Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá alguem pode me ajudar, eu tenho um amplificador aiwa mx z3100m o canal esquerdo ta funcionando baixo, já troquei o stk continuou mesmo defeito não sou técnico só curioso se alguém tiver o esquema desse amplificador por favor agradeço.

Postado

Boa noite, Amigo  o esquema é muito parecido porém as referencias dos componentes são diferentes.

Na minha placa tem os Q 685 e 686, o Ci 680 e os transistores fazem parte do pré dos dois canais?

Qual a função dos Cis: 361 e 362?

DSC_0405.JPG

DSC_0408.JPG

DSC_0410.JPG

DSC_0412.JPG

• Coordenador
Postado

Esses CIs funcionam como os antigos "loudness" (Reforço dos graves e agudos) de aparelhos com potenciômetros, e como eles possuem uma "memória" de retardo, em alguns aparelhos são usados também para ficar repetindo os últimos sons injetados nele (fazer eco no som)...

Sobre os transistores, cada um controla o mute de um canal... Por isso são usados dois transistores...

Postado

Boa noite colega Bcpetronzio a repeito do meu aiwa mx-z3100m com um canal baixo já fez aquele procedimento que você orientou transistores Q 681,682 CI 681 todos bons encontrei um transistor Q 687 A144 com mediadas no multímetro meio estranho mas não to encontrando esse transito.

• Coordenador
Postado

@Miguel Galvão Rabelo Como você pode ver na figura abaixo, ele não é um transistor comum! Provavelmente ele estará bom e os valores estranhos que você viu na medida é por conta dos resistores que ele tem internamente.

Transistor Aiwa.png

• Coordenador
Postado

Nesses casos o ideal seria você conseguir um osciloscópio emprestado para analisar o sinal de áudio desde a fonte deles.

Ou usar um "pescador" de áudio e sair testando as entradas e saídas dos vários CIs, o problema desses "Pescadores" de áudio, é que tem que ter uma audição bem apurada para notar a variação de nível! (Não é meu caso) Hehehe!!!...

Off: O elevado nível da diabetes comprometeu minha audição! :(

Postado

Consegui resolver o problema do Aiwa MX-Z3100M com uma saída do som baixo em canal Capacitor C-760 47mf/10v, troquei e o som ficou normal aproveitei e troquei o o C759 do mesmo valor.

adicionado 26 minutos depois

Ola colega Bcpetronzio, qual a função desses capacitores C759 e C760 do aiwa MX-Z3100m os dois são ligados no lado direito e esquerdo do STK?

• Coordenador
Postado

Cara! :ahh: Jamais desconfiaria desses capacitores! Hehehehe!!! (Vivendo e aprendendo!)

Eles estão na linha de realimentação negativa do CI, um para cada canal, junto com os resistores R761 e R762, trabalham no ganho do CI amplificador, como o capacitor estava "fraco", a realimentação ficou somente por conta do resistor, então a tensão alternada da saída (Som) era jogada diretamente a entrada negativa do canal do CI, ou seja, derrubando o ganho do CI tremendamente!

Você fez bem em trocar o capacitor da realimentação do outro canal!, Provavelmente ele apresentaria problemas logo-logo!

:thumbsup: Parabéns por descobrir essa falha! Sem o uso de um osciloscópio, era quase impossível de achar essa falha!!!...

Obrigado por compartilhar conosco essa sua experiência! :aplausos:

• 3 anos depois...
  • Coordenador
Postado

Pode ser!

Se uma das teclas estiver acionada por algum defeito dela, todas as outras ficam inibidas, tem que desmontar o painel e testar todas elas...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...