Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Eduardo Rocha

Modem Adsl (velox) + Router + Impressora

Recommended Posts

Olá todos

Fiz a assinatura do Velox 256, mas, como tenho três máquinas em casa (dois desktop e um notebook), comprei também um roteador.

Apesar da minha imensa ignorância em redes, consegui fazer tudo funcionar simultânemente - deve ter sido sorte :P.

Mas agora eu queria uma pequena ajuda: são duas impressoras ligadas aos computadores de mesa, como faço para o notebook usar uma das duas pela rede?

O modem é o Speedstream 5200 (240) e o router é o D-Link

DI-604 (4 portas).

Todas as conexões estão configuradas em 'adquirir endereço IP automaticamente'.

E mais não sei dizer...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Seguinte, no computador que está com a impressora instalada, para win98, vá até iniciar > configurações > painel de controle > rede > clique em "compartilhamento de arquivos e impressoras" e habilite:

- Desejo que outros usuários tenham acesso a meus arquivos

- Desejo que outros usuários tenham acesso as minhas impressoras

Feito isso irá pedir um CD do windows 98, siga os passos e reinicie o computador.

Depois de iniciado, se você for em ambiente de rede, todas as máquinas terão que estar se enxergando.

Agora para compartilhar sua impressora, vá em iniciar > configurações > impressoras - abrirá a janela com suas impressoras instaladas. Para compartilhar, clique com o botão direito > compartilhamento. Ponha um nome na impressora e habilite como acesso completo. Em ambiente de rede, essa impressora irá aparecer na sua máquina como item compartilhado. Se acontecer isso está tudo certo.

Agora para outras máquinas poderem imprimir a partir dela vá em iniciar > configurações > impressoras e adicione uma impressora como "impressora da rede" e vá seguindo os passos.

qualquer coisa, poste aqui!!

até,

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu a força, mas acredito que ainda não seja isso. Como meu conhecimento de redes não é bom (versão otimista), acho que até a pergunta foi mal feita.

Para começar o notebook e uma das máquinas de mesa (a da assinatura) usam Windows XP. A outra máquina (um K6-2 500) roda com ME. Mas se eu conseguir com que as duas máquinas que rodem XP se enxerguem, já fico satisfeito.

Quem faz a conexão com o Velox é o roteador. Quando ligo as máquinas, apenas a primeira precisa autenticação com o provedor (Terra). Isso inclusive resolve o problema de cobrança por conexão simultânea. Nâo importa quantas máquinas eu ligue, quem está conectado é o roteador.

Então, na minha ignorância, imagino que o caminho para o Notebook entrar na máquina com a impressora é pelo router. Ou estarei falando besteira?

Talvez ajude: abrindo "Detalhes da conexão de rede:" na máquina da impressora, aparecem as seguintes informações:

Endereço físico: xx-xx-xx-xx-xx-xx

Endereço IP: 192.168.0.141

Máscara de sub rede: 255.255.255.0

Gateway padrão 192.168.0.2

Servidor DHCP 192.168.0.2

(...)

Servidores DNS 200.149.55.142 200.165.132.154

Sei que o Gateway refere-se ao endereço que uso para configurar o roteador. O resto não faço ideia do que significa :goff: .

BTW, o firewall do roteador fica desligado, mas tenho o Sygate Firewall nos computadores.

Grato,

Compartilhar este post

Link para o post

:bandeira: Caro amigo. Este modem da Telemar que você possui da para transforma-lo em router, mas como ja comprou um router ja era. você esta usando uma plataforma XP não e isso ? você temq ue criar o grupo de trabalho em rede , isto e, configurar uma rede local com permissoes etc. Se usa MSN entre que ento te ajudar. flavio_nit@hotmail.com

abraços,

FALL

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que o SpeedStream pode ser transformado em roteador, mas o meu está em regime de comodato. E mesmo transformando o modem em router eu teria que comprar um switch, portanto, preferi investir um pouco mais e comprei um router.

Na realidade apenas duas das máquinas tem XP. A outra roda ME. Mas se as máquinas com XP se enchergarem já é um ganho.

Já coloquei o mesmo grupo (CASA) nas duas máquinas que tem XP. No roteador configurei essas máquinas (DHCP) para terem IP fixo na rede: 192.168.0.140 e .150. Ainda assim falta alguma coisa... :P

Qual é pulo do gato?

P.s: o que é MSN?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, redes quando não funciona e alguma coisa tipo um detalhe que não esta sendo resolvido. Eu trabalho com redes e tem casos que so indo apra ver o tipo de problema. Chame alguem de sua confianca para resolver este tipo de probleminha....!?

O MSN e um programa que proporciona varias pessoas e conversarem em tempo real. Por isso eu perguntei se tinha. Mas se quiser: www.hotmail.com e meu e-mail para o uso e: flavio_nit@hotmail.com

abraços,

FALL

Compartilhar este post

Link para o post

Caro FALL

Vou mexer nas configurações até acertar. Qualquer dúvida mais cabeluda eu entro em contato com você.

Entretanto, o problema não me impede de trabalhar. Quando quero imprimir algo que está no notebook, simplesmente copio o arquivo para a outra máquina (via pendrive ou CD). Mas é um trabalhinho "burro" quando penso que as máquinas estão em rede.

Falando em burrice, tenho certeza que vai ser mais fácil fazer que minhas máquinas se enxerguem do que se "enchergarem" :stupid: .

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Amigo, a minha resposta na verdade é uma pergunta...Gostaria da sua ajuda, já que você. conseguiu compartilhar a sua conexão usando roteador D-LINK DI-604 + MODEM SPEED + VELOX. O meu caso é o mesmo sou assinante da velox, tenho o modem e o roteador, mas na hora de configurar são tantas as opções que fico tonto.. O manual não consigo entender ele diz que para entrar no SETAP tem que digitar 192.168.0.1 mas na verdade só con :joia: sigo acessar digitando meu GATEWAY. O que devo colocar na configuração, o nr. do meu telefone como usuario e senha?? o meu login e a senha do meu provedor (Oi)? ele entra na internet e autentica automaticamente? agradeço muito o que você. poder me ajudar..

Compartilhar este post

Link para o post

Entre em http://192.168.0.1 e configure SOMENTE as opções:

Na janela HOME \ WAN

WAN Settings

(x) PPPoE

PPPover Ethernet

User name: 21xxxxxxxx (seu telefone)

Password 21xxxxxxxx (novamente seu telefone)

Retype password 21xxxxxxxx (outra vez seu telefone)

(x) Always-on

Na janela HOME \ LAN deve aparecer

IP Address 192.168.0.1

Subnet Mask 255.255.255.0

Na janela HOME \ DHCP

DHCP Server (x) Enabled

No seu computador, se não existir crie uma nova conexão local (Painel de Controle -> Conexões de Rede).

Em propriedades, configure o protocolo TCP/IP para obter um endereço IP automaticamente

O seu GATEWAY deveria ser 192.168.0.1 Qual o número que aparece agora?

A pergunta é boba, mas não custa: as conexões estão corretas?

Ele vai conectar com a Velox, mas não autentica. A autenticação é feita direta no sítio do provedor (??), no caso, Oi.

Abraços,

Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais