Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom Dia! Tenho um desktop da Lenovo H420 consideravelmente antigo (comprado em 2011), com i3-2120, 8gb de memória (originalmente 4gb, mas fiz upgrade em 2013) e SSD de 120gb (troquei o HD de 1tb que morreu). Eu utilizo ele para tarefas básicas - trabalho, redes sociais, vídeos no YouTube, nada demais. Não jogo nem faço processamento pesado, então ele tem me suprido razoavelmente bem. Contudo, eu percebo que ele às vezes dá uns engasgos quando há muitos vídeos abertos ou quando há alguma exigência maior do processador.

Verificando o Open Hardware Monitor eu percebi que ele tem apresentado temperaturas razoavelmente altas, na minha opinião leiga. 45-50ºC idle, chegando a 60-65ºC após um tempo de uso e, quando começa a dar algumas travadas, já vi passar de 70ºC (sendo que teoricamente a temperatura máxima de operação é 69ºC, de acordo com a Intel).

Como esse computador nunca teve cooler ou pasta térmica trocada, imagino que o problema seja esse. Eu até abri pra ver se tinha muita poeira acumulada e não percebi nada que fosse gritante, então acho que é mais o desgaste natural do cooler/dissipador nesses quase seis anos. Então estou querendo trocar o cooler por um novo, mas não acho que eu precise desses top de linha gamer. Apenas um que tenha um bom custo benefício e que, de preferência, não seja aqueles que precise instalar uma estrutura atrás da placa-mãe, pois não sei se eu saberia desmontá-la do gabinete para colocar.

Vocês poderiam me recomendar um cooler para minha situação? Ah, não sei se é importante, mas a fonte desse computador é de 170W (sim, acreditem).

(abrindo um parênteses para dizer que esse cooler me pareceu uma opção ok - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715235260-cooler-master-blizzard-t2-p-cpu-11561155775am2am3-_JM - mas não sei se ele caberia no meu gabinete (que é similar a esse aqui - http://www.hardware.com.br/comunidade/mini-teclado/1209985/). Além disso, eu sou meio leigo/burro, e como nesse caso o fan fica pra um lado e não pra "cima" como no meu atual, para que lado eu instalaria? Voltado pro lado onde ficam DVD/HD?)

Postado

A temperatura máxima ideal para esse processador é de 69,1°C. Logo, os 70 estão bem no limite, mas aceitável ainda. Como o PC já tem um bom tempo de uso, é recomendável trocar a pasta térmica e dar uma limpada no cooler primeiro. O cooler box desse processador já é suficiente, então a não ser que ele esteja com problemas, não é necessário trocá-lo.

Aconselho a (além de trocar a pasta térmica) limpar alguns componentes, como cooler e conectores dos pentes de memória (dê uma pesquisada sobre como fazer isso, e se tiver dúvidas procure um profissional para não danificar nada).

O upgrade que você fez foi comprar mais um pente de 4 GB ou trocar por um de 8 GB?

Postado
5 minutos atrás, mmarsego disse:

A temperatura máxima ideal para esse processador é de 69,1°C. Logo, os 70 estão bem no limite, mas aceitável ainda. Como o PC já tem um bom tempo de uso, é recomendável trocar a pasta térmica e dar uma limpada no cooler primeiro. O cooler box desse processador já é suficiente, então a não ser que ele esteja com problemas, não é necessário trocá-lo.

Aconselho a (além de trocar a pasta térmica) limpar alguns componentes, como cooler e conectores dos pentes de memória (dê uma pesquisada sobre como fazer isso, e se tiver dúvidas procure um profissional para não danificar nada).

O upgrade que você fez foi comprar mais um pente de 4 GB ou trocar por um de 8 GB?

Obrigado pela rápida resposta!

O upgrade da memória foi a aquisição de um novo pente de 4gb. Quanto à limpeza dos conectores de memória, eu fiz isso recentemente porque - apesar de não apresentar nenhum "sintoma" de problema nelas, rodei um memtest86 por precaução e apresentaram alguns erros. Aí eu dei uma limpada, encaixei melhor, e rodei algumas iterações do memtest86 novamente e os erros sumiram - não sei se foi "sorte" ou coincidência, mas parece que o problema resolveu sozinho.

Quanto ao cooler, então vou tentar isso, trocar a pasta térmica e limpar o cooler removendo-o. Qualquer pasta térmica comprada em loja de informática tá valendo ou você sugere algum cuidado específico na compra?

Postado

Os dois pentes de memória são idênticos?

Quanto à pasta térmica não tem segredo nenhum.

Postado
17 minutos atrás, marcioafonso disse:

Qualquer pasta térmica comprada em loja de informática tá valendo ou você sugere algum cuidado específico na compra?

Não compre pasta genérica, implastec branca, silver ou similares. A diferença de temperatura é alta e ela vai ressecar, perder o desempenho rápido. Compre uma pasta térmica decente, como da linha Cooler Master IC Essential ou Xigmatek PTI-G3606 ou G4512.

Sobre as temperaturas - o ideal é não passar de 75ºC. O valor de 69ºC é o TDP, que seria a temperatura do tampo da CPU. O valor dos núcleos é sempre mais quente. Então não se baseie pelos 69ºC, mas 75ºC.

Sobre o cooler, troque a pasta e limpe o cooler primeiro. Vai melhorar. Se continuar passando de 70ºC e você quiser dar uma abaixada só por preciosismo, meça a medida da placa-mãe até a lateral do gabinete. Depois subtraia 1cm (a altura que o soquete levanta o cooler). Você vai ter mais ou menos a medida para comprar um cooler. Como o T2 é um dos mais baixos do mercado, talvez caiba.

Também é bom colocar fans nas grelhas disponíveis do gabinete para melhorar a refrigeração, especialmente nesses gabinetes de marca, que são muito fechados.

Postado
1 hora atrás, Contiusa disse:

Também é bom colocar fans nas grelhas disponíveis do gabinete para melhorar a refrigeração, especialmente nesses gabinetes de marca, que são muito fechados.

Gostei dessa sugestão, você teria alguma sugestão de que tipo de fan eu consigo colocar? Pesquisei algumas fotos do modelo de gabinete na internet e acho que só há espaço para colocar atrás, né? abaixo de onde fica a fonte 6h7rdTh.jpg 

Ele até tem uma abertura na lateral, mas não acho que seja possível instalar um fan ali...

X4FLB5N.jpg

E, nesse caso, que pontos eu deveria levar em consideração? tamanho? modelo? A instalação é simples?

Desde já agradecido!

Postado

@marcioafonso atrás você precisa medir o espaçamento dos furos. Meça o maior. Costuma ser 80mm - 92mm - 120mm. O da lateral talvez dê para colocar um também (use zip tie para prender).

O fan é só aparafusar nos furos. Eles vêm com parafusos. Depois você tem que conectar na placa-mãe ou na fonte. A sua placa-mãe tem algum conector de fan? A fonte tem algum conector molex?

Postado

@Contiusa Eu posso checar quanto chegar em casa (estou no trabalho agora), mas eu acredito que sim, porque na BIOS eu lembro de ter visto nas specs CPU Fan (marcado como working properly) e System FAN (marcado como not operating). Mas a placa-mãe é, se não me engano, similar à desse review (http://www.hardware.com.br/comunidade/mini-teclado/1209985/)... Será que tem?

Postado

@marcioafonso então daria para plugar pelo menos o fan de trás na placa-mãe. Vai ajudar muito, pois esse fan exaustor de trás é necessário. Se tiver um conector na fonte, você pode comprar um fan de 3 pinos com adaptador para molex e instalar na lateral. Se você não tiver placa de vídeo e tiver espaço na frente, melhor até colocar um na frente e um atrás. 

Depois tire as medidas. O da lateral não parece ter furos para fans, mas talvez você consiga prender com abraçadeira de plástico.

Postado

@Contiusa Oi! Espero não estar abusando da sua paciência, rs, mas cheguei em casa e fui dar uma olhada na placa-mãe e não identifiquei nenhuma entrada pro fan...

JTBjHVt.jpg

No caso, quando você disse sobre um conector molex para ligar esse fan, poderia ser esse que está quase no centro da imagem, que é ligado no SSD na ponta SATA? É segura essa ligação?

Outro detalhe que percebi é que o cooler está preso por parafuso, não pelos famigerados clipezinhos do socket 1155 - eu já tinha aberto esse gabinete trocentas vezes, mas nunca tinha reparado. Isso significa que já está instalada atrás da placa a estrutura necessária para a conexão do cooler e não terem problemas para recolocá-lo quando tirar pra limpar? Não corre o risco do ferro "soltar" atrás da placa e eu não conseguir encaixar de novo?

Postado

@marcioafonso isso, o molex é esse fio com os quatro pinos. Alguns fans você compra e eles vem com o adaptador para esse molex. Mas aí é bom comprar um fan que não passe de 1200rpm, pois senão vai fazer muito barulho.

Sobre o cooler, o ideal é tirar a placa-mãe do gabinete para ver o que tem por trás. Se for desmontar, tome cuidado para recolocar tudo no lugar, especialmente esses micros de marca tem algumas diferenças que só mesmo quem está desmontando. Pode até tirar algumas fotos de como está para depois montar certo. A maior confusão são os fios do gabinete, botão de ligar desligar, etc. Eu costumo marcar com fita adesiva.

Postado
31 minutos atrás, Contiusa disse:

Sobre o cooler, o ideal é tirar a placa-mãe do gabinete para ver o que tem por trás. Se for desmontar, tome cuidado para recolocar tudo no lugar, especialmente esses micros de marca tem algumas diferenças que só mesmo quem está desmontando. Pode até tirar algumas fotos de como está para depois montar certo. A maior confusão são os fios do gabinete, botão de ligar desligar, etc. Eu costumo marcar com fita adesiva.

Putz, pior que eu nem tenho muita confiança pra fazer isso... eu tava achando que atrás da placa-mãe já estaria instalada aquela estrutura tipo uns adaptadores que vêm em coolers "neutros" (que servem pra Intel/AMD) e que, quando eu tirasse o cooler, para recolocá-lo era só reaparafusar...

Enfim, como já encomendei a pasta térmica no ML, acho que vou arriscar, rs... Quando ela chegar, vou remover o cooler e ver se é só reaparafusar, se não eu vejo o que faço.

Bem, de qualquer forma, muito obrigado!

• Curtir 1
Postado

@marcioafonso é, vê aí. Não tem muito mistério. Mexer em micro é só ter paciência e não apavorar. É simples. Basta colocar tudo no lugar. O único macete é com a poeira. Ás vezes você monta tudo de volta e um cabo SATA encaixa com uma poeirinha. Aí o Windows não carrega e você acha que detonou o micro. É só reconectar as peças, dar uma soprada nos conectores que acerta tudo.

E se o backplate soltar atrás, você vai precisar remover a placa-mãe, mas nada demais também.

Qualquer coisa a gente está por aqui.

Postado

@Contiusa Olá! Conforme sugerido eu fiz a limpeza do cooler do processador (tinha uma camada de poeira razoável entre o ventilador e o dissipador!), limpei a pasta térmica (totalmente ressecada) no dissipador e no processador e apliquei uma nova (Arctic Mx 4). Também comprei um pequeno fan pro gabinete (80 mm), mas ele não veio com setas então fiquei meio confuso nesse momento... Acabei colocando ele com o lado "côncavo" para dentro e fiz um teste com ele ligado, e o lado de dentro "puxa" um pedacinho de papel que usei no teste, enquanto o lado de fora solta ar - é isso mesmo que eu quero que aconteça, correto? Estou meio em dúvida porque o ar que está saindo do gabinete está parecendo meio frio e não quente, não sei se é porque acabei de ligar o computador e ele ainda não esquentou muito... 

Enfim, feito tudo isso, acho que tô tendo bons resultados. Nesses poucos minutos, a temperatura idle tem chegado a 33ºC (antes ficava entre 45-50ºC)... Ainda não "estressei" o processador porque queria confirmar se a ventoinha do gabinete está instalada corretamente.

Postado
9 minutos atrás, marcioafonso disse:

Acabei colocando ele com o lado "côncavo" para dentro 

Fan precisa ficar com essa parte para dentro do gabinete. Nessa posição, ele está soprando o ar para trás. É simples.

300_300_productGfx_4e730d4d6d0b3f33e6b74

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!