Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de placa-mãe


guiaraujo

Posts recomendados

Boa tarde pessoal!

Pensando em dar um upgrade no meu PC, porém, quero apenas trocar o processador e a placa-mãe, tendo em vista o aproveitamento das outras peças...

 

Pensei em pegar o Core i7 7700K e gostaria de uma recomendação de uma boa placa-mãe para esse processador. Abaixo segue o resto da configuração que eu quero/gostaria de aproveitar:

 

Memória: Kingston HyperX Fury DDR3 1866 MHz 32GB

Sistema Operacional: Windows 10 Pro 64 bits

Placa de Vídeo: Nvidia Geforce GTX 970 4GB DDR5

Fonte: Corsair 850

 

Obrigado

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa ideal: Z270, modelo (fica a seu critério). A placa é para Overclock pois seu processador será destravado.

PICHAU Z270

 

KABUM Z270

 

Só que com esse processador você terá de trocar suas memórias para DDR4 também.

 

Dependendo do quanto pode gastar você pode ver os kits da pichau proc+mobo+memoria

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guiaraujo

 

Os últimos processadores da Intel a trabalhar com memória DDR3 (sem ser DDR3L) foram os de 4ª geração chamados Haswell.

Desses, o topo de linha com 4 núcleos é o i7 4790K, lançado em 2014.

 

Mas ai que tá, por ele ainda ser o topo de linha da 4ª geração e permitir DDR3, ele ainda é bastante procurado e o preço dele ainda é salgado: gira em torno de 1500 reais. Mas as placas mãe para ele são mais baratas e, como disse, você ainda poderá usar memórias DDR3 nele.

Já os processadores tops de 4 núcleos da 6ª e 7ª geração (i7 6700K e i7 7700K), apesar de exigirem DDR3L ou DDR4 (isso vai depender da placa-mãe), estão mais baratos do que o de 4ª geração. MAAAAAAS, apesar disso, normalmente as placas mãe são um pouco mais caras além de exigir memórias novas.

 

Fica a seu critério, pegar um processador de 4ª geração (que ainda é muito bom), e gastar pouco com placa-mãe e memória

 

ou

 

pegar um processador de 6ª ou 7ª geração (que são praticamente equivalentes em desempenho), mas ter que gastar um pouco mais com placa-mãe e memórias DDR4.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlienMind Obrigado pelas explicações. 

 

Agora aproveitando a deixa, qual configuração de placa-mãe e memórias DDR4 você me recomenda para monta um PC focando em Jogos...Segue abaixo as peças que eu tenho e as que eu quero:

 

Processador: Intel Core i7 7700K

placa-mãe: ??

Memórias: ?? (32GB desejável)

GPU: Nvidia Geforce GTX 970

Fonte: Corsair HX850i Real ATX

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você não pretende fazer overclock no seu processador, ou seja, trabalhar com ele apenas nas frequências padrão que vem configurado de fábrica (4.2 GHz normal, 4.5 GHz turbo boost), qualquer uma dessas placas abaixo vão servir muito bem. Lembrando que mATX significa que é uma placa-mãe menorzinha, e, portanto, possui menos slots PCIe para acoplar placas 'offboard', tipo placa de captura, placa de som, etc. Enquanto que ATX é uma placa-mãe mais comprida e possui normalmente mais slots PCIe.

 

:: ASUS mATX PRIME Z270M-PLUS
:: ASUS ATX PRIME Z270-K
:: ASUS ATX PRIME Z270-P
:: ASUS ATX STRIX Z270H GAMING

 

Todas essas acima suportam processadores de 7ª geração sem precisar de update de BIOS. Todas suportam CrossFireX de 2 placas AMD, mas somente a Z270H também fazer SLI de 2 placas NVidia.

 

As demais diferenças está apenas no número de portas USB 2.0 ou 3.0, ou ainda 3.1 que cada uma tem no painel traseiro, tipos de portas de saída de vídeo onboard, quantidade de slots M.2, quantidade de slots PCIe 1x.

 

---

 

Agora se você pretende fazer overclock no processador (fazer o processador trabalhar acima de 4.5 GHz), além de um excelente cooler a ar, ou um cooler a água para dar conta de dissipar o calor gerado, qualquer uma das placas abaixo vão ser ótimas:

:: ASUS ATX PRIME Z270-A
:: ASUS ATX PRIME Z270-AR
:: ASUS mATX ROG STRIX Z270G GAMING
:: ASUS ATX STRIX Z270F GAMING
:: ASUS ATX ROG STRIX Z270E GAMING

 

Todas essas também suportam tanto CrossFireX de placas de video AMD e também SLI de placas NVidia, etc etc.

 

A grande diferença entre elas é que, além de serem mais poderosas para oferecer overclock seguro para o processador, os modelos Z270G e Z270E possuem conectividade WIFI e Bluetooth na placa.

 

---

 

Eu troquei essa semana meu processador antigo pelo i7 7700K, e por conta disso tb precisei trocar placa-mãe e memórias. Decidi pela ASUS ROG STRIX Z270E GAMING. Também tenho uma GTX 970 igual a você e o pc tá bem power nos jogos.

 

Sobre as memórias, uma vez que você decidir pela placa, sugiro entrar no site do fabricante e olhar a lista de compatibilidade de memórias, para garantir que você vai comprar memórias realmente compatíveis e que foram testadas na placa-mãe em questão. E 32 GB de memória RAM acho que é exagero, 16 GB para um computador Gamer já é suficiente.

adicionado 2 minutos depois

@guiaraujo

5 horas atrás, guiaraujo disse:

Outra dúvida...o i7 6700K é quase igual ao 7700K?

 

Em relação custo benefício, qual compensa mais?

 

Obrigado

 

i7 6700K = 4.0 GHz de velocidade normal, 4.2 GHz turbo boost
i7 7700K = 4.2 GHz de velocidade normal, 4.5 GHz turbo boost

 

Ambos estão praticamente o mesmo preço, sendo que em algumas lojas o 7700K costuma estar até mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlienMind Muito obrigado pelas recomendações.

 

Essas MBs de hoje em dia vem sempre com poucas portas USB mesmo? Falo isso porque eu tenho uma ASUS SABERTOOTH 990FX R2.0 e ela tem bastante portas USB...

 

Teclado, impressora e mouse USB funcionam normalmente nessas portas 3.0?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlienMind Acabei comprando um i7 6700K para o meu ugrade, e comprei junto uma ASUS Z170 Pro Gaming Aura com memórias DDR4 Hyper X da Kingston.

 

Ao montar a máquina e ligar, os LEDs acendem, o cooler gira, porém não dá vídeo...o que pode estar acontecendo? Nunca vi esse problema antes... e no site da ASUS fala que a placa é compatível com o processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guiaraujo qual o modelo exato das suas memórias?

 

Tipo os códigos mesmo HX421C14FB/8 ou HX421C13PBK4/16 etc.

 

Pergunto isso pois algumas memórias podem não querer funcionar na placa. No site da sua placa tem essa listagem aqui de memórias que são certificadas de funcionar nela:

http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/LGA1151/Z170_PRO_GAMING_AURA/Z170_PG_AURA_memory_QVL_list.pdf

 

Veja o código EXATO das suas memórias e procure se tem elas nessa lista.

Você já tentou ligar o pc com um pente de memoria ram apenas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlienMind Vamos lá, comprei as memórias que tem como modelo HX421C14FB2/8 de 2133MHz

 

Pela listagem aí, não é compatível com a placa, mas isso realmente conta? Pergunto porque já tive placa com memórias "genéricas", ou que não eram exatamente os modelos compatíveis e funcionavam, na época do DDR3

 

Quanto à sua pergunta, sim, já liguei com apenas um pente de RAM e em vários slots diferentes.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, não sei se REALMENTE conta, mas quando eu decidi pela Z270E, eu verifiquei na listagem dela as memórias compatíveis. Até ia comprar essas MESMAS memórias que você porque estavam mais baratas, e no meu caso, seriam 2 pentes de 8 GB cada totalizando R$ 598. Mas, ao procurar o código delas na lista de memórias compatíveis, elas não estavam lá...

 

Assim, verificando quais memórias DDR4 2133 MHz estavam disponíveis na Kabum e que também estivessem nessa lista de memórias compatíveis, decidi pelas memórias do código HX421C14FBK2/16, que se tratam de um kit de 2 pentes de 8 GB. Ficou mais caro? Ficou... R$ 98 a mais, só que a ASUS garante que elas são compatíveis com a placa uma vez que os códigos estão lá na listagem de memórias compatíveis.

 

Para provar que não estou brincando sobre ter escolhido memórias que ficaram 98 reais mais caras, mas que estavam na lista de compatibilidade:

20170323_165921.thumb.jpg.5348c12a57048d35ae44cfd673f4620d.jpg

 

 

 

É possível você conseguir emprestado um pente que seja, e que esteja na listagem de memórias compatíveis, para ver se o problema está realmente nessa compatibilidade com suas memórias atuais?

adicionado 3 minutos depois

Se o problema for REALMENTE com compatibilidade de memória, sinceramente sinto muito :(... mas eu até avisei sobre essa lista num post que fiz no domingo passado as 20:08:

 

 

Em 26/03/2017 às 20:08, AlienMind disse:

Sobre as memórias, uma vez que você decidir pela placa, sugiro entrar no site do fabricante e olhar a lista de compatibilidade de memórias, para garantir que você vai comprar memórias realmente compatíveis e que foram testadas na placa-mãe em questão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...