Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, essa é minha primeira postagem no CdH, então se eu estiver postando de maneira errada ou no lugar errado, por favor me corrijam.

O meu problema é o seguinte, aqui na empresa tem 16 máquinas trabalhando e somente uma delas fica com a internet caindo diversas vezes ao dia. Detalhe, o simbolo é a Exclamação Amarela, então creio não estar relacionado a problemas de recebimento de sinal. O Switch ta empresa é novo, foi comprado esse ano pois o anterior deu problema. É um Swtich de 24 portas da D-LINK, o qual o modelo eu não me recordo. Ele recebe a internet (Via Rádio) por meio de um roteador e distribui através do Rack para todas as máquinas, DVR e máquina de cartão. O que acontece é que já colocamos uma máquina nova no lugar da antiga onde o problema ocorre e o mesmo continua. Quando está sem conexão e clico em "Solução de Problemas", o sistema diz que não encontrou nada, mas a internet não funciona. Já coloquei IP, tirei IP, coloquei o DNS do Google, do meu provedor de internet, deixei sem DNS, mas ainda sim não resolve o problema. Tenho 100% de certeza que a máquina nova que está lá não tem problema algum pois ela estava sendo usada em outro ponto sem apresentar nenhuma avaria. Ah, detalhando um pouco mais, o cabo que sai do Rack, chega como fêmea nos pontos e outro cabo macho é conectado do ponto a estação, inclusive esse cabo macho que liga o ponto a máquina já foi substituído e não adiantou. Alguém tem alguma ideia do que possa ser o problema? Seria o fêmea? O cabo que sai do Rack? Mas é estranho, pois se fosse isso o problema não seria Exclamação Amarela e sim o "X" Vermelho, pois ai não chegaria sinal algum a máquina. Enfim, caso alguém tenha alguma sugestão para me dar, necessito!

Grato.

Postado
1 minuto atrás, FFmarini disse:

@Jardelh Tenta trocar o conector fêmea, é bem provável que seja ele

Mas se o fêmea está com problema, o erro na máquina não deveria ser o "X" vermelho alegando que não está recebendo sinal? É possível o conector fêmea gerar um erro desse? 

adicionado 2 minutos depois
1 minuto atrás, MatrixWHOIS disse:

@Jardelh A placa de rede da máquina puxa endereço IP ? Tentou dar ping no gateway ou em outra máquina da rede ? 

Pra falar a verdade não tentei da ping em outra máquina ou gateway durante o problema. Mas o que ocorre é que quando a conexão funciona, a rede na máquina funciona perfeitamente. Quando dá o problema, a rede some, pois claro, fica sem internet. A intranet também não funciona.

Postado
agora, MMoroni disse:

@Jardelh Ja descartou interferencia no sinal de algum aparelho proximo ?

Sim. Não há nada que possa interferir no local. 

2 minutos atrás, FFmarini disse:

@Jardelh Nem sempre, o sinal vermelho significa que o cabo não está conectado, já peguei um caso igual e era problema no conector fêmea 

Entendi, obrigado pela resposta, eu irei testar. Mas caso não resolva o problema, o que mais posso fazer? Ai já poderia ser o fêmea que sai do Rack? O cabo é menos provável né, pois é 8 ou 80, ou funciona ou não funciona. Ou estou errado quanto a esta afirmação?

Postado

@Jardelh Eu sou da opinião que tem que testar todas as possibilidades, se você acha que é a porta do switch tente inverter com outra , faça isso e teste com o ping -t para ver se não está tendo perda de pacote.

• Curtir 1
Postado
37 minutos atrás, Jardelh disse:

Bom dia, essa é minha primeira postagem no CdH, então se eu estiver postando de maneira errada ou no lugar errado, por favor me corrijam.

O meu problema é o seguinte, aqui na empresa tem 16 máquinas trabalhando e somente uma delas fica com a internet caindo diversas vezes ao dia. Detalhe, o simbolo é a Exclamação Amarela, então creio não estar relacionado a problemas de recebimento de sinal. O Switch ta empresa é novo, foi comprado esse ano pois o anterior deu problema. É um Swtich de 24 portas da D-LINK, o qual o modelo eu não me recordo. Ele recebe a internet (Via Rádio) por meio de um roteador e distribui através do Rack para todas as máquinas, DVR e máquina de cartão. O que acontece é que já colocamos uma máquina nova no lugar da antiga onde o problema ocorre e o mesmo continua. Quando está sem conexão e clico em "Solução de Problemas", o sistema diz que não encontrou nada, mas a internet não funciona. Já coloquei IP, tirei IP, coloquei o DNS do Google, do meu provedor de internet, deixei sem DNS, mas ainda sim não resolve o problema. Tenho 100% de certeza que a máquina nova que está lá não tem problema algum pois ela estava sendo usada em outro ponto sem apresentar nenhuma avaria. Ah, detalhando um pouco mais, o cabo que sai do Rack, chega como fêmea nos pontos e outro cabo macho é conectado do ponto a estação, inclusive esse cabo macho que liga o ponto a máquina já foi substituído e não adiantou. Alguém tem alguma ideia do que possa ser o problema? Seria o fêmea? O cabo que sai do Rack? Mas é estranho, pois se fosse isso o problema não seria Exclamação Amarela e sim o "X" Vermelho, pois ai não chegaria sinal algum a máquina. Enfim, caso alguém tenha alguma sugestão para me dar, necessito!

Grato.

Colocando mais informações na resposta do Jardelh:

É muitooo normal ficar com o amarelo, aqui na empresa tem mais de 50 maquinas e acontece muito de uma ficar com o sinal amarelo acontece quando o ponto está  funcionando mas não ''linka'' dá uma olhada direitinho no Ponto Logico que ali que deve ser o problema!!

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, FFmarini disse:

@Jardelh Eu sou da opinião que tem que testar todas as possibilidades, se você acha que é a porta do switch tente inverter com outra , faça isso e teste com o ping -t para ver se não está tendo perda de pacote.

Sim, mas duvido muito que seja, já que ele é novo. Mas não custa nada testar né, rs'. Mas pela quantidade de respostas ligando o problema ao PL, vou optar por atacar ele primeiro.

adicionado 1 minuto depois
7 minutos atrás, Rafael Denitrius disse:

Colocando mais informações na resposta do Jardelh:

É muitooo normal ficar com o amarelo, aqui na empresa tem mais de 50 maquinas e acontece muito de uma ficar com o sinal amarelo se chama quando o ponto está em funcionando mas não ''linka'' dá uma olhada direitinho no Ponto Logico que ali que deve ser o problema!!

Entendi, obrigado pela resposta. Seria basicamente trocar o fêmea né?! Como o @FFmarini disse.

Postado

Pegando o post no meio, vejo duas possibilidades: problema físico( ou no cabo ou no conector RJ45) ou então uma interferencia eletromagnética. Verifique se não tem cabos de energia, pontos de telefonia sem fio ou até( se passar por uma copa por exemplo), microondas ou coisa do genero.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, PedraX disse:

Pegando o post no meio, vejo duas possibilidades: problema físico( ou no cabo ou no conector RJ45) ou então uma interferencia eletromagnética. Verifique se não tem cabos de energia, pontos de telefonia sem fio ou até( se passar por uma copa por exemplo), microondas ou coisa do genero.

Beleza, obrigado pela resposta. A questão da interferência é algo estranho, pois fazem anos que a máquina funcionava no ponto na exata mesma situação em que se encontra agora. Ainda sim, acha que pode ser? Eu respondi ao colega dizendo que não havia nada para interferir, mas no mesmo espelho do fêmea, tem um ponto de telefonia. Todos os PL's tem um.

Postado
23 horas atrás, PedraX disse:

Ja testou as pontas?Ja trocou a saida no switch?

O Switch é novo, ja testei com outro cabo... Só resta o fêmea mesmo. Assim que eu trocar lá posto aqui se resolveu.

Postado

Só uma correçãozinha, o tempo todo você fala em conector femea, mas estamos falando de terminal para encaixar na RJ45 do switch, certo? E na outra ponta a mesma coisa, terminal RJ45 para encaixar na rede do PC.

Esses encaixes RJ45 são chamados de femea e as pontas RJ45 é que são chamados de "machos".

Postado
18 horas atrás, PedraX disse:

Só uma correçãozinha, o tempo todo você fala em conector femea, mas estamos falando de terminal para encaixar na RJ45 do switch, certo? E na outra ponta a mesma coisa, terminal RJ45 para encaixar na rede do PC.

Esses encaixes RJ45 são chamados de femea e as pontas RJ45 é que são chamados de "machos".

@PedraX Não, como eu expliquei mais acima, o Switch está em um Rack, dele vai um cabo até um ponto lógico como fêmea, e ai conecta outro cabo, agora sim o RJ45 macho do PL até o terminal. Esse conector fêmea do PL que eu troquei. Até agora não deu problema, mas quer observar por mais uns dias.

adicionado 30 minutos depois

Agora tem uma outra máquina dando o seguinte problema:

A conexão cai toda hora, ai se coloca IP ela volta, mas depois cai, e se tira o IP volta e logo cai... O que pode ser? Está ligada a rede da exata mesma forma que a primeira que citei. A rede de lá é antiga, será que pode estar ocorrendo um problema de comunicação do Switch novo com os conectores fêmeas antigos que estão nos PL? 

Postado

Sabe a idade do cabeamento? Qual o comprimento desse cabeamento com problema?Os fatores anteriormente citados como condições de interferencias ou problemas na parte física se aplicam.

adicionado 0 minutos depois

O IP é fixo ou variável?

Postado
13 minutos atrás, PedraX disse:

Sabe a idade do cabeamento? Qual o comprimento desse cabeamento com problema?Os fatores anteriormente citados como condições de interferencias ou problemas na parte física se aplicam.

adicionado 0 minutos depois

O IP é fixo ou variável?

O IP do provedor é variável, mas o interno é fixo. É uma empresa de mais de 40 anos, esse cabeamento deve ter no mínimo uns 10. Chuto uns 7 metros pra mais de comprimento do cabo.

adicionado 1 minuto depois

Lá está em manutenção agora, vamos ver quais serão as mudanças e se vai resolver... Lá já tem uma máquina com o cabeamento para ser substituído, pois o mesmo parou. É estranho que tudo comece a dar problema em sequência assim. Será que teremos que trocar todo o cabeamento?

Postado

Cabeamentos antigos dão problemas mesmo. Além do mais a tecnologia de cabos mudou muito, aproveite para ver se a topologia de cabeamento não deve ser alterada. Eu sempre recomendo deixar muitos pontos alternativos para instalações ou alterações futuras. E lembre que a qualidade do cabo tem custo muito baixo em relação á mão de obra de colocação.Sempre compre o melhor e de preferência blindado.

Se a distancia é tão curta consiga um cabo externo para testar esse ponto problematico.

• Curtir 1
Postado

Bom dia, já se passou praticamente uma semana do ocorrido e não houve mais nenhum problema. A solução para a primeira máquina foi a substituição do fêmea, e para a segunda(que citei após algumas mensagens) foi trocar o fêmea do PL para um conector macho RJ45 e cortar o fêmea do Rack, colocar outro RJ45 macho e levar diretamente ao Switch, eliminando assim os fêmeas da estrutura de rede dessa máquina.

• Curtir 1
Postado

Bom que tenha resolvido, mas deve alertar a administração que o gato só subiu no telhado devido á idade da rede. Minha experiência diz que problemas em cabeamento ocorrem em série e os custos com uma estação parada são altos. Se o ambiente é pequeno e não houver muito tráfego( se for um ambiente comercial normal) pode-se pensar em uma rede wifi que seria bem mais barata que a cabeada.

• Curtir 1
Postado

Bom dia a todos.

Como não vi nada sobre o tópico estar fechado, vou postar o meu problema semelhante aqui também.

Possuo 3 PCs em rede, sendo que um deles faz a mesma coisa que o do amigo acima, fica caindo a internet.

Só que no meu caso a internet cai, mas não aparece nem o "X" e nem o "!" dizendo que estou com problemas na rede.

Tanto que os PCs ligados a este que cai a internet permanecem com o acesso a ele normalmente. O fato é que mesmo assim a internet cai e só volta ao normal quando eu desativo a rede e ativo ela novamente.

Já comprei uma placa de rede para testar (a do pc é onboard) e mesmo assim continua com essas quedas estranhas.

Já citaram a questão da interferência como microondas, telefone e tal. Já fiz o teste com ambos desligados e mesmo assim o problema permaneceu. 

Alguém por favor saber dizer o que possa ser?

Não entendo absolutamente nada de rede, então não consigo dar mais informações.

O que for necessário por favor me solicitem que darei um jeito de tentar descobrir.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...