Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu to cm um projetinho da extensão da faculdade p entregar, q ele pede p criar um jogo de bingo, onde existe a possibilidade de se jogar cm 3 tipos difererentes de cartelas: pequena(4x4), média(5x5), grande(6x6). só q ai pintou uma dúvida e eu n sei se tem como fazer o que eu estou pensando, q seria: criar uma função para cada tipo de cartela, onde essas cartelas já seriam geradas a partir dessas funções, só q seriam geradas como listas, porém eu n sei se tem como criar listas cm 2 dimensões, se tiver, teria como pelo menos me dar uma luz de como ficaria esse código, desde já agradeço a ajuda. abç

Postado

não, n precisará de interface gráfica não, só devo mudar a cor de fundo mesmo, hehe.

mas minha dúvida no momento é sobre a criação do tipo de lista q eu citei acima

Postado

@Wendel Rios  Não seria melhor criar uma array bidimensional do que uma lista encadeada?

Você formaria uma espécie de matriz, e o tamanho delas seria único, no caso a maior. E quando for criar a cartela, faça uma função que verifique o tamanho e preencha os espaços sobressalentes com -1 (já que no bingo não tem negativos). Quando houver a verificação dos valores da cartela, automaticamente ignoraria as casas "-1".

E quanto aos valores da cartela, são aleatórios?

Postado

é, a primeira ideia foi fazer cm array mesmo, mas pensei q ficaria mt "pesado"e tal, a minha dúvida cm a lista é exatamente essa de n saber se tem como cria-las em 2d. em relação a gerar as cartelas, o enunciado diz q o usuário terá a opção de gerar os números na cartela aleatoriamente, ou ele mesmo preenche a cartela manualmente. Segue abaixo o enunciado:

O usuário deverá informar na entrada: quantos jogadores

participarão (um limite de 6 pessoas); o nome de cada jogador;

o tamanho da cartela (pequena 4X4, média 5X5 ou grande

6X6); se o programa deve fazer o sorteio dos números. Caso o

usuário opte por não deixar o programa sortear os números,

estes devem ser inseridos pelo próprio usuário.

Como saída o programa deverá exibir a cartela de cada

jogador; a cada novo número sorteado deverá exibir na tela

quais cartelas possuem aquele número e marca-las; exibir o

nome do vencedor.

Postado

@Wendel Rios Não acho que um array[6,6] seja tão pesado assim.

Na lista dá para usar sim, tipo:

typedef struct algumacoisa{
		algumacoisa* casaesq;
		algumacoisa* casadir;
		int valordacasa;
};

Para verificar se a cartela é randômica ou digitada, use um switch().

Uma função é para números aleatórios pelo Rand() (%100 para limitar a 0 e 99)

A outra é para pegar os dados do usuarios.

No caso os 6 jogadores possui o mesmo tipo de cartela?

Postado

to tentando fazer por array mesmo, só q criando funções q preenchem a matriz de forma q primeiro preenche a linha 1 , dps linha 2 e assim por diante, só q n to conseguindo criar esse laço da forma correta, alguém q já tenha feito algo do tipo p ajudar

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...