Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

olá irmãos programadores,hj é meu primeiro post nesse fórum,espero que n seja ultimo pfv me ajudem a melhorar hehhe,seguinte galera faço faculdade de ciencia da computaçao e estou com questao que estou tendo problema, a questao pede que uma matriz[5][5] onde nas diagonal vou colocar 1 e o resto preencher com zero poderiam dizer no que meu codigo esta errado.

#include <stdio.h>
int main (){
int matriz[5][5],linha,coluna,aux=5;

for(linha=0;linha<5;linha++){
      for(coluna=aux;coluna>0;coluna--){

if(coluna==aux){
          matriz[linha][coluna]=1;
         }else
         matriz[linha][coluna]=0;
      aux--;
      }
    }
      for(coluna=aux;coluna>0;coluna--){
        printf("%d\n",matriz[linha][coluna]);
        aux--;
      }
   }
}

• Curtir 1
Postado

Você está no caminho. Tente sem a variável aux, comece o "for" da coluna em "0" - igual o "for" da linha -  e mantenha seu "if (linha == coluna)". Deve funcionar já.

O problema do seu código é que você está começando a coluna por 5, mas sua matriz 5x5 tem como índice máximo [4][4] - não esqueça que começamos a partir do 0 -, então você está preenchendo posição da matriz que não existe e parando antes do índice 0.

• Curtir 1
Postado

@Lobo Euforico    essa variável aux está te atrapalhando , melhor começar os loop de zero e ir até enquanto for menor que 5 e use outra variável começando com valor de 4 para colocar os 1 na outra diagonal, então depois do primeiro loop diminua o valor dessa variável, para que ela posicione no local certo da próxima linha e na hora de imprimir a matriz é melhor usar dois loop começando de zero também e depois do primeiro loop  pule uma linha .

Postado

@Chrissy Costanza @devair1010  obg vocês dois por terem respondidos tentei modificar algumas coisas mas o codigo so fica colocando 0 nas matriz olhem o codigo pfv

int main (){
int matriz[5][5],linha,coluna,aux=4;

for(coluna=0;coluna<5;coluna++){
            if(coluna==aux){
             matriz[linha][coluna]=1;
             aux--;
            }
            if(coluna!=aux){
             matriz[linha][coluna]=0;
            }
        }
     }
        for(coluna=0;coluna<5;coluna++){
         printf("%d",matriz[linha][coluna]);
        }
  printf("\n");

}
return 0;
}

• Curtir 1
Postado

@Lobo Euforico   você ainda está usando a variável aux,  não a use e coloque mais uma variável por exemplo p do tipo inteiro com o valor 4 e na hora de comparar coloque assim :

if(coluna==linha){
    matriz[linha][coluna]=1;
}
matriz[linha][p]=1;  

esse p é para fazer a outra diagonal, então depois do for coluna coloque p - -

e coloque essas variáveis lá em cima antes da main, pois lá elas serão zeradas automaticamente, não necessitando que você zere a matriz se a linha for diferente da coluna.

int matriz[5][5],linha,coluna,p=4;

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!