Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa galera, estou tentando resolver um PC aqui que trava muito randomicamente , especificações:

I5 3450

Watercooler Corsair H60

Z77M-D3H

2x 4gb DDR3-1600 Kingston

GTX 1060  (Anteriormente HD 5670)

SSD Samsung EVO 850 500gb (em AHCI)

HD WD Caviar Blue  1TB

CX 430 V2

O PC + Monitor está ligado em um filtro de linha da Clamper.

Windows 7

Bem, o raras vezes começa dar uns gargalinhos ou umas pequenas travadas (ouvindo música fica perceptível a interferência) e trava de vez. Antes o PC travava mais, após umas mudanças que especifiquei abaixo deu uma melhorada.

Em alguns travamentos o botão reset não funciona, então o jeito é desligar na marra. 

Os travamentos começaram uns dias depois de uma mudança de São Paulo para o Rio (de carro, o gabinete segurado por uma pessoa) isso foi no final de setembro pra outubro.  Já fiz tudo isto aqui em dezembro :

• Limpeza geral
  • Já testei no Memtest , nenhum erro.
  • Troquei de lugar as memorias
  • Troca de Placa do rede (Wifi)
  • Sem Bad blocks no SSD/HD - SMART ok
  • Fiz a troca do IDE por AHCI (trocando registros no Windows)
  • Vi alguns fóruns gringos que o Link Power Management da Intel podia causar o freezing no SSD , então desativei.
  • Atualizei a BIOS

Antes destas mudanças acima normalmente o PC tinha uma média de 1 travamento por dia, as vezes deixava o pc ligado por muito tempo e quando voltava estava freezado, depois que fiz tudo isso acima os travamento ficaram muito mais raros. 

No dia 4 de janeiro fiz estas mudanças : 

• Upgrade de VGA 
  • Troca de Gabinete

Os travamentos continuam muito raros, desde que instalei a VGA nova , contei apenas 2 travamentos , um foi durante o uso do programa PainTool SAI de desenho com Wacom tablet (semana passada) e o segundo pouco antes deste post jogando The Witcher 3, o jogo começou a dar travadas pequenas, lento , o som com interferências e travou, o botão reset funcionou normal desta vez.

A VGA parece ok,  aguentou The witcher 3 e Skyrim por horas jogando diariamente.

Neste post anexei prints do HW Monitor (jogando the Witcher 3 no momento, considerem os valores da terceira coluna, os valores "atuais" abaixaram quando eu abri o menu do jogo e minimizei) - EDIT : Engraçado que o HW detectou a CPU trabalhando a 26 mil Mhz kkkk, acho que um bug

Minhas hipóteses:

• CPU  (Comprada em 2013)
  • MoBo (Comprada em 2013)
  • Fonte (Comprada em 2013)
  • Problemas de energia (tomada) - sinto pequenas variações na luz e no monitor - Não sei se nesse apê aqui no Rio está com problema na instalação elétrica ou no quarto. 

OBS : Em Agosto, ainda em São paulo, um USB 3.0 hub(daqueles com fonte externa) deu um curto e o pc desligava do nada com ele ligado, quando descobri que era ele então joguei esta !#!$ fora, seguindo o conselho do @faller , nunca mais usar estas coisas.  Queimou a porta USB do meu laptop e do tablet Wacom, mas no PC todas as portas USB's estão ok. Não sei se este evento possa ter danificado a MoBo/Fonte , já que foi uns 2 meses antes de começar, mas vai que seja.

OBS2 : O PC estava ligado em um estabilizador até Agosto quando troquei pelo filtro de linha Clamper.  Não sei se isto danificou a Fonte durante o longo tempo de uso.

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...