Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos, fiz uma instalação limpa do Windows 10, em uma partição formatada para isso. Instalei meus aplicativos e atualizei. Na hora de configurar o backup do Windows, no entanto, o sistema avisou que a partição que eu tinha reservado para isso era muito pequena (267 GB livres). Well, para uma instalação desse tipo era para a partição estar com menos de 100 GB ocupados. Optei então pela opção "criar uma imagem do sistema", e apareceu a tela anexa, que seleciona automaticamente o disco C (sistema), mas seleciona também meu disco D, e diz que é sistema também. Porisso estoura a capacidade. Eu não quero nem preciso backup de sistema do D, ele é um disco de storage e eu já faço cópia para outro disco e para a nuvem, não é para ser um disco de sistema. Alguém sabe o que está acontecendo e como resolver?  Anexo está um print da janela.

Jacinto_2017.01.29_21h30m36s_002_.jpg

Postado

Negativo. Fiz uma instalação limpa, na instalação anterior isso não estava acontecendo. Imagino que alguma atualização tenha modificado os parâmetros do sistema, não sei. Eu queria mesmo evitar ter de formatar também o D e reinstalar tudo de novo...

Postado

OK. Resolvido, depois de um pequeno suspense... Notei nas propriedades de D: que a partição estava marcada como ATIVA. Fui em C: e então reparei que ela não estava marcada como ativa, claro. Fiz a mudança, ou seja, marquei a C: como ATIVA. Com isso a propriedade ativa do D: desapareceu, e o Windows deu um alerta: "O sistema poderá não funcionar". Que jeito, né? Reiniciei e.... não inicializou. Não encontrou o sistema. Aí veio o suspense: o reparo de inicialização pelo DVD do windows iria funcionar? Mas não é que funfou? As instruções são um pouco confusas, até porquê raramente a gente usa esse DVD, certo? Mas funfou. Entrei nas propriedades de D: e vi que a propriedade "sistema" tinha desaparecido. E só então reparei que antes ela não fazia parte das propriedade de C: É estranho que isso tenha acontecido sozinho, durante a instalação "limpa". Sei que nunca vou descobrir o porque isso aconteceu, mas tenho certeza que muita gente ainda vai arrancar os cabelos pelo mesmo motivo. Anexo um print do gerenciador de disco para comparar com o anterior. Obrigado aí pela força, Walter.

Jacinto_2017.02.05_19h52m04s_001_FolderView.png

Postado

Para resolver isso sem o DVD/USB  de instalação do Windows:
Depois de tornar a Partição C Ativa, abra o CMD e digite este comando:
bcdboot c:\windows /s c:

Isso tornará a partição C a responsável pelo boot.

• 3 semanas depois...
Postado

Gente, depois de desativar a partição ativa D, que eu achei que tinha resolvido, NÃO RESOLVEU. 

O que resolveu de verdade foi a dica do @Fernando Apratto .

Então entendi que mesmo a partição D deixando de ser ativa, continuou responsável pelo boot.

O comando bcdboot c:\windows /s c: resolveu de vez. Grato aí, @Fernando Apratto .

Em 10/02/2017 às 22:36, Fernando Apratto disse:

Para resolver isso sem o DVD/USB  de instalação do Windows:
Depois de tornar a Partição C Ativa, abra o CMD e digite este comando:
bcdboot c:\windows /s c:

Isso tornará a partição C a responsável pelo boot.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...