Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, como sei que tem gente que prefere ir direto ao assunto então:

Preciso de um sistema operacional que simplesmente seja "tiro e queda" para roda o melhor possivel (pensando possivelmente em videos e musicas se for possivel) em um mini pc EBOX 3300 (revendido aqui como TG2200), aberto a sugestões. linux, windows ce mobile embedded etc!!

Agora o caso detalhado, seguinte peguei esse "thinPC" a cerca de uma semana (processador vortex86, 1ghz, 512bm ram, placa-mãe MSTI PDX1000, placa wifi mini pci, pode dar boot tanto por compact flash, como pela usb ou micro SD (essa parte tambem esta me enlouquecendo!), e a principio o aparelho funcionava ok, e ainda funciona, minha intenção era simples, acoplar a uma tv lcd pendurada no teto no servico para rodar videos e musicas, alias ja tenho um "rmvb player" la fazendo isso com bastante incompatibilidade com os videos que eu converto....

Dai a ideia de colocar alguma coisa mais pratica, e me apareceu esse aparelho a uma semana atras, e desde então parei de comer e dormir, ja baixei e tentei instalar uns 20 sistemas operacionais e nada!

Ou melhor, apenas o bom e velho XP rodou na maquina.

Bom o aparelho veio com dois CF card de 1gb e de 4gb.

O card CF de 1gb ja tinha o windows xp, seila qual versão é aquilo mas esta ocupando menos de 100mb, porém não da pra fazer nada, acessar gerenciador de arquivos, não tem painel de controle, não aceita maioria dos programas, emfim é só o boot logo seguido do desktop seco, sem nada pra fazer, não instala drivers etc.

E o CF de 4gb eu acredito ter algum defeito, pois em pelo menos 99% das formatações ele travava (sim formatei mais de 150 vezes essa semana literalmente), mas consegui instalar o windows XP normal nele uma unica vez!!

Ai que vem o problema, depois de umas 6 horas instalando o XP, que normalmente demoraria cerca de 1:30 no maximo, admirei a homescreen dele umas 3 horas (sem pegar pesado, e vendo os defeitos, som picando e causando travamento e wifi morta) e desliguei ele, mas não voltou mais...

Coloquei apenas meu micro sd de 8gb nele e toquei o terror, e por incrivel que pareca foi de primeira, instalou o XP sem problemas (fora ter demorado mais de 6 horas) e até essemomento esta ali, com drivers, internet wifi etc, porém muuuuuuito lento, som picando  e travando, e não roda videos (os AVI e WMV ele roda mas parece slide de fotos, coisa de 0,5fps).

Minhas duvidas são (varias) :

1, Sera que esse hardware realmente não vai permitir rodar videos razoavelmente? Alias vi um video no youtube, de um ebox 3300 rodando video pelo DOS?

2, Minha cpu supostamente é i486,porém todas versões de linux (lubuntu, macpuppy, puppy linux, lupu, xlinux, kurumin, tails, sim varias, imaginem que beirei a insanidade) supostamente pra i486 apresentaram problemas na instalação, a maioria dizendo que foi detectado uma cpu i486 (ã????) e que precisaria ser no minimo 586? Em alguns poucos casos a instalação foi interrompida pela mensagem kernel panic.

3, Quanto ao som pinicando e causando travamento no windows XP, sera driver ou defeito na placa? Ou configuração da bios? Tentei atualizar o driver online e nada, tambem não achei o driver na net (o xp instalou automaticamente e aparece como C-Media usb audio, mas não é usb, é acoplado a placa-mãe?)

4, Tentei windows 95 e 98, ambos com mesmo problema, incompativel com meu mini teclado touch usb sem fio, o teclado até funcionava, mas o touch so movia pra cima e pra baixo e as vezes causava reinicio geralmente la onde coloca o serial, nenhuma instalação se concluiu (foram umas 40 tentativas só no 95 e 98).

5, Como disse, tentei kurumin (via pendrive) e ubuntu 10.10 (cd original) sabendo que eles tem opção de rodar sem instalar,mas  nem rodou, nem instalou (ambos dizendo ser i486), então nao entendi mais o lance dos linux pois pelo que sei, as varias versões que baixei deveriam ser pra i486, tentei até um tal de "TAILS i486" que deveria rodar via pendrive, e novamente parou no começo com o tal kernel panic (o lupu tambem deu essa mensagem)....

6, A maioria das instalações foram por pendrive, tenho cd apenas do XP sp1 e sp2, ubunto 10.10, e ontem gravei do lupu 528.005 achando que resolveria o lance o "kernel panic", mas não fez diferença instalar pelo cd....

7, A primeira instalação que deu certo do XP foi no CF de 4gb através do cd XP sp1, essa instalação que "sumiu" de um dia pro outro e nem aceitou mais instalar emcima, e a segunda instalção que deu certo foi com cd XP sp2 usando o micro sd 8gb como drive principal, e continua funcionando, mas muuuuito lento comparado a instalação no CF de 4gb.

8, Comprei e instalei hoje no meu outro desktop de casa, um leitor de cartões com entrada pra CF card e conseguir formatar o CF de 4gb, ele estava "raw" creio que por isso eu não havia mais conseguido reinstalar o XP nele, e quando chegava em 100% da formatação travava a instalação.

Como viram, estou perdendo o pouco de sanidade que eu ja não tinha, vou tentar reinstalar o xp no CF de 4gb através do mini PC, pra ver se não tem defeito nesse cartão.

Enquanto isso aguardo recomendações de quem ja tenha experiencia com esse tipo de aparelho, especialmente sobre o S.O e a bios.

Metade da minha conciencia diz que eu ja devia ter passado com o carro por cima desse aparelho a 7 dias atras, e a outra metade me diz que esse é o "android tv box" que preciso, só que com windows.

Aguardo toda a ajuda possivel!!!

Obrigado e desculpa pelo texto gigante pessoal!

Postado

Quase resolvido!

instalei o xp de novo, dessa vez no CF 4GB.

Pra começar ele estava rodando com 63MHz apenas, bastou fuçar na bios (um tal multiplicador estava em 32, coloquei em 1) pra vir os 1GHz e quase tudo se resolveu (menos vídeo travando).

A performance dele ficou muito boa, no geral acho que até supera meu "mxq Android 5.2 quad core full hd" da sala.

Ficou praticamente um PC normal, inicia razoavelmente rápido etc, superior ao meu netbook atom 1.6ghz com 2Mb de memória e Windows 8, por exemplo.

Quanto ao som picando e fazendo travar, agora fica óbvio do porque.

Acredito que até os erros no HD foram culpa desse baixo processamento.

Mas os vídeos ainda tem o fps baixissimo, o que posso fazer?

Postado

Esse CF card esta com defeito mesmo...

Acabou de corromper o Windows, e trava no scandisk.

Coloquei no meu PC e o Windows 8 detectou erros e reparou, mesmo assim ao iniciar ele aparece o cursor do mouse com a tela preta e trava, o Scandisk pelo ebox também trava....

No cartão SD ainda esta rodando, só que mais lento que o CF.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...