Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tudo bem?

Tenho uma pergunta que pode ser muito simples, então peço desculpas desde já. Dei uma pesquisada no forum mas não encontrei a informação fácil.

Basicamente, estou pensando em comprar algumas peças para atualizar meu computador, e a minha placa-mãe atual foi o item mais barato de longe. Já perguntei pra várias pessoas, mas ninguém soube me responder. Quais são os fatores importantes para olhar em uma placa-mãe, além das entradas para outras peças?

Por exemplo, sei que pra Memória RAM, é importante ver quantos MHz temos e se é GDDRx ou algo. Mas nunca soube para placa-mãe.

A minha preocupação principal é: mesmo que minha placa-mãe suporte todas minhas peças, é possível que ela seja "ruim" e esteja segurando o potencial das outras peças?

Meu setup atual é o seguinte: 

placa-mãe: Gigabyte GA-78LMT-USB3

Processador: AMD FX 8350 (octa core)

Memória: 1x HyperX Kingston 8GB DDR3 1600Mhz

Placa de Vídeo: EVGA GeForce GTX 1060 6GB SSC 6GB GDDR5

Fonte: Zalman ZM700-GLX (700W)

Obrigado!

Postado

@Lucas Iguatemy Olá Lucas, tudo firme? isto depende muito, qual seu perfil? gosta de fazer sli ou crossfire? gosta de overclock? ou prefere algo mais simples? vou por como exemplo a Intel, a intel tem alguns chipsets para o socket 1151, como os:

H110(sendo o mais de entrada e mais comuns) mais baratos, porém você fica limitado a upgrades

B150(os intermediários, para usuários que queiram algo a mais na placa, mais recursos como o suporte a 4 pentes de memoria ram) agora temos o B250, que é apenas uma leve evolução

Aí chegamos aos mais "parrudos" dos chipsets

H170(Destinado a usuários que queiram todos os recursos de uma placa-mãe para overclock, porém sem suporte a overclock, algumas tem suporte a SLI e Crossfire, mais entradas satas e M.2) novamente temos o h270, uma leve evolução também

Z170(Destinado ao público que queira fazer overclock no processador, mais exigentes e entusiastas, esses chipsets são os mais caros, tendo placas mães chegando aos 2 mil reais..) novamente temos o Z270, leve evolução ao z170

o que viu acima é uma representação da 6 geração e 7 geração da Intel.

Quais recursos deve ver antes de comprar, se você for um usuário que só quer 2 pentes de memoria, 1 placa de vídeo e gosta do basicão, e não liga para upgrades você vai de H110 mesmo, mais barato e comum, porém, se você quiser se aprofundar mais nas "tops" terá q ver o numero de fases, aqueles quadrados pretos ou cinzas perto do processador, quanto mais, melhor! porém quantidade não é qualidade, algumas placas barateiam para ter o preço final reduzido, mas a lógica mesmo é quanto mais melhor, preste atenção nisto, se tiver 1 fase, ela trabalhará a 100% e esquentara muito! se tiver 4 trabalharam em 25%, se tiver 10, cada uma vai trabalhar a 10% e esquentando menos, por isto é bom ver se tem dissipadores de calor ao lado das fases, caso tenha, você pode ter certeza que sua placa-mãe vai ter uma durabilidade maior e ficará mais estável! 

Caso queira fazer overclock, no caso da Intel vai precisar comprar uma z170 ou z270 e um processador com um "K" no final, uma coisa importante e que você tem q ficar atento, tem modelos z170 e z270 que possuem poucas fases e apenas 1 dissipador(em alguns casos nenhum) ao fazer overclock você aumenta ao máximo a placa/processador, logo terá q ter uma refrigeração muito boa, e a placa-mãe deverá ter também, fique atento a isto, no caso dos H110, b150(250), H170(270) você pode ficar mais tranquilo enquanto a isto, mas sempre busque uma com mais fases e dissipadores! 

Pense no futuro, o que pretende fazer, para não ter o erro de comprar uma placa-mãe a pressa e fazer *****! hj em dia usb 3.0 é essencial nas placas, pegue uma também com usb 3.1 Tipo A e Tipo C , jogos não usam 2 placas de vídeo, pelo menos a maioria não, então não fique focando muito nisto! pense em upgrades, é isto que vejo sempre na hora de comprar uma placa-mãe, esta semana mesmo peguei uma z170 - SLI da gigabyte, porque pretendo fazer overclock em meu processador e pode ser q no futuro os jogos começam a usar 2 placas de vídeo haha, quem sabe, o bom é q já vou estar preparado! e não precisarei de uma nova placa-mãe, olhe também as entradas M.2 que prometem também! é bom comprar pelo menos com uma entrada m.2

Ah, e isto se aplica a AMD também viu, ainda mais que a maioria dos processadores dela são desbloqueados

Se puder, evite os FX's já não são mais custo x beneficio hj, não invista neles!

Está ai amigo, o que penso antes de comprar uma placa-mãe e a minha opinião sobre, fui de z170 porque para mim não compensa gastar 300 reais a mais em pouca evolução de placa-mãe :)

Irie deixar um vídeo com mais detalhes que tem q notar antes de comprar sua placa-mãe, caso se pergunte da AMD, olhe esta imagem abaixo:

AMD_imagemverdadeiraaaa.jpg

Vídeo mostrando o que notar na placa-mãe:

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!