Ir ao conteúdo

windows 12gb ram 8gb utilizável

Ir à solução Resolvido por Wagner Ruaro,

Posts recomendados

Postado

Possuo um computador com 2x4gb HyperX Fury e achei um pente de 4gb antigo parado aqui e tentei colocar no PC para tentar dar uma turbinada e usar o Chrome sem travar.

Coloquei as HyperX no slot 1 e 2  e a RAM antiga no Slot 3 (no meio das 2).

O problema é que ao acessar as configurações do PC ele parece reconhecer os 12gb mas mostra apenas 7,98 como utilizável, já tentei retirar a bateria da placa-mãe por uns minutos (não deu erro ao iniciar, mas entrei diretamente na bios) entrei na bios e selecionei "LOAD OPTIMAL DEFAULTS".

A caixinha do msconfig não está selecionada para limitar a RAM, não sei se pode ser questão de tensão, até porque não tenho conhecimento para mexer nisso.

memoria ram.jpg

CPU-Z RAM.jpg

CHIPSET.jpg

Sistema.jpg

Postado

@Gabriel Caldeira Primeiro, vá no iníciar e digite : "Diagnóstico de Memória do Windows" , e faça os procedimentos.

Se não resolver, ligue o computado com apenas 1 modulo de ram ( o modulo antigo ) e veja o que acontece. Vá testando de 1 e 1 , quando testar as 3 sozinhas , coloque todas e veja o resultado.

• Obrigado 1
Postado

@MyNameIsMech Fiz o diagnostico do windows e durante o procedimento falava que não tinha encontrado erros, ao iniciar o Windows nada apareceu. As duas HyperX funcionavam normalmente juntas totalizando os 8gb. A memoria antiga funcionou sozinha, tendo o windows identificado os 4gb da mesma, as 3 juntas que ficou esses 12gb mas apenas 7,98 utilizável.

adicionado 18 minutos depois

Creio que seja a frequencia de uma delas que esteja diferente, alguem que entenda do assunto talvez consiga decifrar e falar uma solução diante dessas informações:

Mhz Ram.jpg

Postado

@Gabriel Caldeira Qual nome da tua fonte ? e qual nome da tua placa de vídeo ? e qual a frequencia das memórias ?

Pra tentar resolver o problema , você teria que encontrar um padrão.

Tente assim (coloque as memórias com a ordem : da esquerda para direita, sem pular slot) :

Coloque a Corsair primeiro e ligue o computador.

Coloque uma kingston em dual channel com a corsair

veja se está reconhecendo tudo normalmente. se não funcionar , terá que ser feito um overclock mas primeiro preciso saber a fonte e a frequencia das memórias. mas se funcionar normal para o outro passo:

Coloque a outra kingston em single channel ,assim deve funcionar.

Sobre o overclock eu não recomendaria , já que 8GB para 12GB não traz muita diferença.

• Obrigado 1
Postado

Atualizei o comentário ali em cima.

Para ter uma melhor experiência no Chrome , a solução seria no HD e na internet e não necessária mente na memória ram.

Mas se quiser uma dica, utilize o Edge ele é um pouco mais rápido e leve.

Postado

As frequencias postei em foto no comentario anterior. Vou tentar fazer os testes de trocar de lugar a ram e edito aqui.

Quanto ao Chrome nem é tanto por isso, porque até uso o Edge para a maioria das coisas, é mais pra melhoria geral mesmo.

Postado

Eu desisti de usar essa memoria antiga, até porque pelo que li a frequência das Kingston ia diminuir e eu ia ter perda de performance juntamente com Dual Channel. Coloquei as HyperX Kingston do jeito que estavam antes, porém agora o Windows diz ter 8gb e apenas 4 utilizavel. Eu não sei colocar em dual channel ou mudar frequencia, me ajuda a configurar a bios para as memorias trabalharem juntas e  o windows reconhecer os 8gb como utilizavel.

BIOS1.jpg

RAM INFO.jpg

RAM.jpg

BIOS3.jpg

BIOS2.jpg

• Solução
Postado

Slots 1 e 2 são os que estão vazios. Use os dois pentes neles. Mas antes, retire suas memórias resete a BIOS e coloque os pentes no slot1 e no slot2 da direita para a esquerda. Veja a nomenclatura próximo aos slots. Ligue o PC novamente e configure a BIOS novamente para ver se normalizará.

RAM.jpg.b38ba059a9987429bef8183d8fe4350a.jpg

adicionado 1 minuto depois

Não use este pente Rendition em conjunto com as outras. Apesar de ser de qualidade, pois é Cruciual. Mas não é compatível...

• Obrigado 1
Postado

Segui o conselho e deixei apenas as duas Kingston mesmo, não consegui configurar elas com a Rendition, talvez seja por não ser compativel como você disse, e me falaram que poderia diminuir a frequencia das outras e prejudicar mais do que ajudar. Coloquei as Kingston no slot 1 e 2 e dei CLEAR CMOS, voltou a funcionar em Dual e o windows está reconhecendo os 8GB. Muito obrigado pela ajuda de todos.

• Curtir 1
Postado
30 minutos atrás, Gabriel Caldeira disse:

Segui o conselho e deixei apenas as duas Kingston mesmo, não consegui configurar elas com a Rendition, talvez seja por não ser compativel como você disse, e me falaram que poderia diminuir a frequencia das outras e prejudicar mais do que ajudar. Coloquei as Kingston no slot 1 e 2 e dei CLEAR CMOS, voltou a funcionar em Dual e o windows está reconhecendo os 8GB. Muito obrigado pela ajuda de todos.

Show! Depois você compra outros dois pentes iguais e deixa com 16GB. Tem bastante no ML e o preço as vezes está em conta. É só reservar uma graninha e assim que aparecer uma pechincha, compre. rsrsrsrs:thumbsup:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...