Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal,

Estou com um problema em uma instância da amazon que roda uma aplicação minha. Essa aplicação faz um acesso de leitura em um arquivo xsd de um site do governo (ANS).

Sempre funcionou corretamente, porém 2 dias atrás começou a dar problema nesse acesso. Não foi feita nenhuma alteração na aplicação e nem nas configurações da instância da amazon, simplesmente passou a não conseguir ler esse arquivo.

Fazendo alguns testes, verifiquei que usando o comando curl ans.gov.br aqui da minha máquina, ele me retorna o html desse site, porém executando o mesmo comando a partir da instância, dá timeout. Outros sites funcionam normalmente, o problema está apenas nesse domínio. Também tentei o comando usando direto o ip e não deu certo, então creio que o problema não seja DNS.

Já fiz verificações nas regras de segurança e não houve nenhuma modificação, além disso a única regra de saída indica que está tudo liberado.

Existe alguma forma de saber se o servidor que responde à um domínio fez um bloqueio ao meu endereço de ip?

Não estou conseguindo imaginar outra coisa que possa indicar esse problema. Qualquer sugestão é bem-vinda.

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

@Victor Fugiwara De acordo com a descrição do seu problema, se fez outros testes de conectividade partindo de outros locais, tudo indica que o IP foi bloqueado mesmo.

Desconheço um modo de você constatar certamente se seu IP foi bloqueado mesmo ou não, mas pelo diagnóstico tudo indica que sim. Tente verificar a possibilidade de rodar outra instância ou usar um IP diferente na mesma instância para realizar a conexão e verificar se o problema resolve.

Postado

Obrigado pelas informações @Bruno_Gabriel .

Creio que o problema está relacionado com o Elastic IP da Amazon (que define um ip público fixo para sua instância).

Fiz uma nova instância e funcionou corretamente, tanto o comando curl quanto a aplicação, porém ao setar o elastic ip nessa instância começou a apresentar o mesmo problema da outra. Ao remover, voltou a funcionar.

Também tentei gerar um novo Elastic IP, mas não adiantou.

O problema é que se eu deixar sem o Elastic IP cada vez que precisar reiniciar a instância vai mudar o ip, precisando alterar também um redirecionamento de DNS o que causaria transtornos até que este seja propagado corretamente.

• Membro VIP
Postado

@Victor Fugiwara Entendi.

Fico feliz que tenha conseguido diagnosticar isso. Em todo caso, tente entrar em contato com a Amazon para ver se te dão um suporte a respeito do assunto. Pode ser que eles tenham feito algum mudança de configuração e isso possa estar te afetando.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!