Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso de ajuda, tenho um processador fx-6300 da AMD e seu cooler original era muito ruim, fazia muito barulho e esquentava bastante, mas nunca chegou a reiniciar. Comprei um water cooler, e agora ele continua esquentando (um pouco menos, mas ainda sim fica MUITO quente) e as vezes chega a reiniciar. O que posso fazer para resolver este problema? Tenho apenas o water cooler e um Fan no gabinete.

Postado

@Hyolausrr baixe o AMD Overdrive e veja como está a margem térmica (foto abaixo). Os outros aplicativos, como HWmonitor, Speedfan, AIDA não mostram a temperatura correta, com uma margem de erro de até 20ºC.

Qual é o modelo de water cooler e onde estão conectados os fios do fan e do bloco do water cooler? Onde ele está instalado? Atrás? Soprando para dentro ou para fora?

overdrive.jpg

Postado

As frequencias ficam alternando entre esses 3 numeros

image.thumb.png.2dcbc1c77c7c126684b35fdc0f9a7f5b.pngimage.thumb.png.4ecdbcb8a26118ef62889d0a53d8a996.pngimage.thumb.png.efab5d223c39c5be6df1ea2f548b6f05.png 

adicionado 6 minutos depois

O water cooler é um da cooler master: master liquid lite 120

Esta instalado atras, soprando pra fora@Contiusa

adicionado 14 minutos depois

Não sei te informar onde estão conectados os fios do fan, vou mandar foto da parte interior pra voce ver se localiza

15170898267971874314485.jpg

Postado

@Hyolausrr pelo menos em repouso (ou pouco uso da CPU) está legal. O valor que aparece na margem térmica é a folga que você tem. Se em repouso está em 46ºC, a CPU está 46ºC mais fria do que o limite aceitável. Conforme a CPU começa a esquentar, esse valor vai caindo até chegar no 0ºC, que seria o limite de aquecimento. Se passar disso, começa a ficar com o valor negativo e em vermelho (sinal de que está quente além do recomendado).

Nos três prints você tem uma folga bem legal. Como não está perigoso, você pode rodar um teste de estresse para ver como a CPU fica rodando a 100%.

Pode ser com o AIDA64 (tem versão free trial). Vai na aba Ferramentas / Teste de Estabilidade de Sistema e marque apenas as caixas CPU e FPU. As outras você desmarca.

Veja como fica a margem térmica (rode apenas uns 5 minutos de teste). Se abaixar de 5ºC, pare o teste pois vai estar muito quente. Se ficar muito quente, entre 15/5ºC, repita o teste com o gabinete aberto e veja se dá diferença.

Postado

@Hyolausrr olha, problema de temperatura não é, pois mesmo com a CPU a 100% você ainda tem uma boa margem térmica. E esse teste de CPU e FPU só é um pouco mais fraco do que o famigerado Prime95, que é um teste irreal e que a gente nunca vai conseguir reproduzir com uso diário. Então mesmo em jogos você deve ficar na casa de 45-25ºC. 

Ou seja, não precisa se preocupar com a temperatura. Se você jogar com ele, a placa de vídeo pode esquentar o gabinete, mas mesmo assim eu acho que você não deve passar desses 20ºC.

Se está desligando, é por outro motivo. Temperatura não é. Como eu disse, os outros aplicativos não veem a temperatura corretamente. Esse AMD Overdrive é oficial da AMD, ou seja, vale o que ele está apontando. O resto você desconsidera.

HWmonitor é bom para ver vcore, rotação dos fans, sensores da placa-mãe, essas coisas. Não para temperatura dos FX. Com o Ryzen é a mesma coisa, o aplicativo Ryzen Master é o indicado.

-------edit-------

Se quiser fazer um teste de como vai ficar em jogos (se jogar), marque apenas CPU, Memória e GPU. Desmarque FPU para não ficar muito forte. Assim você vai ter uma ideia do máximo que ele vai esquentar usando a CPU, a placa de vídeo e a memóiria (que é o que se usa jogando). Mas deixe o gabinete fechado para simular o seu uso normal em jogos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!