Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E aí galera, beleza?

• Gabinete Alienware R2 Aurora
  • Processador Intel Core i7 2.93 GHz
  • Memória DDR3 16GB (Dual Channel)
  • Mobo Alienware 0RV30W (!!!)
  • VGA NVIDIA GeForce GTX 550 Ti 1GB (GDDR5)
  • HD Seagate Barracuda 750GB
  • Gravador e Leitor DVD
  • Cooler original (liquid cooling system)
  • Fonte 750w Corsair

Esta é a configuração atual do meu PC e eu quero fazer um upgrade na VGA dele, porém estou com muitas dúvidas, já que as opções pra isso atualmente são infindáveis.

O foco é pegar uma VGA da NVIDIA de 6GB de memória, porém, seguem as dúvidas:

• Interface 128, 192 ou 256 bits? (eu percebi que isso afeta muito o valor, mas também notei que nem sempre a 256 bits é melhor que a 128 bits, por exemplo)
    • Qual a grande diferença deste valor na hora de operar a placa nos jogos?
  • Barramento 3.0 ou 2.0? (PCi Express)
    • Minha placa-mãe possui apenas 2 barramentos PCIe 2.0 (16x), vou ter problema se pegar uma VGA 3.0?
  • Instalando uma VGA de 6GB nessa minha configuração atual, vai rodar legal tudo?
  • Tenho que me preocupar com alguma potencial incompatibilidade, queda de desempenho, super aquecimento ou investimentos adicionais?

Obrigado!

Postado
7 minutos atrás, minoso disse:

Interface 128, 192 ou 256 bits?

Tudo isso depende do clock da memória... Não adianta ter alta memória de banda se a velocidade de tráfego não acompanha.

7 minutos atrás, minoso disse:

Qual a grande diferença deste valor na hora de operar a placa nos jogos?

É principalmente na carga de transmissão da memória de banda com o processador gráfico, shaders e afins... Mais ou menos parecido com o Windows: uma interface 32 bits faz tráfego de informações com outras partes do hardware menor do que com uma interface de 64 bits. 

10 minutos atrás, minoso disse:

Barramento 3.0 ou 2.0?

Neste caso, realmente não possuo conhecimentos suficientes  para dizer em relação. 

11 minutos atrás, minoso disse:

Instalando uma VGA de 6GB nessa minha configuração atual, vai rodar legal tudo?

Até onde eu saiba, este I7 é potente o suficiente para tal...

12 minutos atrás, minoso disse:

Tenho que me preocupar com alguma potencial incompatibilidade, queda de desempenho, super aquecimento ou investimentos adicionais?

No máximo uma incompatibilidade do chipset da placa-mãe com a placa de vídeo. Afinal, a terceira geração já está sofrendo do mesmo. 

• Curtir 1
Postado

@Ian Rossi Obrigado pelo tempo em tirar minhas dúvidas (ou a maioria delas). Ainda assim, fiquei boiando na sua explicação referente aos bits... Na prática, qual a diferença? Eu jogando um jogo atual (seja qual for), entre 128, 192 ou 256, o que é perceptível entre elas?

No mais, valeu mais uma vez! Já ajudou pra caramba!

Postado
3 minutos atrás, Ian Rossi disse:
15 minutos atrás, minoso disse:

Barramento 3.0 ou 2.0?

Neste caso, realmente não possuo conhecimentos suficientes  para dizer em relação. 

A VGA vai funcionar, limitando seu barramento à 2.0, mas que na prática não tem diferença.

16 minutos atrás, minoso disse:

O foco é pegar uma VGA da NVIDIA de 6GB de memória, porém, seguem as dúvidas:

Nvidia com 6Gb de memória seria uma GTX 1060. Então sua dúvida já está respondida com relação ao barramento, já que esta é 192 bits. A 1070 são 8Gb e 256 bits e a 1050Ti é 4 Gb e 126 bits.

• Obrigado 1
Postado
5 minutos atrás, minoso disse:

Na prática, qual a diferença? Eu jogando um jogo atual (seja qual for), entre 128, 192 ou 256, o que é perceptível entre elas?

Enquanto a memória de uma GTX 1050Ti (por exemplo) vai transmitir informações de 128 em 128 bits, A GTX 1060 vai transmitir informações de 192 em 192 bits. Porém, como disse, isso tudo depende do clock da memória, e tem jogos que não utilizam muito mais largura de banda do que 256 bits... A exemplo das memórias HBM, que possuem mais clock e muito mais largura de banda. 

• Confuso 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!