Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou com uma duvida, recentemente adquiri um WC H55, e estou com duvida em ligar ele, pois minha placa-mãe rog strix b250g só tem 2x4pinos PWM (cpu_fan e cha_fan),

Onde eu ligaria o conector da bomba e o da ventoinha do WC?

valeu

Postado

@Eduardo Thomaz como o fan do H55 é de 3 pinos, coloque ele no CHA_FAN. A bomba você coloca no CPU_FAN. Assim, se a bomba falhar um dia, o BIOS dá o aviso. Se no futuro você comprar um fan 4 pinos, coloque o fan no CPU_FAN (para ser controlado pelo PWM) e a bomba no CHA_FAN.

Postado

Entendi, porém olha uma foto da minha placa.

os primeiro pinos sao desativado... 

Sem título.png

adicionado 0 minutos depois
55 minutos atrás, Contiusa disse:

@Eduardo Thomaz como o fan do H55 é de 3 pinos, coloque ele no CHA_FAN. A bomba você coloca no CPU_FAN. Assim, se a bomba falhar um dia, o BIOS dá o aviso. Se no futuro você comprar um fan 4 pinos, coloque o fan no CPU_FAN (para ser controlado pelo PWM) e a bomba no CHA_FAN.

Entendi, porém olha uma foto da minha placa.

os primeiro pinos sao desativado..

Sem título.png

Postado

@Eduardo Thomaz não, isso são as opções de controle que você tem. Não é a pinagem.

A bomba em um conector PWM vai rodar a 12V (como deveria). Você pode, só como garantia, ir no BIOS e colocar o CPU_FAN em "disable", como está na foto. Assim o conector vai entregar 12V pelo default.

Postado

@Eduardo Thomaz não. É só colocar em "disable" que desabilita o controle do PWM e qualquer fan vai rodar a 12V. A bomba vai rodar a 12V de qualquer maneira no CPU-FAN por ter um conector de 3 pinos. O quarto pino seria o controle do PWM. Como não tem, ela roda a 12V. Se a bomba estivesse no CHA_FAN seria mais importante desabilitar o controle porque algumas placas-mãe colocam esses conectores secundários a 7V pelo default (a minha tem um conector a 7V pelo default).

Postado

Então ontem eu mudei, esta assim:
CHA_FAN - coloquei a bomba do WC, esta em disable e em full 100% rotação
CPU_FAN - esta a ventoinha do WC em standard/pwm

Pode ficar assim?  percebi que o CPU VID e núcleos CPU pelo AIDA ficam em 0.700v quando estão em idle o pc, quando esta em uso ou em jogos ele vai pra 1.200v por ai... 

Postado
16 horas atrás, Contiusa disse:

@Eduardo Thomaz não. É só colocar em "disable" que desabilita o controle do PWM e qualquer fan vai rodar a 12V. A bomba vai rodar a 12V de qualquer maneira no CPU-FAN por ter um conector de 3 pinos. O quarto pino seria o controle do PWM. Como não tem, ela roda a 12V. Se a bomba estivesse no CHA_FAN seria mais importante desabilitar o controle porque algumas placas-mãe colocam esses conectores secundários a 7V pelo default (a minha tem um conector a 7V pelo default).

Boa tarde brother,
Então eu pesquisei bastante e vi bastante versões de cpu_fan e cha_fan.. vejo que você disse pra eu deixar a bomba no cpu_fan, porém ontem eu tinha trocado pra cha_fan, e deixei o cha_fan em disable e 100%, aonde eu vejo que esta em 12v? estou um pouco confuso, não entendo muito disso. Obrigado

5df919be-9ba5-4d6c-8d18-2a08909a45b4.jpg

3964d967-64ea-4072-a92c-32a9625f6459.jpg

Postado
14 minutos atrás, Contiusa disse:

@Eduardo Thomaz você não vê onde está a 12V. Apenas deixe em disable.

Entendi, então esta em disable o cpu_fan e full speed 100% onde esta conectado o cabo da bomba, e o cha_fan eu deixei dc_mode e standard, esta certo? é assim  mesmo? Obrigado pela ajuda até agora!

Postado
15 minutos atrás, Contiusa disse:

@Eduardo Thomaz é melhor deixar o conector da bomba em "disable". Full speed também serve, mas é cisma minha. Disable desabilita qualquer controle, então fica no máximo sempre. Se o controle estiver bugado, pode ter uma variação.

Entendi, em questão a isso esta ok então!, 
sobre o rpm da fan e bomba? 

o da fan como esta em standard fica entre 1200 1300rpm, ja a da bomba fica em torno de 1440 1450rpm.. esta normal?

Postado
53 minutos atrás, Contiusa disse:

@Eduardo Thomaz a bomba está normal, mas o fan do H55 é de 1700rpm, então ou o conector está abaixo do máximo ou o fan está com defeito. *edit: Ah, é porque está em standard.

Eu colocaria no máximo. Esse fan não é muito barulhento.

Eu até fiz isso ontem, mais aumento o barulho e voltei, deixo a FAN do radeador, no maximo tambem? o da bomba esta no maximo...  eu deixei em cd_mode e standard a do radeador, 

adicionado 4 minutos depois
3 minutos atrás, Eduardo Thomaz disse:

Eu até fiz isso ontem, mais aumento o barulho e voltei, deixo a FAN do radeador, no maximo tambem? o da bomba esta no maximo...  eu deixei em cd_mode e standard a do radeador, 

Não da problema? ele ficar no maximo mesmo com o computador em descanso?

Postado

@Eduardo Thomaz não tem problema deixar o fan no máximo porque eles foram feitos para isso (fan de 3 pinos não tem controle PWM). Mas se a sua placa-mãe controla pela tensão, pode deixar assim, variando. Especialmente se o barulho estiver incomodando. 

Postado
Em 07/02/2018 às 18:34, Contiusa disse:

@Eduardo Thomaz não tem problema deixar o fan no máximo porque eles foram feitos para isso (fan de 3 pinos não tem controle PWM). Mas se a sua placa-mãe controla pela tensão, pode deixar assim, variando. Especialmente se o barulho estiver incomodando. 

Boa noite @Contiusa!
Então uma duvida aqui...
Olha as tensão ali, eles raramente vai pra 1.2v (é aconsalhavel fica em 0.7v não sei muito bem) mais ele varia
Chasis fan esta conectado a bomba do WC
e Processador ta o da ventoinha...

voce acredita que tem algo de errado? ou ruim? algo pra melhorar? não sei se estou perdendo desempenho ou sei la..

AA.png

Postado
2 minutos atrás, Contiusa disse:

@Eduardo Thomaz essas tensões aí são da fonte, não é de fan nem de bomba. Como eu disse, não existe aplicativo para ver a tensão dos conectores. 

Entendi!
Sobre os RPM das fans estão OK?
Notei que no stress do AIDA, o da ventoinha vai a 1500-1680rpm, e temperaturas entre 60-67C isso é normal?

Minha config:
placa-mãe - b250G rog strix
memoria - corsair 2400 mhz 8gb
placa de video - asus rog strix 1060 6gb
gabinete - aerocool 500

fonte - corsair CX600
4x fan no gabinete ( as 2 frontal jogando ar pra dentro e as 2 de cima jogando o ar pra fora)
o WC h55 eu montei de acordo com o manual, FAN no gabinete e depois radiador jogando o ar pra dentro)

Eu nem era encanado, mais depois que comprei o WC comecei a ficar pra ver se esta tudo OK.

Obrigado desde ja

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...