Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde, quando vou configurar o  dhcp do windows server, tem uma parte que tem que colocar o ip inicial eo ip final,pois bem, gostaria de entender como funciona, qual o critério que eu tenho que usar para configurar esses ip's, lembro que num curso que fiz, meu professor nos ensinou que tinha que subtrair por 3 o ip inicial para obter o ip final, Como funciona?

Postado

Vamos lá

192.168.0.0 - IP DE REDE

192.168.0.1 - GATEWAY - ROTEADOR

192.168.0.255 - BROADCAST

Portanto do IP 192.168.0.2  ( inicial )até 192.168.0.254 ( final ) você pode colocar como DHCP, sendo assim seus aparelhos terão uma faixa dentre esse IP aleatoriamente.

Postado

Olha, na verdade é calculo é um pouco mais complexo ok?!

O tamanho da sua rede é definido de acordo com sua mascara de rede. A macara padrão mais utilizada (255.255.255.0) permite que você tenha 254 equipamentos dentro de sua rede, ai sim sendo um exemplo Rede 10.0.0.0 broadcast 10.0.0.255 (já o gateway, pode ser qualquer IP dentro dessa faixa, não sendo necessariamente 10.0.0.1...)

Pois bem, no escopo do windows server quando ele te pergunta qual é o IP inicial e o IP final que deseja, ele esta perguntando quais são os ips que ele irá distribuir... exemplo, se você quer que seu servidor DHCP forneça apenas 10 ips automáticos. você deve colocar no Ip inicial 10.0.0.10 e no final 10.0.0.9... Desta forma seu servidor irá distribuir automaticamente apenas 10 números de ips, caso um decimo segundo equipamento tente pegar IP o servidor irá negar, ou seja o equipamento não terá IP.

Caso você esteja falando de uma bem simples, com algumas, impressoras, micros... eu aconselho você deixar sua mascara de rede em 255.255.255.0 e colocar o ip inicial de seu servidor dhcp como X.X.X.100 e o final em X.X.X.200

Eu normalmente utilizo esse padrão e deixo a rede da seguinte forma, tudo que está antes do ip X.X.X.100 são servidores, aps, roteadores, voip e outros....

E tudo que esta depois do ip X.X.X.200 eu deixo impressoras, print servers e scanners.

Dessa forma impede que o servidor HDCP atribua algum IP a um IP já existente na rede. Sacou?

Espero ter ajudar, boa sorte amigo!

• 2 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!