Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, Boa noite!

Estou com um problema em uma caixa amplificada da marca ONEAL OCM 126, ela foi ligada na tensão errada ( 220V ), ela ficou encostada aqui em casa um tempo e então resolvi tentar conserta-lá...

Já troquei o Trafo ( 12+12v 800ma ), os resistores R30, R31 ( 220R ) que estavam carbonizados e então a caixa voltou a ligar porém o áudio dela esta MUITO baixo, resolvi então trocar o CI o TDA2030 e os Zeners porém continua com o áudio bem baixo, troquei então todos os diodos de retificação mas de nada adiantou, o problema continua! Fiz uma inspeção mais detalhada e percebi que o resistor R29 estava com uma cor meio diferente dos outros, ( mais escuro um pouca coisa ) então resolvi trocá-lo, mas quando eu ligo o amplificador sai uma fumacinha do resistor R29 e ele queima novamente e o áudio nada de ficar alto.

Não sei mas o que eu faço, alguém poderia me dar uma ajuda ?

@Bcpetronzio help...

20562085_10211816421903527_1968947002_n.jpg

20526752_10211816443864076_648122402_n.jpg

• Coordenador
Postado

@Bruneraas, Se o LED dela ainda esta funcionando, volte o R29 para o lugar pois ele é só para alimentar o LED de indicação de caixa ligada!

Caso o LED já tenha queimado, coloque um novo no lugar, respeitando a posição do chanfro existente nele.

Verifique se os diodos ZD1 e ZD2 são para 15V, e um outro detalhe, você disse que os resistores R30 e R31 eram de 220R (Vermelho, Vermelho, Marrom), o que vi em sua foto foi resistores de 220K Ohms (Vermelho, Vermelho, Amarelo), se for troque eles e certifique que sobre os diodos zeners tenha 15V.

Pelo que vi, só tenho essas observações, a tensão sobre o CI de pré/equalizador (CI1) deve estar muito baixa por conta do valor elevado dos R30 e R31...

• Curtir 1
Postado

@Bcpetronzio Acho que cometi um engano então e coloquei os diodos errados! Eles estavam carbonizados então não dava pra ver direito a cor, e a fabricante não quis disponibilizar o esquema elétrico então acho que comprei errado. Vou comprar hoje os corretos ( Vermelho, Vermelho, Marrom ) e testar...

Irei trocar os diodos, verificar os zeners e corrigir o diodo do LED e volto a postar informando se deu certo.

Desde já agradeço imensamente a ajuda!

Postado

@Bcpetronzio Valeu deeemais cara!!!

O valor dos diodos que estavam errados mesmo, troquei eles pelos corretos ( vermelho, vermelho, marrrom - 220R ) e o amplificador voltou a dar som alto! 

Obrigado deeeeeemais Bcpetronzio, gratidão mesmo cara!

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...