Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera do Clube  :cool:. sou novo por aqui, sou técnico em informática e tenho apenas um conhecimento básico na área de elétrica/eletrônica. E eu queria saber se é possível retirar aquela proteção anti-curto das fontes universais, pois eu estou em um projeto de construção de uma mini bomba d' água, que usa um motor de parafuzadeira para bombear água. Porém ao conectar o motor na fonte ele gira em baixa rotação e fraco, porque a fonte ativa o sistema anti-curto. Conto com a ajuda de vocês Obg! :thumbsup:

• Membro VIP
Postado

Parafusadeira por trabalhar com baixa tensão precisa de alta corrente pra dar algum torque no motor. Por isso fontes "comuns" não dão muito certo. Fale + sobre o motor: tensão, quantas baterias ele tem, qual seu tamanho, etc. Publique fotos... Fale + sobre o projeto.

Além da falta de dinheiro, o que mesmo te impede de comprar uma bomba 12V ? Ou quer fazer só pela adrenalina? tmj.

Postado
7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Parafusadeira por trabalhar com baixa tensão precisa de alta corrente pra dar algum torque no motor. Por isso fontes "comuns" não dão muito certo. Fale + sobre o motor: tensão, quantas baterias ele tem, qual seu tamanho, etc. Publique fotos... Fale + sobre o projeto.

Além da falta de dinheiro, o que mesmo te impede de comprar uma bomba 12V ? Ou quer fazer só pela adrenalina? tmj.

A Parafusadeira que eu retirei o motor trabalhava com uma tensão de 12V e se eu não me engano uma corrente de 5A, ele é chamado de motor 775, eu vi no youtube projetos parecidos que usavam bateria de no-break ou de moto, só que as baterias de no-break que eu tenho estão horríveis mesmo depois de recondicioná-las. em relação a última pergunta estou fazendo esse projeto tanto pela falta de dinheiro rsrs,  quanto pela adrenalina. segue abaixo a imagem de uma fonte idêntica à do projeto e também do motor. Obg pela resposta ! 

fonte-universal-120w-notebook-laptop-carregador-veicular-nf-14585-MLB170761518_429-O.jpg.2b8c3ade8310db81dbce177492da546d.jpg.

motor.jpg.996b0e38d809b4b8a9972d94c4ce6ad0.jpg

• Membro VIP
Postado

Talvez o uso de um termistor (NTC), de bem baixo valor, possa resolver seu problema. Quando frio ou em temperatura ambiente o termistor deveria apresentar uma resistência de aproximadamente alguns ohms (4 a 10 Ohms) e quando aquecer baixar esse valor para menos de um ohm.. Coloque-o em série com o motor..

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, faller disse:

Talvez o uso de um termistor (NTC), de bem baixo valor, possa resolver seu problema. Quando frio ou em temperatura ambiente o termistor deveria apresentar uma resistência de aproximadamente alguns ohms (4 a 10 Ohms) e quando aquecer baixar esse valor para menos de um ohm.. Coloque-o em série com o motor..

Ok vou dar uma pesquisada, e ver se eu tenho um aqui nas minhas coisas, Obg por responder.:thumbsup:

• Membro VIP
Postado

A  ideia tem tudo teórico pra dar certo bem como a fonte tem tudo prático pra não dar os 120w

Outra teórica: um baita capacitor na saída da fonte pode aliviá-la do tranco da partida

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

A  ideia tem tudo teórico pra dar certo bem como a fonte tem tudo prático pra não dar os 120w

Outra teórica: um baita capacitor na saída da fonte pode aliviá-la do tranco da partida

obg à todos , coloquei o termistor como o @faller mencionou e deu certo vou continuar testando.

adicionado 2 minutos depois
23 horas atrás, faller disse:

valeu cara obg pcr e também à @Isadora Ferraz

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!