Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Estou querendo limpar meu computador, mas tenho medo da eletricidade estática, inclusive comprei um pincel esd para realizar a pintura, eu pensei em comprar a pulseira esd mas me disseram que precisa ter aterramento, infelizmente, não possuo aqui em casa.

Gostaria de saber soluções para se livrar da ESD para efetuar a limpeza de meu PC. Aqui não tem carpete e a mesa é de madeira.

Eu fiz um curso de eletrica, mas o assunto de aterramento não foi muito abordado, mas caso eu comprar uma haste de aterranemto de 1 ou 2m, colocar no solo e conectar um fio no conector da haste e leva-lo para a tomada onde está conectada meu PC é uma aterragem eficiente? 

Se fosse possível eu aterrava todas tomadas, mas a instalação é antiga (quase tudo jundo, menos chuveiro, não tem iluminação separado de tomadas...)

Agradeco desde ja.

• Membro VIP
Postado

Foque em se livrar do acúmulo de eletricidade estática. Claro, evitar gerar a mesma é sempre bom mas às vezes fica difícil.. Desse modo procure dissipar a mesma, escoar a mesma, não deixar que se acumule. O acúmulo é que pode ser prejudicial pois ele que provoca descargas por caminhos que não se deseja, por exemplo por dentro de semicondutores de algum eletrônico que estejamos manuseando..

Pés descalços em pisos frios é um excelente modo de manter nosso corpo a um potencial de terra evitando que se acumule estática. O completamente oposto disso dai é se estar calçado com sapatos isolantes sobre algum piso sintético igualmente isolante. Imagine agora dezenas de condições entre esses dois extremos e poderás entender que usar um calçado com solado de couro, sobre uma cerâmica normal possa ser uma boa fuga para não deixar acumular eletricidade estática no corpo.

Sempre existem os dispositivos auxiliares, por exemplo a calcanheira anti estática cuja função é a de bi-passar seu sapato isolante. Ela toma contato com sua perna, pele nua, através de uma fita de borracha condutiva e leva, via resistor de 1 mega ohm até uma segunda borracha condutiva sobre seu calcanhar..

calcanheira-anti-estatica-esd-borracha-c

Quando você estiver sentado pode estar com os pés elevados, em algum descanso para os pés, e desse modo sem contato do calcanhar com o solo. Ai se usa um segundo dispositivo denominado pulseira anti estática que faz o exato mesmo serviço, que é manter contato de sua pele com o aterramento..

879611-MLB20612422750_032016-C.jpg

Ai se faz necessário um ponto de aterramento, para conectar a pulseira que só terá função se lá conectada... Note, tal como o piso no caso da calcanheira, que pode ser de cimento, de cerâmica, de chão frio, etc, o aterramento pode assumir diferentes valores, ser muito bom ou até mesmo relativamente bom Como as correntes de descarga eletrostáticas são infinitesimamente pequenas esse aterramento pode ter um valor ôhmico elevado até.

Quando seu serviço exige o uso de luvas se aconselha usar luvas anti estática que nem tem a função de eliminar nem de isolar ou não permitir a passagem de eletricidade estática. A principal característica desse tipo de luva é derivada de um tratamento químico que elas recebem que as fazem pouco geradoras de eletricidade estática se comparadas com as mesmas luvas sem esse tratamento.

Note que a própria umidade relativa do ar, se alta, não permite acúmulo da eletricidade estática, que se esvai pela própria umidade do ar..

Aqui no sul, onde no inverno faz muito frio, às vezes chega a acontecer o encontro de duas características prejudiciais ao controle da eletricidade estática. De um lado o ar frio e muito seco, fazendo com que a umidade relativa do ar beire os 30 a 40% aliada ao frio que exige roupas de lã, excelentes geradores de eletricidade estática..  Ai se tem de redobrar os cuidados...

Dúvidas dê uma olhada nessa postagem: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/695787-resolvido-dúvida-sobre-luva-antiestática/?do=findComment&comment=3877927

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...