Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Peguei uma "maquina" com essa placa-mãe (Asus Rampage V Extreme), juntamente com um processador i7 5820k, memorias DDR4 3000MHz(4x4) etc.. mas segundo o site da intel, esse processador e todos os que eu procurei para a arquitetura x99 só suportam 4 canais de memoria e ate 2100MHz, nesse caso, as memorias de 3000MHz não fazem diferença e não posso colocar mais memoria principal mesmo tendo mais canais/entradas (pois já completei os canais de que o processador suporta)?

Outra pergunta que sei que não sei se posso me referir a este tópico, mas queria saber como "volto" ao clock normal do processador, pois essa placa já faz um "overclock " de 0.6 no processador conforme a imagem abaixo:vsigy9e.thumb.PNG.6fa38e8135edda127906070bb9f6bb22.PNG

Esta imagem e de um programa que instalo no próprio Windows, mas na BIOS não sei onde posso fazer essa diminuição do clock (CPU Speed: 06%).

Postado
36 minutos atrás, daniel.jovelian disse:

mas segundo o site da intel, esse processador e todos os que eu procurei para a arquitetura x99 só suportam 4 canais de memoria e ate 2100MHz, nesse caso, as memorias de 3000MHz não fazem diferença e não posso colocar mais memoria principal mesmo tendo mais canais/entradas (pois já completei os canais de que o processador suporta)?

Cada canal suporta até dois pentes de RAM. Ou seja, você pode sim colocar mais RAM.

Quanto à frequência, não existe pente de RAM 3000mhz. Ou 2666. Ou qualquer coisa que não seja 2133, mais que isso é overclock. Seus pentes "3000mhz" nada mais são do que pentes 2133 normais, com a única diferença que o fabricante testou um overclock, viu que é estável e colocou uma etiqueta diferente para poder cobrar mais por isso. Basta você ativar o profile XMP e a placa-mãe vai fazer esse overclock automaticamente.

Postado
17 horas atrás, Imakuni disse:

Cada canal suporta até dois pentes de RAM. Ou seja, você pode sim colocar mais RAM.

Quanto à frequência, não existe pente de RAM 3000mhz. Ou 2666. Ou qualquer coisa que não seja 2133, mais que isso é overclock. Seus pentes "3000mhz" nada mais são do que pentes 2133 normais, com a única diferença que o fabricante testou um overclock, viu que é estável e colocou uma etiqueta diferente para poder cobrar mais por isso. Basta você ativar o profile XMP e a placa-mãe vai fazer esse overclock automaticamente.

As memorias são essas: https://goo.gl/RBGPnT

Sobre o overclock, eu não queria ativar, queria desativar, mas no caso, vou procurar algo do tipo "profile XMP" na placa e desativar.

Obrigado pelas informações.

Postado
23 minutos atrás, daniel.jovelian disse:

Sobre o overclock, eu não queria ativar, queria desativar, mas no caso, vou procurar algo do tipo "profile XMP" na placa e desativar.

Pera... você pagou absurdos de caro justamente para ter uma RAM que faz OC sozinha, mas aí você diz que não quer fazer OC?

Como assim... é ilógico.......

Postado
16 horas atrás, Imakuni disse:

Pera... você pagou absurdos de caro justamente para ter uma RAM que faz OC sozinha, mas aí você diz que não quer fazer OC?

Como assim... é ilógico.......

É, se for pensar nesse lado, sim.. é ilógico kk. Mas o OC que a placa-mãe faz é no processador, não na memória principal, o que eu quero desativar, é no processador (ou pelo menos saber como faz, pois dizem que diminui a vida útil dele).

Sobre as memorias, só queria saber se o processador consegue utilizar ela como veio de fabrica (pelo jeito, com OC, tendo uma velocidade de 3000MHz), pois no site da Intel, diz que o processador suporta memorias de 1333 - 2133.

Postado
3 horas atrás, daniel.jovelian disse:

Mas o OC que a placa-mãe faz é no processador, não na memória principal, o que eu quero desativar, é no processador (ou pelo menos saber como faz, pois dizem que diminui a vida útil dele).

A mobo não faz OC só no processador, ela faz também na RAM. E é a essse OC que eu me referia quando falei do XMP, a final estávamos falando RAM...

Por padrão, todos os pentes rodam a 2133. Não é que o fabricante do pente fez um OC no pente, não é isso. Só o que el fez foi colocar um aviso dizendo "ei, placa-mãe, se você quiser fazer overclock no pente, tenta usar esses números aqui". Mas isso é só se você habilitar o overclock (via XMP). Se não fizer, vai rodar na frequência padrão de 2133.

3 horas atrás, daniel.jovelian disse:

Sobre as memorias, só queria saber se o processador consegue utilizar ela como veio de fabrica (pelo jeito, com OC, tendo uma velocidade de 3000MHz), pois no site da Intel, diz que o processador suporta memorias de 1333 - 2133.

Provavelmente, sim. Há uma certa preocupação a partir dos ~3200+, o controlador de memória processador não necessariamente vai conseguir rodar em OCs muito altos. Mas é bem provável que 3000 pegue sem nenhum problema.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

A mobo não faz OC só no processador, ela faz também na RAM. E é a essse OC que eu me referia quando falei do XMP, a final estávamos falando RAM...

Por padrão, todos os pentes rodam a 2133. Não é que o fabricante do pente fez um OC no pente, não é isso. Só o que el fez foi colocar um aviso dizendo "ei, placa-mãe, se você quiser fazer overclock no pente, tenta usar esses números aqui". Mas isso é só se você habilitar o overclock (via XMP). Se não fizer, vai rodar na frequência padrão de 2133.

Provavelmente, sim. Há uma certa preocupação a partir dos ~3200+, o controlador de memória processador não necessariamente vai conseguir rodar em OCs muito altos. Mas é bem provável que 3000 pegue sem nenhum problema.

Obrigado pela explicação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...