Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, não achei nenhum tópico que trata do assunto, então vamos la.

Vou motar um circuito que tem o seguinte esboço:

Microcontrolador->Conversor D/A->Demultiplexador Analógico->"Flip-Flop D Analógico"->Amplificador por Transcondutância

Basicamente acontece o seguinte, um valor digital de 8 bits será convertido para um valor analógico no conversor Digital Analógico. No demultiplexador analógico, vou jogar o valor da entrada em uma saída, mas preciso que, ao comutar a entrada, o valor de tensão que ficará no ajuste do Amplificador seja mantido mesmo quando eu comutar a entrada. Por exemplo

Quero definir o valor da saída 3 para 2,2V e da saída 7 para 1,5V, mas preciso que estes valores não sejam alterados ao comutar as entradas. Não sei se ficou muito claro, mas acho que da pra entender que tipo de componente preciso :) Obrigado

Postado

@Mobios ,

Procure por "sample and hold" .

Existem circuitos integrados dedicados que facilitam muito, como os LF198/298/398 , mas existem circuitos que usam dois amp ops comuns e um fet/mosfet como chaveamento.

Paulo

• Membro VIP
Postado

Registre-se que os LF´s são definitivamente a melhor opção. Mas se não os tiver em mãos quiser mais adrenalina, veja esta alternativa meia lôca...

-Leia as 8 entradas analógicas num mc que tenha 8 entradas analógicas. 

-se desejar grave os 8 bytes na eeprom

-faça o mc gerar 8 pwm´s em 8 saídas baseando no resultado de cada entrada

-filtro rc nelas

Taí sua memória analógica

you're welcome & ...

welcome back!

• Curtir 3
Postado

@aphawk Vou dar uma pesquisada, grato :)

@Isadora Ferraz Cheguei a pensar em algo do tipo, mas ter que montar todo um circuito para um segundo microcontrolador é tenso rs. E não uso o proprio uC por economia de pinos, vai ser utilizado muitos pinos (interface humana, leitura da entrada e saída de cada faixa de frequencia, etc). 

Thanks for all

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!