Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera do CdH. To precisando duma baita ajuda. Estou com um projeto de faculdade bem simples, que muita gente já deve ter feito na verdade, caso você seja um viciado

em Arduino. Seguinte: comprei os módulos HC 05 e HC 06, módulos de conexão Bluetooth, um Master/Slave e o outro apenas Slave, respectivamente. Tenho revirado a net em busca de suporte sobre configuração AT do dispositivo; nada mais que um menu onde posso testar a comunicação, alterar nome mostrado vai BT, a senha para parear, etc. O principal comando, conhecido como "AT" apenas faz com que, através do Monitor Serial do Arduino, você possa confirmar se o módulo esta corretamente configurado e respondendo (RX e TX funcionais). O que rola é que, NÃO ACHO EM CANTO ALGUM ALGUMA SOLUÇÃO. A princípio, ao digitar o código "AT", o Monitor Serial "printa" a mensagem "OK", confirmando que esta funcionando.

Já tentei utilizar resistores, pino KEY em HIGH e o caramba a 4... Push button pressionado quando ligar o VCC (que muda a frequência do LED, mas o "AT" continua sem resposta)... Nada funcionou. Quero saber se alguém já passou por essa experiência TERRÍVEL e sabe de algum modo para corrigir o problema.

Em resumo, estou projetando um esquema com Arduino Uno, HC 05 (ou HC 06) e uma placa com 4 Relés, e utilizando um App de voz, acionar os relés via Bluetooth. Simplesmente isso - uma mini automação residencial. Existe "n" projetos na internet, mas nenhum até então me auxiliou. O problema é que, não consigo comunicar da maneira correta com o módulo BT. Alguma boa alma consegue me ajudar?

Postado

https://www.robocore.net/tutoriais/configurando-bluetooth-hc-05-via-arduino.html

O básico tem tutorial por ai para strings na comunicação. 

Mas o que to estranhando é que você fala que está usando comandos AT que são bem restritos e fazer isso que você falou de só... o resto é programação normal em C na IDE do Arduino. você lê o valor valor via seria pelo arduino via código e a partir disso você manda uma porta ser ligada ou desligado... e essa porta justamente pode ser a porta que reservou para o módulo de relés...

Se procurar na net tem algumas formas de ligar o módulo bluetooth no arduino via as portas rx tx direto ou usando a biblioteca software serial mais lento, mas que sem lá seus usos. (rx no rx e tx no tx).

adicionado 4 minutos depois

https://www.filipeflop.com/blog/tutorial-arduino-bluetooth-hc-05-mestre/

adicionado 10 minutos depois

Retirando o que escrevi... não tenho certeza da parte RX RX ou RX TX... to sem o módulo para teste aqui... então se eu tiver errado melhor não colocar huauhauhahuauha

Postado

@Bommu Perneta , bom dia. Já tentei cara. Pino 0 e 1, TX/RX e vice versa. Pino 10 e 11. Tudo tudo... Cheguei até um vídeo de um cara falando sobre o pushbutton que tem no HC 05. Ele diz que, para entrar no modo AT, você deve desligar a placa no VCC, sem o KEY conectado num pino HIGH/3.3v, ligar o VCC com o botão apertado. O ritmo do led de fato diminui, como se entrasse nessa Setup, mas mesmo assim, pelo Serial Monitor, não consigo de modo algum resposta do HC 05. Ta osso.

P_20170930_142058.thumb.jpg.516a2f3f145cf712928850b664a8fee1.jpg P_20170930_142118.thumb.jpg.5a82f875c45df0fae598a14f4f85c82a.jpgP_20170930_142127.thumb.jpg.7108026cd8ff61775a9e54b9338c1d37.jpg

Ta ai as fotos do encosto! Já tentei coma associação de resistor, usando 3.3V, 5V... Não sei mais o que tentar.

Postado

você está achando o bluethooth no teu parelho móvel? Só com VCC e gnd ligado para ver se o teu módulo ainda está vivo. A luz dele vai mudar de velocidade quando você conecta. A luz dele liga ?

Imagem do projeto que fiz com h05 e ligações com o arduino. PD0 é o pino 0 e PD1 é o pino 1 digital do arduino.

isp.PNG.b3bbd0c14a1b5151045e755dfd4db4a6.PNG

Parte do programa básico que peguei do link ai em cima... o meu programa original para o circuito acima é muito grande e não vou dar ele para você ehhehe :

//Programa : Modulo Arduino Bluetooth HC-05 - Recepcao
//Autor : FILIPEFLOP

//Armazena o caracter recebido
char buf;

void setup()
{
  //Define o pino 13 como saida
  pinMode(13, OUTPUT);
  Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
  while(Serial.available() > 0)
  {
    buf = Serial.read();
    //Caso seja recebido o caracter L, acende o led
    if (buf == 'L')
    {
      digitalWrite(13, HIGH);
    }
    //Caso seja recebido o caracter D, apaga o led
     if (buf == 'D')
    {
      digitalWrite(13, LOW);
    }
  }
}

Pronto. você não precisa entrar em nenhum modo obscuro para fazer o serviço . A senha é bluetooth 1234 a não sei que você tenha mudado.

Se você não tiver resposta colococando L e D a partir de um programa do teu celular (mando ou não nova linha ou fim de linha) ai lascou e não sei o que você quer ou teu modulo está com problema .

adicionado 12 minutos depois

Lembrando que a reposta que falo é liga e desligar o led interno do Arduíno junto ao pino 13...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!