Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Buenas pessoal,

Estou tendo o seguinte problema na última semana:

Poucos minutos após rodar algum jogo meu computador trava e reinicia sozinho.

Isso vem acontecendo de forma inconsistente, por exemplo, ontem e anteontem à tarde ele travou duas vezes, mas na terceira vez funcionou a noite inteira sem problemas.

Minha primeira reação foi trocar a pasta térmica (até por que já estava na hora de trocar). Chequei as temperaturas com o OpenHardwareMonitor e estava tudo normal:

CPU idle 10ºC / jogos 30ºC

GPU idle 25ºC / jogos 58ºC

Mesmo assim continuou travando. Mudei o limite de temperatura no ASUS GPU Tweak de 80ºC para 90ºC (mesmo com a temperatura nunca passando dos 62ºC) o que pareceu fazer efeito mas hoje provou que não fez. Usei o CCleaner para fazer uma limpeza nos registros do windows mas sem efeito. Fiz uma varredura com o Malwarebytes pra ver se podia ser algum malware causando o problema mas nada foi acusado. Limpei os contatos das memórias e rodei o MemTest86 mas não encontrei nada. Isso acontece apenas quando jogo, todos os outros programas funcionam bem. Atualizei o driver da placa de vídeo e verifiquei se mais algum driver precisava ser atualizado, mas parece estar tudo nos conformes.

Não sei o que mais pode ser, já estava considerando formatar o HD para eliminar qualquer erro de software, mas queria saber quais outros testes posso realizar antes.

Eis minhas especificações:

Processador: AMD FX-6300 3.5 GHz

Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 760 2 GB

placa-mãe: Gigabyte 990FXA-UD5 R 5

Memória: 2x HyperX DDR3 4 GB 1600 MHz

Disco Rígido: 1TB 7200RPM Seagate

Fonte: Corsair 500W CX

Refrigeração: Corsair H80i

Postado

@eduardocadore

10 graus em idle? Ta jogando dentro da geladeira? rs...

Tenta desligar o reinicio automático, painel de controle, sistema, opções avançadas ou algo do tipo (do lado esquerdo), inicio e recuperação, desmarca o reinicio automático. Agora se o PC reiniciar o problema é físico, normalmente algum curto, se não ele vai te dar uma tela azul com o problema, e ai você consegue identificar o problema.

Postado
55 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@eduardocadore

Tenta desligar o reinicio automático, painel de controle, sistema, opções avançadas ou algo do tipo (do lado esquerdo), inicio e recuperação, desmarca o reinicio automático. Agora se o PC reiniciar o problema é físico, normalmente algum curto, se não ele vai te dar uma tela azul com o problema, e ai você consegue identificar o problema.

Vou tentar e aviso, obrigado! :)

Postado
Em 04/08/2017 às 19:31, Rolf William Gewers disse:

@eduardocadore

Fiz isso mas não dá tela azul, apenas congela a imagem e outras vezes reinicia sozinho. :( Mas apenas quando jogo, outras aplicações funcionam normalmente.

Postado

@eduardocadore

Tem uma pasta no C: chamada Nvidia, apaga ela, baixa o driver da sua placa de vídeo mais atual, usa esse software para desinstalar o driver da placa de vídeo que está agora

https://www.wagnardsoft.com/

Seu windows vai reiniciar sem driver, vai ficar tudo grande meio feio, nisso você instala de novo o driver atual que você baixou.

Se continuar o problema, existem grandes chances que sua GPU vai morrer.

Postado
7 horas atrás, Rolf William Gewers disse:

@eduardocadore

Tem uma pasta no C: chamada Nvidia, apaga ela, baixa o driver da sua placa de vídeo mais atual, usa esse software para desinstalar o driver da placa de vídeo que está agora

https://www.wagnardsoft.com/

Seu windows vai reiniciar sem driver, vai ficar tudo grande meio feio, nisso você instala de novo o driver atual que você baixou.

Se continuar o problema, existem grandes chances que sua GPU vai morrer.

Fiz o que você disse e estava usando o PC normalmente até agora, joguei por algumas horas sem problemas, mas de novo congelou de repente. 

Será que pode ser problema na fonte?

Postado

@eduardocadore

Pode sim, pode ser a fonte, ou a GPU morrendo, ambos tem o mesmo sintoma, outras coisas também tem esse sintoma, mas é mais comum ser um dos dois, desde um cabo de energia PCIe ruim até mesmo a mobo com problema.

você não usa estabilizador ou nobreak meia boca certo?

Tem como testar outra GPU?

você pode tentar também um benchmark para a CPU, assim se for a fonte as chances de dar o problema de novo são grandes, se der, você já sabe que é ela, se não der, volta a testar GPU e fonte.

Postado
Em 11/08/2017 às 00:09, Rolf William Gewers disse:

@eduardocadore

Pode sim, pode ser a fonte, ou a GPU morrendo, ambos tem o mesmo sintoma, outras coisas também tem esse sintoma, mas é mais comum ser um dos dois, desde um cabo de energia PCIe ruim até mesmo a mobo com problema.

você não usa estabilizador ou nobreak meia boca certo?

Tem como testar outra GPU?

você pode tentar também um benchmark para a CPU, assim se for a fonte as chances de dar o problema de novo são grandes, se der, você já sabe que é ela, se não der, volta a testar GPU e fonte.

Ligo ele direto na tomada. Infelizmente não tenho como testar outra GPU no momento, mas estou quase certo de que é ela mesmo o problema, fiz tudo quanto é tipo de teste nos outros componentes e nenhum apresentou erros. Só falta ainda eu testar a fonte. Ai ai ai, GPU com problema é dor de cabeça (e carteira).

Postado

@eduardocadore

Tomara que não seja a GPU mesmo, realmente pode ficar caro, mas se for ela mesmo, a vantagem é que é um bom momento para comprar GPU, preços até que estáveis e você não tem grandes lançamentos, então sabe que o que tem no mercado funciona e bem, a não ser que você queira comprar uma vega claro.

• 1 ano depois...
Postado

ola pessoal , olha meu pc acontece mesma coisa travava e tinha que reniciar ou desligava sozinho sem as luzes do gabinete apagar 

Bom meu problema foi uma das memorias ram estava ruim , mesmo contanto os 4gb dela estava com algum defeito e tive que comprar outra e o problema foi resolvido , façam o teste com outra memoria ram

Salve ! e boa sorte ae

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!