Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de Energia, mas vindo de onde?


Posts recomendados

Bom dia Pessoal

Ajudem com a Experiência

 

Troquei  minha placa-mãe por uma ASUS Z270-AR, 2x Memorias Gskill Trindent Z cada de 8gb 3200mhz*, e processador I7 7700K KABYLAKE *(91 TDP)

(tenho mais Asus Strix GTX 1070 + 1 ssd Kingston 120gb + 1 HD seagate 1T + WaterCooler H45 corsair + fonte EVGA 600 Bronze) + 4 coolers 120mm****

 

Problemas:

Coloquei para funcionar, e funcionou, porém reparei que ocorreu FREEZES (aleatoriamente) quando executei tarefas, jogos e ATÉ musicas muito frequentemente 

Instalei os drivers de tudo (audio, chipset, Aisuite e atualizei até a bios da placa-mãe), o pc liga normalmente, mas ficou dando essas travadas.

 

Pontos Interessantes a CITAR: 

 

-Tirei os Coolers, deixando somente dois e o pc funciona sem os travamentos (mas todos componentes estão uns 6-7º c mais quentes. ISSO ME FEZ CONSTAR QUE O PROBLEMA É RELACIONADO A ENERGIA* (pelo menos para mim)

 

- Os programas PSU calculator dizem que minha config precisa de 408w, a fonte atual é de 600w (80% de eficiencia)

 

- Antes (na mobo antiga, mesma fonte) quando desligava o pc da tomada, a fonte em menos de 5 segundos exauria a energia residual e apagava completamente as LEDS da placa-mãe.

 

- Agora esse "tempo" aumentou para 10-15 segundos com a mobo nova.

 

- O watercooler quando inicio o pc, por vezes aumenta a RPM da ventoinha quase ao máximo, parecendo que vai decolar, para depois voltar ao normal, porém, isto fica ocorrendo aleatoriamente a cada 2 minutos mais ou menos, e antes de colocar esse water cooler a fonte estava suprindo 4 fans e mais esse KIT todo sem problemas (ao meu ver) , o que me deixa imaginando se este water cooler ter defeito de alto consumo (isso existe?).

 

- Verifiquei memorias, está ok.

 

- PS: pelo HWmonitor e programa da ASUS, a temperatura não está passando de 35° pico de  55° c

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Citação

- O watercooler quando inicio o pc, por vezes aumenta a RPM da ventoinha quase ao máximo, parecendo que vai decolar, para depois voltar ao normal, porém, isto fica ocorrendo aleatoriamente a cada 2 minutos mais ou menos, e antes de colocar esse water cooler a fonte estava suprindo 4 fans e mais esse KIT todo sem problemas (ao meu ver) , o que me deixa imaginando se este water cooler ter defeito de alto consumo (isso existe?).

 

Verificou se a pasta térmica sentou bem? se colocou quantidade suficiente? O WC é normal subir o giro no início, mas ficar oscilando não pode...

 

Que watercooler é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, ilkyest disse:

 

Verificou se a pasta térmica sentou bem? se colocou quantidade suficiente? O WC é normal subir o giro no início, mas ficar oscilando não pode...

 

Que watercooler é?

Então, a pasta termica veio ja aplicada no watercooler  vi que a pasta por estar numa superficie maior, pode ter encostado no metal lateral do Socket... isso ruim?, e o modelo dele é H45 corsair, quase não vi citação dele no site da corsair, o que me faz pensar se é um modelo de segunda linha.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

não pelo fato de ser segunda linha. O WC é bom. A questão é ver se ele ficou bem preso, e bem alinhado. Quanto a encostar não é a questão, ele deve, sim, encostar plenamente no processador.

 

O WC meu não feio pasta térmica junto, por isso da pergunta, embora que eu nunca deixo a pasta que vem junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/03/2017 às 13:55, ilkyest disse:

não pelo fato de ser segunda linha. O WC é bom. A questão é ver se ele ficou bem preso, e bem alinhado. Quanto a encostar não é a questão, ele deve, sim, encostar plenamente no processador.

 

O WC meu não feio pasta térmica junto, por isso da pergunta, embora que eu nunca deixo a pasta que vem junto.

 

"Quanto a encostar não é a questão, ele deve, sim, encostar plenamente no processador."

 

Então, mas a chapa de Bronze do watercooler encosta também no metal da armação que segura o processador no Socket, e como já ouvi falar que algumas pastas térmicas são condutoras, então imaginei que poderia dar algum tipo de curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade eu já fiz altas besteiras com pasta térmica, de ela vazar... e nunca tive problemas (mas agora sempre vejo, e limpo)

 

A questão maior é a seguinte. O radiador é feito para esfriar, certo? e para esfriar deve ter passagem de ar ali. Então se passar ar quente, não vai esfriar. Assim, no meu caso, eu fiz um duto puxando ar de fora, e outro fan tocava o ar para trás.....

 

Tens de ver se o radiador não está puxando ar quente do gabinete, o ar quente sobe, daí, o radiador não tem como esfriar o liquido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ilkyest disse:

Na verdade eu já fiz altas besteiras com pasta térmica, de ela vazar... e nunca tive problemas (mas agora sempre vejo, e limpo)

 

A questão maior é a seguinte. O radiador é feito para esfriar, certo? e para esfriar deve ter passagem de ar ali. Então se passar ar quente, não vai esfriar. Assim, no meu caso, eu fiz um duto puxando ar de fora, e outro fan tocava o ar para trás.....

 

Tens de ver se o radiador não está puxando ar quente do gabinete, o ar quente sobe, daí, o radiador não tem como esfriar o liquido

 

Vou tentar fazer alguma modificação de mesmo tipo com ar frio de fora, aviso se mudar algo, obg por enquanto ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...