Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equipamento de conexão de fibra optica


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal.

Estou aqui mais por curiosidade do que para resolver um problema. Na verdade, a curiosidade pode ter motivos se um equipamento der problemas futuramente.

Na empresa onde eu trabalho, temos uma sala de servidores e switchs bem organizada e a internet é provida por fibra óptica que vem pela rede, e que foi instalada a algum tempo pela única provedora de serviços que faz isso aqui no Paraná, a Copel. Só que quando eles instalaram a fibra óptica nesta sala eles instalaram dois equipamentos que desconheço modelo e marca, um que conecta um cabo preto mais grosso que vem da rede elétrica lá de fora (creio que seja o cabo de fibra óptica), e desse equipamento liga um cabo bem fino verde a outro que tem 4 portas de cada tipo 4 RJ45 e 4 portas que uma conecta esse outro cabo depois é conectado um cabo nesse segundo equipamento a um switch para distribuir a internet para todos os pcs da empresa.

A minha pergunta é que tipo de equipamento é esse ate hj nao vi marca nem modelo escritos neles.

 

Se vocês puderem me ajudar e tirar essa duvida talvez no futuro quando ocorrer algum problema eu saberei mais.

 

Desde ja agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fabio Zanela seja bem vindo ao Clube do Hardware! :thumbsup:

 

Não conheço o sistema da Copel, mas tudo indica que eles trabalham com GPON ou EPON.

O cabo preto que vem da rua é realmente fibra ótica, chamado de "cabo-drop". Ele tem essa capa justamente para proteger fibra durante a passagem até o ponto onde vai se entregue a internet dentro da empresa.

Esse primeiro dispositivo, acredito que seja o PTO, ponto de terminação ótica, que serve basicamente para "transformar" o cabo da fibra do drop para um cordão ótico mais fino e maleável.

O último equipamento onde entra esse cordão é a ONU ou ONT. É como se fosse o modem, responsável por receber e enviar os sinais óticos com a rede da operadora e transformá-los em ethernet e/ou wi-fi.

 

Vários dos sistemas de fibra ótica FTTx usam esse sistema, principalmente os FTTH, FTTB e FTTO.

Quanto às marcas, se não tiver etiquetas realmente não dá pra saber, por existe uma infinidade de marcas que fornecem equipamentos PON. Algumas delas são ZTE, Huawei, Parks, FiberHome, Furukawa e etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!