Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal,

Tudo bem?

Tô abrindo esse post para pedir uma ajuda com uma dúvida que já tive há muito tempo atrás, mas que acabei ficando sem dinheiro para executar: upgrade no meu setup.

Estou muito inclinado em comprar umas peças pro PC, estava pensando até em comprá-las à vista, mas pode ser que o faça em parcelas. Tenho um PC que beira os seus 5 anos, que até hoje me ajudou bem, até para fazer stream e jogar o que precisava, rodando tudo no mínimo do mínimo, mas que precisarei mudar pois quero mesmo seguir com um canal de stream e, consequentemente, até pra ter uma máquina pessoal que rode legal alguns jogos.

O que tenho atualmente é:

1x - MB GigaByte p/ Intel GA-B75M-D3V LGA1155

1x - Processador Intel Ivy Bridge Core i5-3450 3.10Ghz 6MB LGA1155

1x - VGA Sapphire Radeon HD 7850 OC 2048MB (2GB) DDR5 PCI-Express 11200-01-20G

2x - Memória Kingston 4096 MB (4GB) 1333Mhz DDR3 (no Blister) - KVR1333D3N9/4G

1x - Fonte Corsair ATX 12V/2.2 430W CMPSU-430CXV2

1x - HD Western Digital SATA 2 1000GB (1TB) 64MB c/ IntelliPower Caviar Green - WD10EARS

1x - Gabinete ForzaTech ATX F3 KK-9939 Preto

Na minha cabeça, pelo que pude pesquisar nesse e em outros fóruns, o primeiro passo seria trocar a MB e o processador, visto que seria o que realmente me ajudaria em performance para stream e para os jogos que jogo (CSGO, entre outros), que demandam bastante poder de processamento. Posteriormente, investir numa VGA, SSD e até num monitor legal.

Dito isso, o que me indicam? Ir pra um Kaby Lake (i7 7700K) ou a família Ryzen? O que mais de diferente?

Obrigado!

Postado
7 minutos atrás, le007 disse:

Depende, quanto você pretende gastar com as peças? Quer jogar em full hd/60 fps ou quer uma resolução maior, tipo 2,5k / 144hz?

Estava pensando em gastar algo do patamar destas peças:
- Processador: até um i7 7700k

- VGA: até uma 1060

- MB: uma com custo/benefício legal para o processador, podendo até falar em algo relacionado à OC para ajudar na performance para stream, etc

Acredito que isso venha a beirar uns R$ 3k (+/-)

Sobre a resolução: seria para, posteriormente, adquirir um monitor 144hz (independente da resolução, pois no CSGO uso diferentes resoluções, mas, para quase todos os outros jogos, 16:9 (1920x1080).

6 minutos atrás, Math.Pi disse:

Bom dia. Jogo + Stream recomendo um i7 ou um Ryzen 5 1600.

Memórias DDR4 2400MHz e placa-mãe B350.

Beleza, mas falando de processadores, o que seria mais interessante: família i7 ou família Ryzen para essas atividades que citei?

Obrigado galera!

Postado

@Trops. Pelo menos um R5 1600, idealmente um R7 1700.

Mesmo a 5Ghz o i7-7700K perde para o R7 1700 em stock fazendo stream. E só jogando a diferença ja não é la muito grande entre as duas, LGA1151 tambem nao vai mais receber ups, AM4 lhe da +3 gerações como opção.

• Curtir 2
Postado

Sinceramente....eu pegaria um I7 terceira geração e uma GTX 1060. você trocar a placa-mãe...as memórias, e comprar um novo processador, eu acho que é furada.

• Haha 1
Postado
1 hora atrás, Atretador disse:

@Trops. Pelo menos um R5 1600, idealmente um R7 1700.

Mesmo a 5Ghz o i7-7700K perde para o R7 1700 em stock fazendo stream. E só jogando a diferença ja não é la muito grande entre as duas, LGA1151 tambem nao vai mais receber ups, AM4 lhe da +3 gerações como opção.

Pô, legal demais o review. Obrigado por indicar!

Dentro da linha do R7, vale a pena pegar o X?

54 minutos atrás, Dabota disse:

Sinceramente....eu pegaria um I7 terceira geração e uma GTX 1060. você trocar a placa-mãe...as memórias, e comprar um novo processador, eu acho que é furada.

Não vai funcionar pra mim, acredito, cara. Os jogos que jogo, atualmente, utilizam muito mais a parte de processamento, pra renderização, etc e eu tenho interesse em ter uma máquina pra streamar num primeiro cenário.

Talvez, posteriormente, trocar a placa de vídeo é uma ideia sim (talvez até em conjunto ao processador novo).

46 minutos atrás, Atretador disse:

@Dabota Para o que ele quer streamar, baratear no proc por uma GPU melhor não vale a pena :x

7850 dele ja deve levar o CS:GO com fps bem alto

Exato! Como falei, desejo voltar a fazer stream e acredito que meu processador seja um atraso nessa história.

Postado

@Trops. Cara, os 1700X e 1800Xs são versões overclockadas do 1700, no mesmo clock eles tem a mesma performance, com o cooler (com led RGB) que vem padrão no 1700 você pega o clock do 1800X sem muitos problemas, só ter a paciência para testar o OC, coisa de 5min.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Atretador disse:

@Trops. Cara, os 1700X e 1800Xs são versões overclockadas do 1700, no mesmo clock eles tem a mesma performance, com o cooler (com led RGB) que vem padrão no 1700 você pega o clock do 1800X sem muitos problemas, só ter a paciência para testar o OC, coisa de 5min.

Ahhh, saquei. Como estou por fora, faz muito tempo, achei que eles funcionassem como a diferença dos "sem o k" e "com o k".

Então, seria o caso de, talvez, ter um cooler especial pra ele? Air ou water, whatever?

Já tô quase comprando o 1700 hahahaha

Falta mesmo decidir como vai ficar esse setup agora, pois farei com a ajuda do pessoal daqui do fórum. Então viria o processador com uma MB nova (obviamente), provavelmente engatilhar uma VGA nova, SSD, talvez memória (andei pesquisando e o preço não tava lá aquelas coisas) e no final um monitor legal.

Postado

@Trops. Depende de como as temps ficarem com o cooler stock e se for fazer OC, alem da intensidade do OC.

Se for tentar pegar os 3.9~4.0Ghz nos 8x núcleos, um WC 240MM pode ser necessario. 3.6~3.7Ghz provavelmente vai ficar de boa com o cooler stock, dependendo das sua temp ambiente e ventilação.

• Curtir 1
Postado

@Atretador Acompanho seus posts sobre o ryzen e acho suas posições bem colocadas e economicamente viáveis ao contrário de alguns doidos do forum kkk

aproveitando o gancho do tópico e talvez servindo como sugestao ao autor

me diga montei um kit com

ryzen 7 1700 com ssd de 120gb -  $1239

mobo asus prime b350-a - $419

8 GB 2666 corsair com futuro up pra outro pente de 8 pra dual channel - $310

thermaltake 600w - $250

e ja tenho uma plaquinha de vídeo pra dar boot a 9600gt

acredita que essa config vai me oferecer um bom custo/beneficio pra tarefas como da autodesk(cad,revit) com um futuro up na placa de vídeo quando elas descerem o valor astronômico em que estão?

vi que tu tem o r5 1400, neste r7 1700 com stock, já viu O.C na faixa de 3,7-3,8 em todos os núcleos bem estável?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Atretador disse:

@Trops. Depende de como as temps ficarem com o cooler stock e se for fazer OC, alem da intensidade do OC.

Se for tentar pegar os 3.9~4.0Ghz nos 8x núcleos, um WC 240MM pode ser necessario. 3.6~3.7Ghz provavelmente vai ficar de boa com o cooler stock, dependendo das sua temp ambiente e ventilação.

Legal. Desculpa a pergunta, mas nunca fiz OC na vida e dizem, pelos posts que vejo, para fazer. Então, se for algo interessante, encaixo uma MB que atenda e fecho a compra. Mas, de qualquer forma, preciso comprar o CPU também e acredito que fique nesse 1700 pela indicação (e por estar no mesmo patamar do i7).

Quanto ao resto:
- VGA: uma 1050 fica OK pro pacote ou seria legal uma 1060 (essencialmente) para não perder performance do setup?

- Memória: interessante partir pra outro nível maior pro setup?

Essas perguntas são pura e simplesmente pelo fator: vou ter que gastar muito agora ou posso fazer um upgrade que tenha um custo/benefício legal e atenda a necessidade? :D

De qualquer maneira, agradeço DEMAIS a ajuda de quem respondeu aqui.

Postado

Olha, eu não trocaria uma 7850 por uma 1050, vai ter ganhos, mas, eu não acho que vale o investimento, recomendo partir logo para uma 1060 6Gb caso vá fazer um up de GPU.

Mobo para OC, se quiser economizar tem varias B350 boas, se tiver uma grana a mais, tem as X370.

• Curtir 1
Postado
52 minutos atrás, Atretador disse:

Olha, eu não trocaria uma 7850 por uma 1050, vai ter ganhos, mas, eu não acho que vale o investimento, recomendo partir logo para uma 1060 6Gb caso vá fazer um up de GPU.

Mobo para OC, se quiser economizar tem varias B350 boas, se tiver uma grana a mais, tem as X370.

Saquei... Faz sentido, tinha pensado puramente por atualizar o setup mesmo. Devo vender as peças, caso consiga, então talvez ajude a pegar uma 1060... As RX tão fora da briga recentemente?

Eu acredito que fique mesmo pelas B350. Pelo que pude checar, elas estão pela faixa de 500 reais, então não devo abusar muito mais que isso para a MB, pelo menos não agora. =/

Quanto às memórias, vi um pessoal em outros topicos falando de pegar umas cl14/15 2400mhz. Serão mais 300tão, mas posso tentar forçar, caso seja de boa melhora pro PC. 

Postado
11 minutos atrás, Atretador disse:

Devido a alta procura por mineradores de Etherium, as RX estão com preços meio altos.

Como assim 300$ a mais por memorias 2400mhz cl14? :v

Então ficarei pelas 10xx's mesmo rs :D

Como falei, estou bem por fora de mercado, mas, dando uma fuçada em outros tópicos, deu pra ver um pessoal indicando a compra dessas memórias, tanto das CL14 quanto das CL15. Batendo o olho no Google, bem rápido (trabalho), deu pra ver alguns pentes de 8GB nessa casa. Algum erro da minha parte?

Postado

Ah, Ok, havia entendido que CL14 sairia 300$ a mais que outros modelos que você tinha achado XP

Eu recomendaria 2400 ou 2667mhz , com uma mobo B350 ou x370 rolaria de fazer um OC para 2800 ou 2933mhz.

• Curtir 1
Postado
56 minutos atrás, Atretador disse:

Ah, Ok, havia entendido que CL14 sairia 300$ a mais que outros modelos que você tinha achado XP

Eu recomendaria 2400 ou 2667mhz , com uma mobo B350 ou x370 rolaria de fazer um OC para 2800 ou 2933mhz.

Rs :D

Entendi. Acho que vou seguir o passo: CPU + MB > Memória > VGA > Monitor

Sobre as B350: alguma para indicar num preço dentro da realidade atual? Li um review aqui do fórum mesmo do link da sua assinatura. Alguma outra que eu deva olhar para comprar?

Postado
39 minutos atrás, Atretador disse:

VRM AM4

Lista de mobos e seus VRMs, eu gosto bastante das MSI e das mobos da Asus :x

Cara, vou te agradecer MUITO pela ajuda, mas eu não entendo muito disso ainda. =/

Dei uma pesquisada aqui no fórum mesmo e indicaram essa que vou colocar abaixo. Acabou ficando um pouco mais salgado do que esperava, mas tudo bem, vou parcelar e acredito que fique tudo bem :)

- MB: https://www.kabum.com.br/produto/87838/placa-mãe-msi-p-amd-am4-atx-b350-pc-mate-ddr4/

- CPU: https://www.kabum.com.br/produto/86139/processador-amd-ryzen-7-1700-c-wraith-spire-octa-core-cache-20mb-3-0ghz-3-7ghz-max-turbo-am4-yd1700bbaebox/?tag=1700

É um bom upgrade?

Posteriormente, como falei, deve vir pelo menos uma 1060 aí pra ajudar nessa brincadeira. (de quebra vou levar um SSD - sei que não deve ser o melhor, mas já ajuda, acho)

PS: se tiver outras coisas pra indicar, à vontade! <3

Postado

Tenho uma mobo igual , lindona, toda preta. Led "branco"(meio amarelado) da para apagar, ou deixar piscando. Bios meio simples, mas é de boas. VRMs são razoaveis, até uns 3.8Ghz não deve ter problemas, mesmo com um octa-.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...