Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
lucasmoisesfalle

Recomendação de hardware para servidor simples

Recommended Posts

Boa tarde Pessoal!

 

Aqui onde trabalho, gostaríamos de instalar uma rede doméstica com um servidor de arquivos, são apenas 6 computadores que utilizam apenas arquivos e imagens pequenas, por isso pensamos em centralizar os arquivos, uma rede simples, com usuário, senha e permissões para cada um acessar determinadas pastas do servidor. O investimento seria baixo, em torno de 3 a 5 mil, por isso gostaríamos de utilizar como servidor uma máquina mais simples como Core i3, i5 ou i7, 4gb ou 8gb ram, hd 2tb, usando como plataforma um sistema operacional básico, para leigos, talvez win7 ou win10. Para resumir a nossa logística, queremos um computador(servidor) onde terá todos os arquivos, word por exemplo, em um dos computadores da rede, se abre um arquivo word, localizado no computador servidor, é feita as alterações no arquivo, é feita a impressão e salvado o arquivo no mesmo local que está(servidor). Dentro dessas informações, gostaria de algumas dicas:

 

- Qual sistema operacional utilizar no servidor? Considerando os usuários leigos e uma licença paga.

- Qual processador utilizar? Que não esquente muito e tenha bom desempenho, considerando que ficará ligado 24h x 7d.

- Qual hd utilizar? Vale a pena substituir por SSD? Fazendo backups diários.

- Qual fonte utilizar? Para suportar as placas sugeridas e manter 24h x 7d o pc ligado.

- Utilizar algum tipo de resfriamento? Considerando manter 24h x 7d o pc ligado e o fator maresia, pois nos situamos no litoral.

- Que gabinete utilizar? Considerando espaço para coolers na parte frontal e superior, caso tenha sido indicado no tópico acima

- Utilizar rede wireless nos computadores perde muita velocidade na transferência? Considerando que utilizamos apenas arquivos leves.

 

Obrigado pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, acho que uma configuração com AMD Ryzen 5 1400 + A320 + 8GB DDR4 e uma placa de vídeo simples como GT710 serão mais do que suficientes, atualmente eu tenho um servidor de testes aqui com um Opteron Quad Core e ele leva tranquilamente essas coisas leves. Agora na parte do armazenamento eu acho interessante fazer um RAID 1 para ter mais segurança com os arquivos e utilizar HDs de qualidade superior como WD Purple e Seagate Ironwolf.

 

Agora na parte de gabinete seria interessante ter um bem ventilado e colocar filtros de ar no mesmo, alguns exemplos são Corsair Spec 03, Thermaltake Versa N21 e Aerocool Aero 500. Fonte pode optar por uma de 450W com PFC ativo, mas recomendo as da XFX que são de ótima qualidade.

 

Por fim a questão da rede, eu recomendo deixar ele conectado por meio da conexão cabeada para ter mais estabilidade, se ele ficar muito distante você pode configurar um acesso remoto para utilizar ele a distância

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×