Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber quais upgrades fazer?


Posts recomendados

Eai pessoal, tudo bem? Queria algumas dicas de vocês sobre como eu posso saber quais componentes de um PC eu devo trocar para melhor performance, e também como sei se não vai ocorrer gargalo.

A questão é que suspeito que ocorre um gargalo entre minha CPU e minha GPU, e acho que é meu processador. Por isso queria fazer um upgrade para uma geração mais recente, mas não sei isso resolverá problemas de performance na execução de jogos (PUBG no médio, com uns 40 fps dropando direto), já que para jogos, penso eu, a GPU seja principal. Se alguém puder me dar alguma dica sobre se devo trocar a GPU ou CPU, colocar mais memória, agradeceria muito. Alguma dica sobre como saber se a placa-mãe suporta certa GPU ou processador X também é bem vinda.

 

Computador:

- Intel core i5-3330 3GHz

- GPU AMD R9 270X 4GB

- 8GB RAM

- 1TB de disco

- placa-mãe B75MA-E33

Edit: Fonte de 750W

 

Obrigado galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, cara vou te responder sobre as dicas de saber como a GPU e o CPU vão encaixar na placa-mãe:

 

Primeiro a CPU (Processador), como você usa intel eu vou usar como exemplo estes processadores, mas é o mesmo esquema na AMD.

 

Basicamente cada placa-mãe tem um soquete, que é o modelo de pinagem que recebe o processador. O mesmo acontece para os processadores, que também contêm um soquete que deve ser compatível com o da placa-mãe, ou seja, se sua placa-mãe é LGA 1155, você deve obrigatoriamente usar apenas processadores com soquete LGA 1155, caso contrário não vai encaixar, logo, não são compativeis. 

A intel trabalha com soquetes diferentes a cada geração de seus processadores, ou seja, a primeira geração de i3, i5 e i7 usava LGA 1156, a segunda e terceira geração usava LGA 1155, a quarta geração LGA 1150, e as gerações seis, sete e oito estão usando LGA 1151.

Então na hora de fazer um upgrade você deve sempre observar se sua placa-mãe vai suportar o processador que você deseja.

 

Já o GPU, atualmente as placas de vídeo do mercado vem com o encaixe PCI Express x16, e quase todas as placas-mãe comuns possuem este encaixe, logo você (teoricamente) pode usar qualquer placa de vídeo em qualquer placa-mãe.

 

A única coisa que você deve atentar é a quantidade de energia que a placa de vídeo irá consumir, e pegar uma fonte que consiga entregar essa quantidade. 

 

 

Agora a minha dica:

A sua placa-mãe é LGA 1155, eu também uso esse soquete, e pra você fazer o upgrade para as últimas gerações de processadores da intel, você tem que trocar também a sua placa-mãe. Vale a pena você pesquisar um processador parrudo que tenha soquete 1155, eu recomendo o i7 3770k que vai rodar todos os jogos atuais com folga.

 

  • Curtir 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Willian Fath Rosa disse:

Opa, cara vou te responder sobre as dicas de saber como a GPU e o CPU vão encaixar na placa-mãe:

 

Primeiro a CPU (Processador), como você usa intel eu vou usar como exemplo estes processadores, mas é o mesmo esquema na AMD.

 

Basicamente cada placa-mãe tem um soquete, que é o modelo de pinagem que recebe o processador. O mesmo acontece para os processadores, que também contêm um soquete que deve ser compatível com o da placa-mãe, ou seja, se sua placa-mãe é LGA 1155, você deve obrigatoriamente usar apenas processadores com soquete LGA 1155, caso contrário não vai encaixar, logo, não são compativeis. 

A intel trabalha com soquetes diferentes a cada geração de seus processadores, ou seja, a primeira geração de i3, i5 e i7 usava LGA 1156, a segunda e terceira geração usava LGA 1155, a quarta geração LGA 1150, e as gerações seis, sete e oito estão usando LGA 1151.

Então na hora de fazer um upgrade você deve sempre observar se sua placa-mãe vai suportar o processador que você deseja.

 

Já o GPU, atualmente as placas de vídeo do mercado vem com o encaixe PCI Express x16, e quase todas as placas-mãe comuns possuem este encaixe, logo você (teoricamente) pode usar qualquer placa de vídeo em qualquer placa-mãe.

 

A única coisa que você deve atentar é a quantidade de energia que a placa de vídeo irá consumir, e pegar uma fonte que consiga entregar essa quantidade. 

 

 

Agora a minha dica:

A sua placa-mãe é LGA 1155, eu também uso esse soquete, e pra você fazer o upgrade para as últimas gerações de processadores da intel, você tem que trocar também a sua placa-mãe. Vale a pena você pesquisar um processador parrudo que tenha soquete 1155, eu recomendo o i7 3770k que vai rodar todos os jogos atuais com folga.

 

Só para complementar a ótima resposta do @Willian Fath Rosa . Na questão de consumo de energia, não é apenas a placa de vídeo que consome, temos setups que utilizam vários HD's e SSD's, Fans extras, e drivers de CD ( mesmo hoje em dia não sendo muito utilizados), além de outros componentes que também consomem energia. Então, o ideal seria fazer um cálculo geral de consumo de todos os componente para saber qual a potência mais aproximada para a Fonte de Alimentação. No mais, o comentário acima te responde muito bem.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Willian Fath Rosa disse:

Opa, cara vou te responder sobre as dicas de saber como a GPU e o CPU vão encaixar na placa-mãe:

 

Primeiro a CPU (Processador), como você usa intel eu vou usar como exemplo estes processadores, mas é o mesmo esquema na AMD.

 

Basicamente cada placa-mãe tem um soquete, que é o modelo de pinagem que recebe o processador. O mesmo acontece para os processadores, que também contêm um soquete que deve ser compatível com o da placa-mãe, ou seja, se sua placa-mãe é LGA 1155, você deve obrigatoriamente usar apenas processadores com soquete LGA 1155, caso contrário não vai encaixar, logo, não são compativeis. 

A intel trabalha com soquetes diferentes a cada geração de seus processadores, ou seja, a primeira geração de i3, i5 e i7 usava LGA 1156, a segunda e terceira geração usava LGA 1155, a quarta geração LGA 1150, e as gerações seis, sete e oito estão usando LGA 1151.

Então na hora de fazer um upgrade você deve sempre observar se sua placa-mãe vai suportar o processador que você deseja.

 

Já o GPU, atualmente as placas de vídeo do mercado vem com o encaixe PCI Express x16, e quase todas as placas-mãe comuns possuem este encaixe, logo você (teoricamente) pode usar qualquer placa de vídeo em qualquer placa-mãe.

 

A única coisa que você deve atentar é a quantidade de energia que a placa de vídeo irá consumir, e pegar uma fonte que consiga entregar essa quantidade. 

 

 

Agora a minha dica:

A sua placa-mãe é LGA 1155, eu também uso esse soquete, e pra você fazer o upgrade para as últimas gerações de processadores da intel, você tem que trocar também a sua placa-mãe. Vale a pena você pesquisar um processador parrudo que tenha soquete 1155, eu recomendo o i7 3770k que vai rodar todos os jogos atuais com folga.

 

Muito obrigado. Esclareceu muitas dúvidas minhas, valeu mesmo. Vou pesquisar esse i7 sim

adicionado 4 minutos depois
22 minutos atrás, Gabriel Perrett Menezes disse:

Mano essas configs estão boas pode ser problema do windows

Então. Ao longo da minha vida tive vários problemas com o Windows. Já usei linux por um ano e não me adaptei 100% (apesar de amar tudo no Ubuntu menos a falta de Microsoft Office). Passo Ccleaner, desfragmento disco e deleto a pasta "temp" pelo menos uma vez por mês.

 

Uma coisa que me deixa curioso é que, direto, o gerenciador de tarefas indica que o meu disco está sendo usado em 100%, principalmente quando o PC a inicializando, será que pode ter a ver? Formatei meu PC em julho de 2017, será que vale formatar de novo?

adicionado 6 minutos depois
11 minutos atrás, dsgeverton disse:

Só para complementar a ótima resposta do @Willian Fath Rosa . Na questão de consumo de energia, não é apenas a placa de vídeo que consome, temos setups que utilizam vários HD's e SSD's, Fans extras, e drivers de CD ( mesmo hoje em dia não sendo muito utilizados), além de outros componentes que também consomem energia. Então, o ideal seria fazer um cálculo geral de consumo de todos os componente para saber qual a potência mais aproximada para a Fonte de Alimentação. No mais, o comentário acima te responde muito bem.

Obrigado pelo complemento. Eu tenho uma fonte de 750W alimentada por um estabilizador que tem um barulho de turbina de avião kkkk. Vou pesquisar sobre o consumo também. Por enquanto esse upgrade está só na especulação, to dependendo de resultado de vestibulares para saber se rola ou não hahahahah

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...