Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Tenho um Pentium 4. A placa-mãe é essa:

P4P800-E Deluxe.

Li no manual da placa que ela suporta SATA 1 e 2. Quero comprar esse HD:

Hd 3tb Seagate Barracuda 3000gb 64mb Sata 3 6gb/s Pc 7200rpm.

Compativel com sata 2 e 3.

Será que funciona sem problemas nessa minha placa-mãe. E será que ele reconhece os 3TB? Uso o Windows XP 32 Bits.

Obrigado pela informação.

Postado

veja essse Post antigo:

http://www.hardware.com.br/comunidade/windows-xp/1367606/

Conclusões: o HD funcionará sim, mas devido ás limitações do SO de 32 bits deverá ser particionado em 2Tb e 1Tb, nada de grave porque isso na verdade é recomendável por exemplo, para manter uma área de backup ou de dados separada do sistema que eventualmente pode ser corrompido e precisar formatar.

Postado

Obrigado pela resposta, PedraX. Ele vai funcionar mas só vai reconhecer 2 TB no máximo. Pensei em instalar o Windows XP 32 Bits e o Windows 7 32 Bits no mesmo HD. Tem um vídeo no YouTube que explica como fazer isso:

Posso deixar 500 GB para o XP e o resto para o Windows 7. No Windows 7 32 bits ele reconhece os 3 TB, correto?

Mesmo que eu deixe só o XP, Eu posso dividir o HD em duas partições. A Primeira com 2 TB e a segunda com 1 TB. Posso acessar a partição com 1 TB pelo Windows XP instalado na partição de 2 TB? Obrigado de novo por toda a sua ajuda.

Postado

Bom, nunca usei, mas no post fala para usar esse aplicativo da Seagate DiscWizard.

Experimente.

A opção de usar dois SO é válida, mas pelo que eu entendo tanto faz ser XP ou Windows 7, se for 32 bits a restrição de tamanho de HD continua, pois é uma questão de endereçamento e tecnologia, pois para ter XP voce continuará com MBR no boot.

Na verdade se voce vai instalar os 2 SO recomendo 60GB para XP, 100GB para Windows 7, o restante voce pode dividir em mais 2 partições e assim usar as 4 partições que normalmente podem ser usadas em SO de 32bits.

Para não se perder durante a instalação renomeie as partições com nomes sugestivos.

Com certeza use esse HD novo que deve ser bem mais rápido que esse atual que você usa.

Postado

Eu adoraria colocar o Windows 7 64 Bits. Mas eu soube que só pode instalar ele se o computador tiver capacidade de processamento de 64 Bits. Meu PC é de 32 Bits. Então que eu saiba eu não posso instalar nenhum Windows 64 Bits. Eu nunca dividi nenhum HD em partições. Através de uma partição eu tenho acesso as outras, correto? É como se cada partição fosse um HD? E dividir o HD em várias partições é seguro mesmo? Não corro riscos de perder dados ou de danificar o HD? Obrigado novamente por toda a sua ajuda.

Postado

É seguro e é uma recomendação, muito ao contrario que se pensa na maioria dos casos é melhor ter a partição de dados separada, pois a região que é danificada por malwares é justamente a que tem o SO. A grande maioria dos aplicativos e jogos permitem que se altere  a partição de gravação de dados, inclusive pastas importantes como "documentos", downloads, etc podem ser reconfigurados para qualquer partição que se queira.

E o acesso é pelo "Explorador de arquivos". Para mudar o local de gravação de dados é fácil usando os recursos da pasta "Bibliotecas".

Postado

Obrigado novamente por todas as informações. Eu nem fazia ideia de que é ótimo criar várias partições e deixar as partições com sistemas operacionais isoladas. Valeu mesmo pelas dicas. Nem sei como lhe agradecer. Isso responde todas as minhas perguntas. Fortes abraços, amigão. Tudo de bom.

• 4 semanas depois...
Postado

Tive uns problemas. Ao que tudo indica, o técnico é incompetente. Comprei esse HD:

Hd 3tb Seagate Barracuda 3000gb 64mb Sata 3 6gb/s Pc 7200rpm.

Meu PC é esse:

Pentium 4. Placa-Mãe P4P800-E Deluxe. 4 GB de memória (4 pentes de 1 GB DDR1). Processador Pentium 4 3.0 GHz HT. O técnico afirma que não consegue particionar o HD de forma alguma. Ele afirma que sempre dá problema. Ele diz que o HD novo não é compatível com a Placa-Mãe. Eu disse para ele particionar o HD em outro PC e ele falou que não adianta. Ele afirma que o meu PC não reconhece as partições corretamente. Acho que esse cara não sabe de nada. Ele tá fazendo confusão para particionar o HD. Alguém tem uma solução? Eu agradeço.

Postado

Pode postar  a imagem do "gerenciamento de discos"?No XP 32 bits

Está em "iniciar", abrir pastas all users,programas,ferramentas administrativas,gerenciamento do computador,armazenamento,gerenciamento de disco.

Ate onde eu sei você conseguirá endereçar 2Tb desse HD e precisará de alguma ferramenta para para o 1 TB restante(talvez outra controladora PCI), mas isso terá que pesquisar.

adicionado 21 minutos depois

Investiguei sua MB e sugiro fazer um teste.Instale um Linux 64bits(pode ser Ubuntu) e deixe em Dual boot, tem que instalar o XP 32bits primeiro. Deve reconhecer os 1TB restantes, na instalação vai aparecer como "partição livre".

Renomeie as partições XP para não se enganar.

Postado

O problema é que o meu PC está na loja de assistência técnica. Quero pegar ele no máximo na próxima segunda-feira. Me parece que os caras lá não sabem o que estão fazendo. Vou pedir para ele criar uma partição de 60 GB para o XP, outra de 100 GB para o Windows 7 como você sugeriu. O resto eu peço para ele deixar intacto. Deve reconhecer a terceira partição com 2.0 ou 2.2 GB no máximo. Quero usar o Seagate DiscWizard que todos recomendam. Mas como eu disse, antes preciso ter o meu PC comigo. Obrigado por toda a sua ajuda, PedraX. Fortes abraços, amigão.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...