Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Marcos Louvasque

hd externo via rede para dois computadores

Recommended Posts

Esta postagem na verdade é a primeira pergunta que faço no Clube do Hardware por nao saber mexer mesmo.

eu gostaria de saber se podem ocorrer problemas serios em usar um hd externo para dois computadores via rede sendo um deles servidor do hd externo e outro apenas vizitante para  assim quem é entendido poderá me dizer se havera algum problema em usar um hd via rede para dois computadores.

 

Editado por Marcos Louvasque

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a imagem está zoada.

 

29 minutos atrás, Marcos Louvasque disse:

sendo um deles servidor do hd externo

Como assim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode diminuir o desempenho do PC 'servidor', já que além de todas as funções do sistema, ele ainda está transferindo arquivos.

Por ser HD externo, pode esforçar as USB um pouco mais do que o normal.

Um HD sata não seria uma má ideia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode optar por compartilhamento de pasta do Windows que é nada seguro e indecente mas já resolve facilmente sua situação para uma LAN simples e sem segurança, ou Filezilla para acesso decente e rápido e seguro, ou Bitvise SSH para segurança extrema e baixas velocidades.

Para compartilhamento de pasta, você terá de saber o hostname do computador ou o IP cadastrado no servidor DHCP, podendo fixar o IP no roteador para não ter de ficar olhando, ou usando o hostname que serve como redirecionamento ao IP. IP é o número da máquina na rede, aaa.aaa.aaa.aaa é o formato, etc. É necessário uma senha para o compartilhamento de pastas (o usuário que compartilha no S.O. tem que ter uma senha de administrador/usuário), senão não há como fazer o login na pasta por questão de segurança.


Hostname você obtém via Prompt de Comandos, WinKey + R = cmd.exe, digitando o comando "hostname", e então é só compartilhar a pasta na rede, então vai no outro computador e digita "\\aquiOHostname", sendo o barra-barra-invertido "\\" significando que está acessando um endereço de LAN para simplificação.

adicionado 2 minutos depois
5 minutos atrás, Matheus Vanderlei disse:

Pode diminuir o desempenho do PC 'servidor', já que além de todas as funções do sistema, ele ainda está transferindo arquivos.

Por ser HD externo, pode esforçar as USB um pouco mais do que o normal.

Um HD sata não seria uma má ideia.

Não irá esforçar a USB, mas sim o chipset interno na placa-mãe e qualquer chipset com USB 2.0 consegue operar um mínimo de transferência sem problemas; isso está incorreto de se dizer ao autor, pois insinua que o compartilhamento de arquivos é negativo.
Quanto ao uso de CPU, é insignificante, em torno de 2% em CPUs fracas com transferência em progresso; quando não há transferência, não há consumo de CPU.
HD Sata insinua custo adicional desnecessário, 2 HD's e sincronização entre eles pela rede; o autor deseja um HD de dados compartilhados para 2 computadores.

Editado por Mateus2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

desse negocio da transferencia uso um amd a4( nao é dos melhores mas aguenta jogo pesado quase nao aguentando kkk) com 16 gb de ddr 3 essa configuração nao aguentaria o esforço de rodar um mmorpg em duas maquinas ne??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O compartilhamento de arquivos serve pra você guardar dados e poder acessá-los remotamente, fora do computador que ele está conectado. Não dá pra instalar programas nesse tipo de sistema simples, não dá pra executar um jogo instalado no HD externo entre 2 máquinas por questão de performance e detalhes técnicos.

Mais informações, apesar de várias coisas incorretas, existe algumas coisas úteis: https://www.tecmundo.com.br/tutorial/19929-como-compartilhar-pastas-do-windows-7-com-outros-computadores-video-.htm

IP Fixo de LAN você coloca no roteador, ele tem um servidor de nomes DNS que responde suas requisições de hostname para IP, ou seja, \\hostname irá responder com o respectivo IP, e www.google.com irá responder com o IP do site de busca da Google.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×