Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

hd externo via rede para dois computadores


Posts recomendados

Esta postagem na verdade é a primeira pergunta que faço no Clube do Hardware por nao saber mexer mesmo.

eu gostaria de saber se podem ocorrer problemas serios em usar um hd externo para dois computadores via rede sendo um deles servidor do hd externo e outro apenas vizitante para  assim quem é entendido poderá me dizer se havera algum problema em usar um hd via rede para dois computadores.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode optar por compartilhamento de pasta do Windows que é nada seguro e indecente mas já resolve facilmente sua situação para uma LAN simples e sem segurança, ou Filezilla para acesso decente e rápido e seguro, ou Bitvise SSH para segurança extrema e baixas velocidades.

Para compartilhamento de pasta, você terá de saber o hostname do computador ou o IP cadastrado no servidor DHCP, podendo fixar o IP no roteador para não ter de ficar olhando, ou usando o hostname que serve como redirecionamento ao IP. IP é o número da máquina na rede, aaa.aaa.aaa.aaa é o formato, etc. É necessário uma senha para o compartilhamento de pastas (o usuário que compartilha no S.O. tem que ter uma senha de administrador/usuário), senão não há como fazer o login na pasta por questão de segurança.


Hostname você obtém via Prompt de Comandos, WinKey + R = cmd.exe, digitando o comando "hostname", e então é só compartilhar a pasta na rede, então vai no outro computador e digita "\\aquiOHostname", sendo o barra-barra-invertido "\\" significando que está acessando um endereço de LAN para simplificação.

adicionado 2 minutos depois
5 minutos atrás, Matheus Vanderlei disse:

Pode diminuir o desempenho do PC 'servidor', já que além de todas as funções do sistema, ele ainda está transferindo arquivos.

Por ser HD externo, pode esforçar as USB um pouco mais do que o normal.

Um HD sata não seria uma má ideia.

Não irá esforçar a USB, mas sim o chipset interno na placa-mãe e qualquer chipset com USB 2.0 consegue operar um mínimo de transferência sem problemas; isso está incorreto de se dizer ao autor, pois insinua que o compartilhamento de arquivos é negativo.
Quanto ao uso de CPU, é insignificante, em torno de 2% em CPUs fracas com transferência em progresso; quando não há transferência, não há consumo de CPU.
HD Sata insinua custo adicional desnecessário, 2 HD's e sincronização entre eles pela rede; o autor deseja um HD de dados compartilhados para 2 computadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O compartilhamento de arquivos serve pra você guardar dados e poder acessá-los remotamente, fora do computador que ele está conectado. Não dá pra instalar programas nesse tipo de sistema simples, não dá pra executar um jogo instalado no HD externo entre 2 máquinas por questão de performance e detalhes técnicos.

Mais informações, apesar de várias coisas incorretas, existe algumas coisas úteis: https://www.tecmundo.com.br/tutorial/19929-como-compartilhar-pastas-do-windows-7-com-outros-computadores-video-.htm

IP Fixo de LAN você coloca no roteador, ele tem um servidor de nomes DNS que responde suas requisições de hostname para IP, ou seja, \\hostname irá responder com o respectivo IP, e www.google.com irá responder com o IP do site de busca da Google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...