Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Apareceu aqui para mim um carregador de bateria automotivo (antigo) que não está mais funcionando. Ao analisar o esquema, percebi que se tratava de algo idêntico (ou pelo menos próximo) ao esquema que está em anexo.

Alguém pode me orientar em substituir esse bjt (que é um componente raro e dificilmente utilizado atualmente) por outra coisa mais "moderna" ou pelo menos mais fácil e rápido de se achar?

Estava pensando em um sistema semelhante ao usado para disparar triac (como nesses nesses circuitos de dimmer, que usa basicamente um potenciômetro, diac e capacitor), será que daria certo apicar para disparar o SCR e carregar baterias automotivas.

Obs: O carregador possui um potenciômetro para o usuário ajustar a corrente de carga, além de um amperímetro de 30A, portanto, seria interessante que o sistema de carregamento suporte oferecer os 30A quando solicitado.

Esquema carregador.jpg

• Membro VIP
Postado

Por favor considere não montar tal circuito.

Ainda + pra esta corrente. Considere um simples trafo 12Vx10A + diodos o que é suficiente pra carga quasirápida numa bateria automotiva.

• Curtir 1
Postado

Olá @Isadora Ferraz, obrigado pela resposta!

Minha intenção é consertar o carregador. Já tenho o SRC, o problema é o BJT, que é um componente ultrapassado. Gostaria que existisse um outro jeito de chavear o SCR. Para mim não vai ser viável encontrar um transformador para essa finalidade, sem contar que também seria interessante para mim algum método de ajuste da carga.

• Membro VIP
Postado

De fato é um ujt mas tudo bem. O que queres penso que  é algo "semelhante" a isso...

mas com alguma proteção de limitação de tensão. Além de retificar ele lhe proporciona ...

34 minutos atrás, danilomelotti disse:

algum método de ajuste da carga.

Como mantenho a recomendação de não fazer isso, nem vou analisar o circuito e propor alguma adaptação ok?

Proteção, fusível, resistor limitador, disjuntor, luva de borracha, extintor de incêndio cairiam bem acompanhando o produto

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...