Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém poderia me ajudar, eu mando um presente. Comprei um i7 6700 e uma placa-mãe z170m plus da asus, porém ela já veio com a bios atualizada e pelo que eu pesquisei, não tem como voltar para uma bios mais antiga para poder enfim, usar a bios que suporta overclock. Você acha que dá p voltar p bios antiga de fábrica de algum modo que não de problema? Já tentei pelo AFUwin e voltou, entretanto deu um problema, toda vez que eu ligava o pc entrava automaticamente na bios, e pedia p colocar novamente a instalação da bios, e mesmo colocando o pc reiniciava e pedia a msma coisa. Ou seja, não funcionou. Se alguém conseguir me ajudar dou 1 pente de memória 8gb Hyperx de presente!

IMG_2491.JPG

IMG_2492.JPG

IMG_2493.JPG

Postado

Nas placas da Gigabyte, no site, avisa que um vez sendo feito o upgrade pra versão que aceita os Kaby Lakes, não é mais possivel voltar a versão da BIOS..

Acho que agora , só com um gravador de BIOS...

Agora seu processador não é debloqueado, as versãos anteriores permitiam algum overclock?

Postado

Como eu disse,, de modo por software, acho que não... mas se encontrar algum técnico que faça a regravação da BIOS, pode sim ser possível.. só não faço ideia do custo

• 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...
Postado

Boa tarde amigo, me desculpe renascer o tópico, é que estou com EXATAMENTE o mesmo problema que você mas não consegui resolver, poderia dar mais informações sobre como fez por favor?

Postado
Em 21/10/2018 às 11:34, Yang Wenli disse:

Boa tarde amigo, me desculpe renascer o tópico, é que estou com EXATAMENTE o mesmo problema que você mas não consegui resolver, poderia dar mais informações sobre como fez por favor?

Qual a sua dúvida especificamente? 

Eu realizei o procedimento de gravação faz umas duas semanas, tive algumas dúvidas e não encontrei a resposta em lugar algum da internet... mas arrisquei e deu certo. Pois na pior das hipóteses era só comprar um chip novo já gravado no ML.

A placa-mãe vem com o chip W25Q128FV. A versão do programa 1.18 do programa pra gravar a bios reconhece automaticamente como W25Q128BV, que é diferente, mas como eu não sabia se poderia gravar ou não, baixei versões mais recentes do programa. As versões novas tinham o chip correto, mas davam erro ao gravar. Teve uma versão que tinha o chip correto e gravava sem erros, mas ao verificar os dados gravados divergiam. Então arrisquei na versão 1.18 mesmo, com o chip W25Q128BV e deu certo!

Estou rodando meu i5 6500 a 4.2Ghz faz duas semanas sem problema algum. Valeu a pena.

• Curtir 1
Postado
Em 26/10/2018 às 10:31, rldpv disse:

Qual a sua dúvida especificamente? 

Eu realizei o procedimento de gravação faz umas duas semanas, tive algumas dúvidas e não encontrei a resposta em lugar algum da internet... mas arrisquei e deu certo. Pois na pior das hipóteses era só comprar um chip novo já gravado no ML.

A placa-mãe vem com o chip W25Q128FV. A versão do programa 1.18 do programa pra gravar a bios reconhece automaticamente como W25Q128BV, que é diferente, mas como eu não sabia se poderia gravar ou não, baixei versões mais recentes do programa. As versões novas tinham o chip correto, mas davam erro ao gravar. Teve uma versão que tinha o chip correto e gravava sem erros, mas ao verificar os dados gravados divergiam. Então arrisquei na versão 1.18 mesmo, com o chip W25Q128BV e deu certo!

Estou rodando meu i5 6500 a 4.2Ghz faz duas semanas sem problema algum. Valeu a pena.

olá, obrigado por responder, eu sou totalmente leigo nisso, eu queria saber como é o processo de tirar a chip bios da mobo mesmo, se precisa de ferramenta especifica ou pode tentar com pinça normal.

Na verdade antes eu tinha conseguido gravar a 8001 na placa "na sorte" só que os overclocks não estavam funcionando, não importa o quanto eu colocasse no bclk ele não passava do stock, mas agora ja comprei a gravadora e vou tentar por esse metodo mesmo.

Postado
Em 28/10/2018 às 10:10, Yang Wenli disse:

olá, obrigado por responder, eu sou totalmente leigo nisso, eu queria saber como é o processo de tirar a chip bios da mobo mesmo, se precisa de ferramenta especifica ou pode tentar com pinça normal.

Na verdade antes eu tinha conseguido gravar a 8001 na placa "na sorte" só que os overclocks não estavam funcionando, não importa o quanto eu colocasse no bclk ele não passava do stock, mas agora ja comprei a gravadora e vou tentar por esse metodo mesmo.

Pra tirar o chip eu usei uma pinça, entortei a ponta dela e ficou bem parecida com a ferramenta apropriada, deu certo. Só cuidado na hora de puxar o chip, pra não puxar o socket junto kk. É tranquilo.

Se você não tem experiência com isso, no ML tem gente que vende o chip já gravado, pede pra ele já te mandar o chip com essa versão de bios gravada, bem mais simples. Mas se quiser fazer você mesmo, é só seguir os passos:

-Retire o chip, leve em outro computador junto com a gravadora e o software (versão 1.18).

-Coloque o chip no gravador e coloque em uma porta usb, abra o programa e faça a detecção. Vai detectar como W25Q128BV.

-Faça a leitura da BIOS atual e salve como backup, depois apague o chip e faça a gravação da versão 8001. Após gravar, verifique se os dados foram gravados corretamente. Se deu tudo certo, só colocar o chip na placa-mãe e iniciar (comigo só iniciou depois de resetar a bios).

Como eu não tinha outro pc pra realizar o procedimento, fiz no meu mesmo, mas NÃO RECOMENDO por ser arriscado.

Eu fiz assim: com o pc desligado, retirei o chip, e recoloquei sem apertar (pra faciliar a retirada posteriormente). Liguei o pc, preparei tudo, e retirei o chip com o pc ligado. Coloquei o chip no gravador e fiz o procedimento. Ai foi só desligar o PC, colocar o chip na placa-mãe e religar. De primeira não ligou, achei que tivesse dado errado, mas dei um clear cmos e ligou... ai foi só fazer o over. Não recomendo fazer dessa forma porque na hora de tirar ou colocar o chip com o pc ligado, qualquer contato da pinça num lugar errado, ou caso caia alguma coisa dentro do pc, pode dar curto e queimar alguma coisa.

Boa sorte e muito cuidado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!