Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Meu SSD e HDD estavam em Legacy com MBR.

Fui instalar o Win10 Edu e resolvi formatar tudo e refazer o boot deles, passando tudo para GPT e passando a utilizar o modo UEFI.

Até aí normal, o boot roda sem problemas, mas tenho notado um comportamento diferente, considero estranho porque é o mesmo equipamento e as únicas alterações feitas foram essas já mencionadas, além de mudar Win10 Pro para Edu.

Eventualmente parece que o HD fica em modo "sleep". Algumas vezes quando vou no Explorador de Arquivos abrir alguma pasta do HD, demora para abrir e abre depois de alguns segundos que dei o comando, escuto barulho do HD pensando mais "forte" do que o normal como se estivesse voltando de um log off. Escuto esse barulho também quando estou em um programa tipo Excel e solicito para salvar e acaba demorando mais do que de costume.

Já utilizei um comando no cmd de hibernate off.

Alguém sabe se isso é normal? Nunca havia utilizado sistema UEFI com boot GPT antes.

Obs.: O sistema está no SSD, assim como a maior parte dos programas, mas os dados eu salvo todos no HD.

Postado

Eu acredito que seja normal para um HDD, se usar somente SSDs voce não terá esse problema. Sei que o preço ainda é um impetitivo, mas pesquisando voce encontra alguma promoção. Eu fui comprando aos poucos e hoje uso 3 SSDs de 240GB.
Um exemplo de boa promoção é este Samsung 750 EVO 250GB por 277,00 reais na ...(promoção válida até 18-03-17).
Assista este VIDEO

Postado

Infelizmente não estou trabalhando no momento, por enquanto! Então comprar mais SSDs está fora de cogitação.

Talvez eu tenha encontrado o que está causando isso, estranho que antes não ocorria.

Solução bem simples até fui em "Alterar configurações de energia avançadas" em Disco Rígido aumentei o tempo da opção de "Desligar o disco rígido após:"

Tudo indica que funcionou, e considerando que se você executa uma planilha e não salvar ou usar o HD em 20min ele "desligava" (hibernava para economizar energia) e ao salvar ou tentar localizar um arquivo nele, ele saia do estado ocioso fazendo mais barulho e demorando um pouco mais para responder.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...