Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
djjoaoalfredo

Verificar se um programa está em execução

Recommended Posts

Olá,

Sou novo no fórum e também em programação, gostaria de saber como faço para verificar se um programa já esta em execução e se ele está respondendo.

Por exemplo, se a calculadora esta aberta no computador, ou se o internet explorer está aberto e a pagina respondendo.

Eu utilizo o Eclipse.

Motivo: eu criei um "robô" simulando um teclado e mouse para coletar informações de um programa aqui da empresa (de forma legal, apenas para agilizar), porém, as vezes o programa que eu faço a consulta trava (fica lento as vezes pela internet estar lenta), eu utilizo  o robot.delay para criar um tempo de espera, mas eu gostaria de agilizar o processo fazendo uma verificação se  o programa está respondendo.

att

João

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Para fazer esse tipo de coisa em Java, você consegue verificar se o programa está sendo executado mas não existe nada que você possa fazer em Java para descobrir se ele está respondendo. Se o seu robô consegue interagir com o  programa para capturar dados, você pode fazer um método em que o robô execute uma operação específica  e que ele receba sempre uma resposta padrão para o teste. Se receber, o programa está respondendo. Se não receber depois de X tempo, o programa travou.

 

Para verificar se um programa está rodando, podemos usar o wmic do Windows e especificar o nome do .exe que você quer verificar.

 

private void verificaProcesso() {
        String line;
        int instances = 0;
        try {
            Process processo = Runtime.getRuntime().exec("wmic.exe");
            try (BufferedReader br = new BufferedReader(new InputStreamReader(processo.getInputStream()))) {
                OutputStreamWriter osw = new OutputStreamWriter(processo.getOutputStream());
                osw.write("process where name='chrome.exe'");
                osw.flush();
                osw.close();
                while ((line = br.readLine()) != null) {
                    if (line.contains("chrome.exe")) {
                        instances++;
                    }
                }
                System.out.println("Existem " + instances + " processos chrome.exe rodando");
            }
        } catch (IOException ioe) {
            ioe.printStackTrace();
        }
    }

Nesse caso, atribuímos um processo com o Runtime.getRuntime().exe(), buscando o programa wmic.exe do Windows.

 

Depois, escrevemos nossa "pesquisa" no processo usando o OutputStreamWriter onde buscamos por "process where name = 'chrome.exe'". Nesse caso, eu busquei pelo programa chrome.exe.

 

Se existir alguma linha de processo que contenha chrome.exe, instances será incrementado em 1 toda vez que ele for encontrado.

 

Depois, eu imprimi no console quantas vezes esse processo apareceu. No seu caso, verifique se instances for igual a 1 (creio que só deva existir uma instância desse programa funcionando, certo?), você executa a verificação do robô para ver se o programa está respondendo.

 

Mais específico que isso, apenas com programação em C/C# e JNI.

Editado por TwistedSoul

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×