Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linkar algoritmos


Posts recomendados

Olá galera, tudo certo??

 

Estava criando um algoritmo pra simular um sistema de automação comercial, esse algoritmo iria servir para cadastro de clientes e preciso saber se tem como linkar dois arquivos .alg em um só. Por exemplo, iniciar um algoritmo até certo ponto do código e dps chamar o código que está em outro arquivo, ao encerrar o código do outro arquivo deve voltar para o primeiro...

 

Sei que seria mais fácil fazer isso em alguma linguagem de programação verdadeira mas gostaria de tentar no VisuAlg ASHUASHUA...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @Keven Augusto. Seja bem vindo ao Clube do Hardware.

 

12 horas atrás, Keven Augusto disse:

se tem como linkar dois arquivos .alg em um só.

 

Que eu saiba não...  e pelo que eu saiba também, nem é possível gerar um executável em VisuAlg, ou seja, só poderá usar o algoritmo executando pelo próprio programa do VisuAlg.

 

 

12 horas atrás, Keven Augusto disse:

Por exemplo, iniciar um algoritmo até certo ponto do código e dps chamar o código que está em outro arquivo, ao encerrar o código do outro arquivo deve voltar para o primeiro...

 

Isso pode ser feito utilizando FUNÇÕES e PROCEDIMENTOS... eles funcionam como subprogramas. Tem seu próprio escopo de variáveis (pode ter variáveis locais), a diferença que o código estará no próprio arquivo. Usar um código externo acho que não tem como.

 

 

Em outras linguagem semelhantes, como o Pascal, tem essa possibilidade. Esses códigos externos são chamados de UNIT. Entretanto, na prática também será como o mesmo arquivo!!!, ou seja, a UNIT é "linkada" na compilação com o programa principal (o arquivo fica maior)... a vantagem da unit estaria basicamente na reutilização, podendo assim ser utilizada em outros programas sem precisar "copiar e colar o texto do código".

 

 

Ainda no Pascal, talvez seja possível acessar um .EXE passando parâmetros e recolhendo uma resposta... mas acho que seria pouco viável...

 

 

RESUMINDO:

- No VisuAlg acho que não tem como usar arquivos distintos; e a linguagem é cheia de bugs.

- No VisuAlg acho que não gera executável... não teria como "entregar um programa ao cliente";

- O VisuAlg não trabalha muito bem com arquivos, ou seja, fica complicado para "persistir os dados"... praticamente todo dado que é inserido no programa é perdido após finalizar.

 

 

Na prática, o VisuAlg é uma péssima escolha para esse contexto.

 

 

 

No aguardo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Simon Viegas, obrigado pela recepção...

 

5 horas atrás, Simon Viegas disse:

Que eu saiba não...  e pelo que eu saiba também, nem é possível gerar um executável em VisuAlg, ou seja, só poderá usar o algoritmo executando pelo próprio programa do VisuAlg.

 

Não gostaria de gerar um .exe porque o algoritmo tem só a finalidade de treino de lógica...

 

5 horas atrás, Simon Viegas disse:

Isso pode ser feito utilizando FUNÇÕES e PROCEDIMENTOS... eles funcionam como subprogramas. Tem seu próprio escopo de variáveis (pode ter variáveis locais), a diferença que o código estará no próprio arquivo. Usar um código externo acho que não tem como.

 

Não posso fazer isso com os subprogramas porque ainda estaria no mesmo código do programa principal e nele só posso usar um arquivo .txt com o comando ARQUIVO e gostaria de cadastrar 5 clientes usando um aquivo .txt diferente para cada um...

 

5 horas atrás, Simon Viegas disse:

Em outras linguagem semelhantes, como o Pascal, tem essa possibilidade. Esses códigos externos são chamados de UNIT. Entretanto, na prática também será como o mesmo arquivo!!!, ou seja, a UNIT é "linkada" na compilação com o programa principal (o arquivo fica maior)... a vantagem da unit estaria basicamente na reutilização, podendo assim ser utilizada em outros programas sem precisar "copiar e colar o texto do código".

 

Vou tentar pensar em alguma outra coisa que posso fazer no VisuAlg e quando acabar essa algoritmo vou estudar um pouco sobre Pascal. Muito obrigado pela resposta!!

 

Já estava pensando em estudar Pascal mas fiquei em dúvida entre ele e o Python para sair do Portugol e ir para uma linguagem de verdade. Qual das duas me recomendaria para iniciar??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @Keven Augusto.

 

50 minutos atrás, Keven Augusto disse:

Não posso fazer isso com os subprogramas porque ainda estaria no mesmo código do programa principal e nele só posso usar um arquivo .txt com o comando ARQUIVO e gostaria de cadastrar 5 clientes usando um arquivo .txt diferente para cada um...

 

Nesse caso dá! Pois estaria utilizando arquivos para "coletar dados", ou seja, seria "dados" preencher programa.... eu tinha entendido como sendo parte do programa em si. Algo como tentar carregar um outro algoritmo ou outro programa. Entende?

 

Se você algo como "ter os dados do cliente dentro de um arquivo", dá! Mas tem lá as suas limitações.

 

 

Veja essa postagem a abaixo, nela resume mais ou menos o meu atual entendimento sobre o uso de arquivos no VisuAlg:

 

Sobre:

58 minutos atrás, Keven Augusto disse:

arquivo .txt diferente para cada um...

 

No exemplo do link que citei acima, consegui "na marra" utilizar um arquivo com sucesso (fiz testes e deu certo). Aí teria que fazer outros testes para verificar se daria para utilizar mais de um arquivo, por exemplo. De uma forma ou de outra, essa forma que tentei demonstrar é bastante limitada, pois só daria para acessar o arquivo logo no início (pelo menos em relação aos primeiros leia()).

 

 

1 hora atrás, Keven Augusto disse:

Vou tentar pensar em alguma outra coisa que posso fazer no VisuAlg e quando acabar essa algoritmo vou estudar um pouco sobre Pascal. Muito obrigado pela resposta!!

 

Pela minha perspectiva, citada no link, o uso de arquivos seria bem limitado... hoje entendo que serviria apenas para "inicializar os dados ao começar o programa", ou seja, não daria para cadastrar novos usuário pelo programa. (pelo menos não eu não sei como).

 

Se quiser tentar fazer assim, poderíamos tentar.  Não deixa de ser um bom treinamento de técnicas de programação. Talvez até consiga encontrar outras formas de trabalhar com arquivos...

 

 

 

1 hora atrás, Keven Augusto disse:

Já estava pensando em estudar Pascal mas fiquei em dúvida entre ele e o Python para sair do Portugol e ir para uma linguagem de verdade. Qual das duas me recomendaria para iniciar??

Ai sou suspeito para opinar, rs. Particularmente tem mais afinidade com o Pascal (entrei no mundo da programação nele), o Python conheci esses dias (literalmente). De um modo geral não tenho muita referência para sugerir qual trilha seguir, ou quais linguagens poderia ir aprendendo, mas com certeza, eu, particularmente, teria muito mais a oferecer no Pascal.

 

 Aqui no Fórum o pessoal também ajuda sobre essas duas de "qual linguagens estudar".

 

 

Resumidamente:

- Como tem interesse, poderia tentar fazer um sistema simples em VisuAlg;

- Depois tenta fazer no Pascal, pois é bem semelhante, só que é em inglês e mais "potente".

- Durante o processo, vai analisando qual caminho seguir...

 

No aguardo.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simon Viegas , consegui terminar o Algoritmo de uma maneira "adaptada" as limitações que tive ao usar o Portugol...

 

Em 2017-6-9 às 15:23, Simon Viegas disse:

Ai sou suspeito para opinar, rs. Particularmente tem mais afinidade com o Pascal (entrei no mundo da programação nele), o Python conheci esses dias (literalmente). De um modo geral não tenho muita referência para sugerir qual trilha seguir, ou quais linguagens poderia ir aprendendo, mas com certeza, eu, particularmente, teria muito mais a oferecer no Pascal.

 

Acho que vou começar com o Python, já até baixei um livro para aprender um pouco, muito obrigado pela ajuda!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...