Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então senhores, venho aguentado com meu notebook 13 polegadas i3 3 geração com gráficos integrados faz uns 4 anos, infelizmente após o novo kernel linux com a atualização contra a grotesca falha de segurança, estou sofrendo com a performance no meu game favorito: Dota 2. Acontece que mesmo que eu tenha os 60 fps nos gráficos no mínimo, o jogo dá umas "travadas", o que inviabiliza minhas partidas competitivas.

Tendo em vista que, mesmo contrário as expectativas de lançamento dos novos ryzen, probabilidade de crash na mineração, lançamento das memórias ddr5, lançamento da nova arquitetura das placas de vídeo, creio que isso ainda vá demorar algo em torno de 6 meses e mais uns 4 meses para os preços serem refletidos aqui no hue.

Eu já havia comprado uma placa-mãe asus b350-plus na ultima BF, justamente pois saberia que logo precisaria de um PC novo. Além do excelente preço que peguei: 500 temers. A AMD prometeu que o soquete am4 teria 4 gerações de processadores (ao contrario da intel que muda o soquete a cada geração) e também a placa conta com possibilidade de over.

Tenho experiência com montagem de PCs, mas confesso que não pego no suporte ao hardware em si faz algum tempo (meu ultimo pc que montei tinha uma geforce 6800 ultra AGP), entretanto creio que continua a mesma coisa com a diferença dos novos conectores (é aquela coisa: se montou lego, saberá montar um PC.

Sem mais delongas, vamos lá, boletei tudo na quinta passada e paguei hoje:

Build no CraftMyBox: https://craftmybox.com/build/mIG79a

• Placa-mãe: Asus PRIME B350-PLUS ATX AM4 (Comprado por R$ 500,00 na última BF): possibilidade de over, 4 gerações de processadores, 4 slots de memórias, 2x PCI-E, acho que foi uma excelente compra
  • Processador: AMD Ryzen 3 1200 3.1GHz Quad-Core (Comprado por R$ 415,00): visto que os novos ryzen vão sair logo, decidi economizar aqui, motivos: 1 - não acho mais o R5 1600 a preços do ano passado: R$ 700,00. 2 - hoje ele está em torno de R$ 950,00. 3 - passaria o valor que tinha disponivel pra gastar: R$ 2.500,00  4 - creio que quando sair os ryzen+ vão ter ryzen 5 1600 e ryzen 7 usados a preços bons.
  • Placa de vídeo: GALAX GeForce GTX 1060 6GB OC (Comprado por R$ 1.218,00): Até agora não sei como consegui boletar por esse preço, ja tenho aguardado há algum tempo, sempre olhando, calhou que nesse dia a 1060 de 6gb estava nesse excelente preço. Mas foi coisa de minutos para não estar mais disponível (malditos mineiros).
  • Memória: Corsair Vengeance LPX (Preto / Amarelo) 8GB (2x4GB) DDR4-3000 (Comprado por R$ 599,00): menor preço que consegui achar em memórias 2x (pra fazer o dual channel), como a mobo segura as memos até 3200 de frequência e as memos possuem dissipador, creio que consiga o OC até próximo dos 3200
  • Fonte: EVGA 100-B1-0450-K1 450W Certificado 80+ Bronze  ATX12V / EPS12V (Comprado por R$ 214,00): a fonte pro meu setup recomendada era 400w, mas como gosto de trabalhar com margem de segurança, decidi optar pelos 450w com os 80+ bronze (prata e ouro ficariam fora do meu orçamento)

Gabinete eu já tinha comprado e deixado guardado, o modelo é genérico: "avalanche dragon verde", fonte na parte de cima do gabinete (o que andei vendo é que agora estão saindo só gabinetes com a fonte em baixo), custou uns R$ 140,00, não é um carbide, mas creio que vá segurar o meu setup se eu ventilar corretamente.

HDD eu tenho 2 parados: 01 de 320GB e 01 de 1TB, como um SSD fugiria o meu orçamento, vou utilizar eles na minha build.

Agora as perguntas:

1. Sem o SSD sei que o que vai impactar é o carregamento de áreas nos games, mas vai dar pra segurar até eu comprar um SSD com o meu setup?
  2. Ainda é valido RAID pra aumento de performance?
  3. Com esse setup eu vou poder streemar minhas partidadas de Dota com a própria placa de vídeo com o shadowplay da nvidia?
  4. Andei vendo que o processador ryzen 1200 com um OC pra 3.8~3.9 (dependendo da sorte) segura a 1060 de boa, mesmo com o coolerbox default de fabrica vai segurar esse OC, entretanto, se eu precisar de um cooler melhor, qual o indicado pra AM4?
  5. Monitores até 600 temers, qual a indicação?

Postado

@warlikeofchaos

1-acho que não tem problema, dá pra esperar sim.

2-não acho necessário mas se quiser utilizar.

3-sim você vai conseguir e se tiver algum problema é só ajustar a config.

4- algum que encaixe na AM4.

5-link:

https://www.submarino.com.br/produto/120866141/monitor-led-23-lg-23mp55hq?WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_pla_infeaces_geral_1p&gclid=CjwKCAiAqbvTBRAPEiwANEkyCE38Bkr6MJARfkzCAJs2YEdsrip6qd1pMLooZy7wEDBbUikPTRDbnRoCqAcQAvD_BwE&opn=XMLGOOGLE&sellerId=00776574000660

Postado

@warlikeofchaos Sinto lhe dizer, mas esse R3 1300 não foi nem um pouco uma boa escolha, vai atrapalhar um pouco o desempenho da 1060, eu optaria por pelo menos um r5 1400.

Edit: O cooler box do R3 não é dos melhores, ele vai aguentar 3.8Ghz, mas sem usar nada a temperatura vai ficar la na casa dos 55C°. Por mais R$200 você conseguiria comprar um R5 1400 na TerabyteShop/Pichau.

Postado

1. você não vai morrer de esperar 5 seg a mais aqui e ali, lembre-se, ssd é luxo e não necessidade.

2. não recomendo, com esses hd de volumes diferentes e provável velocidade diferente, fora que nem vai te dar um ganho significativo.

3. vai sim.

4. seu processador vai gargalar aqui e ali com a 1060, mas de qq jeito você já garantiu uma placa muito boa, não vai usar 100% agora, mas de qq forma vai poder pegar um processador top daqui a pouco gastando menos.

Postado

@warlikeofchaos

1 - Tranquilamente..

2 - Um SSD sai mais barato e evita uma dor de cabeça em potencial..

3 - Streaming tende a usar bastante a CPU, porém, não sei como funciona o ShadowPlay, nesse sentido.. Imagino que tenha um impacto na CPU..

4 - Tem de ver o tamanho do gabinete também.. A principio, não mexeria nisso..

5 - Me abstenho dessa pergunta..

Outra coisa

24 minutos atrás, warlikeofchaos disse:
  • Memória: Corsair Vengeance LPX (Preto / Amarelo) 8GB (2x4GB) DDR4-3000 (Comprado por R$ 599,00): menor preço que consegui achar em memórias 2x (pra fazer o dual channel), como a mobo segura as memos até 3200 de frequência e as memos possuem dissipador, creio que consiga o OC até próximo dos 3200

Olha, não funciona bem assim.. Como o controlador de RAM é embutido na CPU, e nos Ryzen ele não é lá dos melhores, acho praticamente impossível você bater os 3200MHz.. Só se você pegar um chip premiado..  2666, 2933MHz talvez..

Postado
14 minutos atrás, Antary disse:

@warlikeofchaos Sinto lhe dizer, mas esse R3 1300 não foi nem um pouco uma boa escolha, vai atrapalhar um pouco o desempenho da 1060, eu optaria por pelo menos um r5 1400.

Edit: O cooler box do R3 não é dos melhores, ele vai aguentar 3.8Ghz, mas sem usar nada a temperatura vai ficar la na casa dos 55C°. Por mais R$200 você conseguiria comprar um R5 1400 na TerabyteShop/Pichau.

Entendo, pensei na possibilidade, até cotei um 1500x, mas esses 200 a mais realmente fariam diferença no meu orçamento visto que, ainda vou precisar comprar o monitor (periféricos eu tenho).

Pensei inicialmente no R5 1600 com uma gtx 1050, mas sumiu das prateleiras o R5 1600, logo preferi investir logo na gtx 1060 6gb que estava num "excelente" preço (em comparação com os preços atuais claro) e creio que a situação das criptomoedas vai agravar (mesmo vgas usadas estão caras); como mencionei, os ryzen+ vão chegar aí e creio que os usados vão sair num preço bom, porque vão ter early adopters e não vai sofrer do mesmo problema que as vgas sofrem atualmente.

Postado
30 minutos atrás, warlikeofchaos disse:

Ainda é valido RAID pra aumento de performance?

Talvez aumente a performance, mas vai ficar limitado a 640GB  desperdiçando boa parte do de 1TB, e (não tenho certeza) que há um pouco mais de exigência com o processador, que provavelmente já vai estar bem ocupado por essa GPU...mas talvez as memórias de 3000mhz balancem isso, é bom pesquisar mais.

obs: tenho a mesma gpu só que um r5 1600x, e mesmo assim dá uma esquentadinha no meu pé quando estou em novigrad no the witcher 3 :)

Postado

Obrigado por todas as respostas.

22 horas atrás, RS Faria disse:

Olha, não funciona bem assim.. Como o controlador de RAM é embutido na CPU, e nos Ryzen ele não é lá dos melhores, acho praticamente impossível você bater os 3200MHz.. Só se você pegar um chip premiado..  2666, 2933MHz talvez..

@RS Faria mas devido as memos que peguei já serem 3000MHz não me colocaria mais perto de meu objetivo: os 3200MHz com o OC?

22 horas atrás, Wallysson Christian disse:

2. não recomendo, com esses hd de volumes diferentes e provável velocidade diferente, fora que nem vai te dar um ganho significativo.

@Wallysson Christian Abandonei a ideia do raid; lembro que quando o fiz no meu setup lá atrás com a 6800 ultra os dois hdds eram idênticos. 

22 horas atrás, Antary disse:

@Antary Mas aí fugiria 200 temers acima do meu orçamento (como pode ver abaixo, eu fugi 5 temers acima, mas sem problemas) e eu ficaria sem minhas partidas competitivas por uns 2 meses visto que ainda preciso comprar o monitor.

Atualizando o tópico, já que é um tópico sobre montagem:

• A loja onde efetuei o pedido, é a que explode;
  • Realizei o pedido das peças acima (com exceção do gabinete e mobo claro) no dia 25/01 utilizando o pagamento boleto.
  • Realizei o pagamento do boleto no dia 29/01;
  • Pagamento confirmado no dia 30/01;
  • No momento está em emissão de nota fiscal.

Obs.:

• Frete escolhido PAC (sedex pra região norte é caro);
  • Eu tinha boletado a 1060 2x: 1o. boleto ela separada e o 2o. com as peças do primeiro post. Como paguei o boleto com a 1060 + as peças, o pedido com a 1060 separada não vai ser pago, logo ela deve voltar ao estoque da loja que explode pelo preço que peguei ela, logo, quem quiser uma 1060 6gb por 1217,90 temers, deve ficar de olho na loja que explode (fica a dica).

Aqui os preços que paguei:

QtdeProdutoUnitárioTotal

1Placa de Video VGA NVIDIA Galax GEFORCE GTX 1060 6GB DDR5 60NRH7DVM6ECR$ 1.217,90R$ 1.217,90

1Processador AMD Ryzen 3 1200 c/ Wraith Cooler, Quad Core, Cache 10MB, 3.1GHz (3.4GHz Max Turbo) AM4 - YD1200BBAEBOXR$ 415,90R$ 415,90

1Memória Corsair Vengeance LPX 8GB (2x4GB) 3000Mhz DDR4 CL15 Black - CMK8GX4M2B3000C15R$ 599,90R$ 599,90

1Fonte EVGA 450W 80 Plus Bronze 100-B1-0450-KR$ 213,90R$ 213,90

R$ 2.447,60

Total deu 2505 com o frete, passou 5 temers do meu orçamento, mas tudo bem.

22 horas atrás, BillyMao disse:

@BillyMao Em relação ao monitor, estou seriamente olhando para esse:

https://www.cissamagazine.com.br/monitor-gamer-aoc-215-led-g2260vwq6

O que me diz?

Postado
1 hora atrás, warlikeofchaos disse:

mas devido as memos que peguei já serem 3000MHz não me colocaria mais perto de meu objetivo: os 3200MHz com o OC?

Não depende só da memória.. Depende do conjunto todo, com CPU e MOBO.. Provavelmente, vai acontecer aquilo que falei antes mas, de toda forma, não é algo pra se preocupar..

Postado

Como mencionei, a placa que boletei mas não paguei o boleto voltou ao estoque, entretanto com o preço de 1499,99 :(:

https://www.kabum.com.br/produto/80553/placa-de-video-vga-nvidia-galax-geforce-gtx-1060-6gb-ddr5-60nrh7dvm6ec

Atualizando o tópico, meu pedido já foi enviado; congrats pra loja que explode, enviou menos de 24h depois de aprovado o pagamento.

Agora vamos esperar a boa vontade dos correios entregar.

Postado
20 horas atrás, warlikeofchaos disse:

Como mencionei, a placa que boletei mas não paguei o boleto voltou ao estoque, entretanto com o preço de 1499,99 :(:

Normal isso, ela não volta com o ultimo preço, e sim com o atual, mesmo ela valendo menos na época q foi adquirida, vai ser estranho vender 1 placa só com esse preço, logo eles aproveitam pra aumentar, como se ela fosse do novo estoque ( o caro ).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!