Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Memória instalada (RAM) 16,0 GB (utilizável: 7,95 GB)
print: https://prnt.sc/h21nub

Bom, como podem ver, eu estou com esse limitador, o problema é que eu tenho 1 pente de 8 gb e outro de 4 gb (ou seja, era pra eu ter 12 gbs) com memórias da mesma frequência, mesmo cl e marca... Ás vezes eu inicio o windows e aparece que está utilizando 12 gbs, mas na maioria das vezes não. Minha placa-mãe é a Mortar b350m, não encontrei configuração para remap.

Tenho quatro slotes, a1, b1, a2 e b2 respectivamente onde o a1 é que fica ao lado do processador, instalei no a1 e a2 como diz no manual.

Minhas configurações são:

Win 10 home (original)
Proc: amd ryzen r5 1500x
P.Mãe: Mortar b350m

Mem: 1x8gb e 1x4gb kingston 2133ghz cl 12
Vga: geforce 1050
Fonte: pcyes 600

Agradeço a ajuda.

Obs: na bios aparece as 2 memórias, mas nem sempre ele aparece que está utilizando o pente de 4gbs, geralmente aparece que está usando apenas o de 8, esse pente de 8 foi um upgrade que fiz a pouco tempo, antes eu usava apenas a memória de 4gb.

exemplo.png

Postado

muito estranho aqui ta assim

OVAq.png

veja monitor de recursos como esta

OVAy.png

Postado

Então, eu já tentei trocar os slotes, é engraçado porque só funciona às vezes, eu reparei que sempre que eu salvo alguma config na bios (nem que seja alterar a velocidade de alguma fan) ele entra com o valor certo, mas eventualmente volto a ter esse problema. 

Por exemplo, olha fotos da minha bios antes de eu alterar a velocidade de uma fan, depois olha como ficou no meu mint 18, ele ficou exibindo os 12 gbs normal, mas tem vezes que ligo o pc e volta pra 8

WhatsApp Image 2017-10-25 at 21.47.27.jpeg

Screenshot_20171025_214936.png

• 2 anos depois...
Postado

Estou com o mesmo problema. RAM instalada: 16,0 GB (utilizável: 7,95 GB)

Já troquei os pentes (há apenas 2 slots). Também atualizei a BIOS, que estava na versão de fábrica, para a última versão disponível (lançada em 2016).

São duas DDR3 Kingston HyperX 8Gb 1600Mhz que comprei e instalei neste mês. Uso placa de vídeo GPU
AMD Radeon R7 200 Series, de 2Gb de VRAM, que consome parte da memória. Antes de fazer o upgrade de RAM, a memória estava 8Gb (disponível 6Gb). Achei que, ao comprar os pentes novos, ficaria com, pelo menos, 16Gb (disponível 14Gb).

Minha placa-mãe é uma ASUS A58M-A/BR.

image.thumb.png.669ed2e33318662fa63de96bcf2783da.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...