web?

Pode criar na IDE do Arduíno se não quiser usar outras, inclusive pode aproveitar os sketch(códigos) do Arduíno, depois de criado o programa basta fazer o upload para o ESP, da mesma forma como é feito no Arduíno.

essa placa é capaz de fazer o que esp8266 faz? 

Não! Esta placa é voltada para o protocolo ZeegBee que é diferente do TCP/IP do ESP. Em resumo, o Zeegbee não pode acessar a sua rede WiFi da sua casa, enquanto o TCPIP pode!

preciso de algo parecido, pois vou ativar reles do arduino, e gostaria que o esp8266 (por exemplo) encaminhasse o smartphone para a interface que vai controlar como nesse video

Com este módulo ESP do vídeo é possível por exemplo você conectar nele um módulo bluetooth à parte, daí você teria as duas tecnologias.

Postado

@ViniciusKruz obrigado pelo esclarecimento!

Quero utilizar a conexão bluetooth preferencialmente, mesmo que a placa da texas seja voltada para zeegbee, ela não consegue criar um executador como o do video?

Entao para ativar os relés do meu projeto, vou utilizar o arduino com bluetooth e os relés, junto ao ESP32 que vai fornecer os botões que serão utilizados para controlar os reles. A conexão do smartphone com o esp32 vai ser smartphone>bluetooth*arduino>esp32?

Postado

@matheeus.oliveira Dizem que uma imagem fala mais que mil palavras, então vou te mandar duas hehehe...

esp32.png.991a6a30b4193aca048225dd48b115b0.png

esp12.thumb.png.3c262d9d8bb6dd0c2fb589b5282d4240.png

Suas perguntas:

5 horas atrás, matheeus.oliveira disse:

Quero utilizar a conexão bluetooth preferencialmente, mesmo que a placa da texas seja voltada para zeegbee, ela não consegue criar um executador como o do video?

Não conheço esta placa da Texas, mas conheço as tecnologias Zeegbee e TCP-IP e posso te garantir que são coisas diferentes, isso significa que esta placa da Texas não faz a mesma coisa do ESP01 do vídeo. Os dispositivos zeegbee só se conectam entre eles mesmos formando uma rede mesh. Basicamente os zeegbees servem para fazer uma rede serial(rs232) virar wifi.

5 horas atrás, matheeus.oliveira disse:

Entao para ativar os relés do meu projeto, vou utilizar o arduino com bluetooth e os relés, junto ao ESP32 que vai fornecer os botões que serão utilizados para controlar os reles. A conexão do smartphone com o esp32 vai ser smartphone>bluetooth*arduino>esp32?

Funciona assim: 

Usando o ESP01(do vídeo), você vai na IDE do Arduíno e cria seu programa, envia para o ESP01(como se fosse um arduíno), daí seu ESP01 se comunicará com o módulo bluetooth, assim seus dispositivos WiFi se conectam no ESP01 e seus dispositivos bluetooth, no módulo bluetooth.

Usando o ESP32(Tecnologia nova, só se encontra pra comprar no exterior), você vai na IDE do Arduíno, cria seu programa, envia para a memória do ESP32 e assim todos os seus dispositivos (WiFi ou Bluetooth) se conectarão ao ESP32, como pode ser visto nas imagens.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!