Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Redirecionar site para versão mobile


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Estou fazendo uma versão mobile para um site já hospedado, ativo (O mesmo já é responsívo via @mediaQ).

 

As dúvidas:

-Eu preciso contratar um novo domínio?

-Somente hospedando minha versão mobile eu já não tenho informações suficientes para direcionar?

(Como hoje meu provedor só comporta um site, eu quero fazer um Upgrade para um pacote que me possibilita hospedar mais, para hospedar minha versão mobile)

 

PS: pretendo usar uma função JavaScript, nela eu ponho a URL para o cliente mobile, ai que surgiu a dúvida, como consigo uma URL ou uma referência (DNS talvez) para redirecionar. Se usar a mesma URL vai para a versão responsiva atual.  Aceito dicas de melhor método de redirecionamento :D

 

valeu gente

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Alisson Rogério Olá, seja bem vindo em nosso Clube do Hardware.

 

Geralmente, quando usa uma versão responsiva, ela já funciona bem em mobiles. Um exemplo disso é o nosso fórum. Experimente redimensionar a janela, verá que foi toda adaptada para o tamanho de janela Mobile. Com isso, eliminamos ter dois sites ou um aplicativo específico.

 

Contudo, você pode também usar redirecionadores, como o facebook faz.

No caso deles, quando entra nele via desktop/notebook  vai na url principal.  Quando se entra nele via celular ou tablet, é redirecionado para o mobile.facebook.com 

 

Este é um subdomínio especial para mobile. Você pode usar isso, com a ajuda do javascript para identificar o tamanho da janela exibida e fazer entrar no site de acordo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom meu amigo, se o seu problema é exclusivamente redirecionar tem vária maneiras de fazer isso

 

Como em Js por exemplo 

 

<script type="text/javascript">
var url_mobile = "http://SEU_SITE_MOBILE";
(function(a,b){if(/(android|bb\d+|meego).+mobile|avantgo|bada\/|blackberry|blazer|compal|elaine|fennec|hiptop|iemobile|ip(hone|od|ad)|iris|kindle|lge |maemo|midp|mmp|netfront|opera m(ob|in)i|palm( os)?|phone|p(ixi|re)\/|plucker|pocket|psp|series(4|6)0|symbian|treo|up\.(browser|link)|vodafone|wap|windows (ce|phone)|xda|xiino/i.test(a)||/1207|6310|6590|3gso|4thp|50[1-6]i|770s|802s|a wa|abac|ac(er|oo|s\-)|ai(ko|rn)|al(av|ca|co)|amoi|an(ex|ny|yw)|aptu|ar(ch|go)|as(te|us)|attw|au(di|\-m|r |s )|avan|be(ck|ll|nq)|bi(lb|rd)|bl(ac|az)|br(e|v)w|bumb|bw\-(n|u)|c55\/|capi|ccwa|cdm\-|cell|chtm|cldc|cmd\-|co(mp|nd)|craw|da(it|ll|ng)|dbte|dc\-s|devi|dica|dmob|do(c|p)o|ds(12|\-d)|el(49|ai)|em(l2|ul)|er(ic|k0)|esl8|ez([4-7]0|os|wa|ze)|fetc|fly(\-|_)|g1 u|g560|gene|gf\-5|g\-mo|go(\.w|od)|gr(ad|un)|haie|hcit|hd\-(m|p|t)|hei\-|hi(pt|ta)|hp( i|ip)|hs\-c|ht(c(\-| |_|a|g|p|s|t)|tp)|hu(aw|tc)|i\-(20|go|ma)|i230|iac( |\-|\/)|ibro|idea|ig01|ikom|im1k|inno|ipaq|iris|ja(t|v)a|jbro|jemu|jigs|kddi|keji|kgt( |\/)|klon|kpt |kwc\-|kyo(c|k)|le(no|xi)|lg( g|\/(k|l|u)|50|54|\-[a-w])|libw|lynx|m1\-w|m3ga|m50\/|ma(te|ui|xo)|mc(01|21|ca)|m\-cr|me(rc|ri)|mi(o8|oa|ts)|mmef|mo(01|02|bi|de|do|t(\-| |o|v)|zz)|mt(50|p1|v )|mwbp|mywa|n10[0-2]|n20[2-3]|n30(0|2)|n50(0|2|5)|n7(0(0|1)|10)|ne((c|m)\-|on|tf|wf|wg|wt)|nok(6|i)|nzph|o2im|op(ti|wv)|oran|owg1|p800|pan(a|d|t)|pdxg|pg(13|\-([1-8]|c))|phil|pire|pl(ay|uc)|pn\-2|po(ck|rt|se)|prox|psio|pt\-g|qa\-a|qc(07|12|21|32|60|\-[2-7]|i\-)|qtek|r380|r600|raks|rim9|ro(ve|zo)|s55\/|sa(ge|ma|mm|ms|ny|va)|sc(01|h\-|oo|p\-)|sdk\/|se(c(\-|0|1)|47|mc|nd|ri)|sgh\-|shar|sie(\-|m)|sk\-0|sl(45|id)|sm(al|ar|b3|it|t5)|so(ft|ny)|sp(01|h\-|v\-|v )|sy(01|mb)|t2(18|50)|t6(00|10|18)|ta(gt|lk)|tcl\-|tdg\-|tel(i|m)|tim\-|t\-mo|to(pl|sh)|ts(70|m\-|m3|m5)|tx\-9|up(\.b|g1|si)|utst|v400|v750|veri|vi(rg|te)|vk(40|5[0-3]|\-v)|vm40|voda|vulc|vx(52|53|60|61|70|80|81|83|85|98)|w3c(\-| )|webc|whit|wi(g |nc|nw)|wmlb|wonu|x700|yas\-|your|zeto|zte\-/i.test(a.substr(0,4)))window.location=b})(navigator.userAgent||navigator.vendor||window.opera,url_mobile);
</script>

Em php

 

<?php

$useragent=$_SERVER['HTTP_USER_AGENT'];

if(preg_match('/(android|bb\d+|meego).+mobile|avantgo|bada\/|blackberry|blazer|compal|elaine|fennec|hiptop|iemobile|ip(hone|od)|iris|kindle|lge |maemo|midp|mmp|netfront|opera m(ob|in)i|palm( os)?|phone|p(ixi|re)\/|plucker|pocket|psp|series(4|6)0|symbian|treo|up\.(browser|link)|vodafone|wap|windows (ce|phone)|xda|xiino/i',$useragent)||preg_match('/1207|6310|6590|3gso|4thp|50[1-6]i|770s|802s|a wa|abac|ac(er|oo|s\-)|ai(ko|rn)|al(av|ca|co)|amoi|an(ex|ny|yw)|aptu|ar(ch|go)|as(te|us)|attw|au(di|\-m|r |s )|avan|be(ck|ll|nq)|bi(lb|rd)|bl(ac|az)|br(e|v)w|bumb|bw\-(n|u)|c55\/|capi|ccwa|cdm\-|cell|chtm|cldc|cmd\-|co(mp|nd)|craw|da(it|ll|ng)|dbte|dc\-s|devi|dica|dmob|do(c|p)o|ds(12|\-d)|el(49|ai)|em(l2|ul)|er(ic|k0)|esl8|ez([4-7]0|os|wa|ze)|fetc|fly(\-|_)|g1 u|g560|gene|gf\-5|g\-mo|go(\.w|od)|gr(ad|un)|haie|hcit|hd\-(m|p|t)|hei\-|hi(pt|ta)|hp( i|ip)|hs\-c|ht(c(\-| |_|a|g|p|s|t)|tp)|hu(aw|tc)|i\-(20|go|ma)|i230|iac( |\-|\/)|ibro|idea|ig01|ikom|im1k|inno|ipaq|iris|ja(t|v)a|jbro|jemu|jigs|kddi|keji|kgt( |\/)|klon|kpt |kwc\-|kyo(c|k)|le(no|xi)|lg( g|\/(k|l|u)|50|54|\-[a-w])|libw|lynx|m1\-w|m3ga|m50\/|ma(te|ui|xo)|mc(01|21|ca)|m\-cr|me(rc|ri)|mi(o8|oa|ts)|mmef|mo(01|02|bi|de|do|t(\-| |o|v)|zz)|mt(50|p1|v )|mwbp|mywa|n10[0-2]|n20[2-3]|n30(0|2)|n50(0|2|5)|n7(0(0|1)|10)|ne((c|m)\-|on|tf|wf|wg|wt)|nok(6|i)|nzph|o2im|op(ti|wv)|oran|owg1|p800|pan(a|d|t)|pdxg|pg(13|\-([1-8]|c))|phil|pire|pl(ay|uc)|pn\-2|po(ck|rt|se)|prox|psio|pt\-g|qa\-a|qc(07|12|21|32|60|\-[2-7]|i\-)|qtek|r380|r600|raks|rim9|ro(ve|zo)|s55\/|sa(ge|ma|mm|ms|ny|va)|sc(01|h\-|oo|p\-)|sdk\/|se(c(\-|0|1)|47|mc|nd|ri)|sgh\-|shar|sie(\-|m)|sk\-0|sl(45|id)|sm(al|ar|b3|it|t5)|so(ft|ny)|sp(01|h\-|v\-|v )|sy(01|mb)|t2(18|50)|t6(00|10|18)|ta(gt|lk)|tcl\-|tdg\-|tel(i|m)|tim\-|t\-mo|to(pl|sh)|ts(70|m\-|m3|m5)|tx\-9|up(\.b|g1|si)|utst|v400|v750|veri|vi(rg|te)|vk(40|5[0-3]|\-v)|vm40|voda|vulc|vx(52|53|60|61|70|80|81|83|85|98)|w3c(\-| )|webc|whit|wi(g |nc|nw)|wmlb|wonu|x700|yas\-|your|zeto|zte\-/i',substr($useragent,0,4)))

header('Location: http://detectmobilebrowser.com/mobile');

?>

Como o amigo de cima citou quando se faz um site responsivo ele tem que se adaptar ao tamanho da tela do usuário assumindo automática a versão móbile quando ela chegar a determinado tamanho (isso eu nunca fiz então não sei muito como ajudar), mas pela sua pergunta imagino que seu layout responsivo não se ative sozinho não é?

 

Bom se você preferir pode criar um subdomínio no painel do seu registro de domínio ai pode criar uma entrada tipo A mesmo e coloque m.seusite.com.br, e o IP deve ser o ip do servidor ou dns da sua hospagem.

 

Ai você tem que preparar a hospedagem para aceitar e tratar uma solicitação vinda de m.seusite.com.br (ai cada hospedagem tem um procedimento diferente pra isso na locaweb por exemplo você cria um subsite), ai configura para enviar a requisição para o diretório onde está seu site mobile.

 

Dependendo se sua hospedagem aceitar arquivos de configuração do apache e/ou nginx na raiz de cada site você pode fazer essa gambiarra toda httpd.conf ou no nginx.conf

 

Isso tem vários problemas (principalmente para manutenção) mas para ajudar melhor só entendendo como fez o layout e que hospedagem você usa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF muito grato e obrigado pelas boas vindas. 

Eu já uso versão responsiva e responde muito bem. 

A intenção de criar uma versão exclusiva mobile é para ficar melhor identado, também vamos acrescentar novos conteúdos, e isso iria poluir as folhas de Stilo da versão desktop. 

Mas encontrei a palavra chave que precisava "subdomínio". 

E @shorenter muito grato, vou verificar essa função de subdomínio no meu provedor ( Superdominios), era isso exatamente o que eu queria saber, como obter essa URL "m.meusite.com". Obrigado pelos Codes. 

Essa é uma comunidade que funciona.

Até breve

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alisson Rogério Disponha :)

Só olha lá help da sua hospedagem como apontar direitinho qual ip que você tem que usar, se o nameserver ta configurado você só precisar criar o subdominio na sua hospedagem.

 

E deixa eu te dar um toque que talvez você não saiba ou mesmo nem faça diferença pro seu site, do ponto de vista do SEO quando você aponta suas visitas mobile para o um subdominio separado para os mecanismos de buscas, são url diferentes, e ai você pode acabar perdendo visitas porque serão páginas com o conteúdo duplicado ai o google retira das buscas ou rankeia abaixo do normal.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@shorenter  com certeza não quero ser excluído dos motores de busca, mas daí fica a questão:

Como resolver o problema de conteúdo duplicado? 

Qual sua dica? 

Obs: é considerado pelo googlebot conteúdo duplicado mesmo que o conteúdo não seja exatamente duplicado? Ou seja, a versão mobile com info, forma e imagens diferentes.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas basicamente o texto vai ser o mesmo não é? O webmaster tools do Google tem uma seção lá (se eu não estou enganado)  que você pode indicar a versão mobile do seu site e então teoricamente ele não consideraria duplicado (acho que pode estar como páginas canonica procura lá faz tempo que não mexo), mas sei lá eu não confio muito. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...