Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal.

Sou totalmente leigo em eletro/eletrônica e acompanho este fórum já há bastante tempo e sempre que tenho alguma dúvida vasculho os tópicos para me socorrer.

Queria a orientação de vocês, se possível, na seguinte situação.

Tenho uma motocicleta Triumph Explorer e ela possui um carregador usb embaixo do banco, com as seguintes informações do manual:

"1. Tomada USB. A motocicleta dispõe de uma tomada USB, localizado sob o assento do passageiro. O conector fornece uma fonte de alimentação de 5 V e 2 A, que é adequada para carregar dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, câmeras e dispositivos de GPS.

Observação: • A tomada USB é protegida por um ECM do chassi, que cortará a alimentação da tomada automaticamente na eventualidade de uma sobrecarga. • Para restaurar a alimentação da tomada USB, desligue e, em seguida, ligue a chave de ignição, desde que a tomada ainda não esteja sobrecarregada."

Como vou fazer uma viagem longa, pensei em utilizar essa tomada para carregar até três dispositivos. O celular, a bateria da filmadora e um mini fone de ouvido, ou seja, equipamentos que são úteis na viagem e descarregam durante o percurso.

A dúvida é a seguinte:

Poderia utilizar uma espécie de "benjamin" de saídas USBs para plugar todos os equipamentos ao mesmo tempo enquanto rodo na estrada?. Os que tenho visto são os chamados Uhbs e eles possuem carga própria e acho que isso poderia causar um problema nos circuitos da motocicletas. O que recomendam?

Desde já agradeço a orientação de todos.

• Coordenador
Postado

Uma saída de 2A é pouco para carregar os três aparelhos ao mesmo tempo, Mas se você conecta-los, já com as baterias carregadas, será suficiente para mante-los carregados.

Uma outra hipótese; a durabilidade das baterias do celular e do GPS são diferentes, então faça um "revesamento" entre as cargas, enquanto esta carregando o GPS, carregue só o fone de ouvido junto, e quando for carregar o celular (Smartphone), também deixe só o fone junto, já o GPS e/ou a câmera e o Smartphone juntos, vai provocar o desarme da tomada USB!...

E esqueci de falar! Sim, você pode colocar um "Benjamin" (divisor USB) como o do link abaixo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-875719290-divisor-usb-1-entrada-4-saidas-_JM

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Bcpetronzio disse:

Uma saída de 2A é pouco para carregar os três aparelhos ao mesmo tempo, Mas se você conecta-los, já com as baterias carregadas, será suficiente para mante-los carregados.

Uma outra hipótese; a durabilidade das baterias do celular e do GPS são diferentes, então faça um "revesamento" entre as cargas, enquanto esta carregando o GPS, carregue só o fone de ouvido junto, e quando for carregar o celular (Smartphone), também deixe só o fone junto, já o GPS e/ou a câmera e o Smartphone juntos, vai provocar o desarme da tomada USB!...

Legal... entendi.

Eu vou usar sempre para um Smartphone, um mini headphone de ouvido e para uma bateria de filmadora, tipo Go Pro, a SJ5000. Enquanto estiver rodando o smartphone estará praticamente carregado, já que será utilizado apenas para ligações que raramente irão acontecer. Mas a bateria da câmera SJ5000 e o mini headphone, certamente estarão sempre carregando, já que descarregarão durante o trajeto e serão trocados.

O meu medo era justamente se eu poderia danificar a moto deixando um produto como o indicado carregando direto dois ou três equipamentos, apesar que nesse caso a moto estará em movimento e carregando, mas você esclareceu.

Lembrei que tenho esse https://www.kabum.com.br/produto/5314/multilaser-hub-4-portas-slim-2-0-preto-ac064 deve servir bem.

Muito obrigado!!

• Coordenador
Postado

Perfeito! Embora uma Hub USB sirva para você conectar vários dispositivos e ter acesso a eles separadamente, a função de carga só precisa da alimentação de 5V propriamente dita! Vai funcionar tranquilamente para sua intenção...

Só me resta desejar, uma boa viagem, e que Deus te acompanhe! :thumbsup:

Postado
33 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

Perfeito! Embora uma Hub USB sirva para você conectar vários dispositivos e ter acesso a eles separadamente, a função de carga só precisa da alimentação de 5V propriamente dita! Vai funcionar tranquilamente para sua intenção...

Só me resta desejar, uma boa viagem, e que Deus te acompanhe! :thumbsup:

Valeu, obrigado.

Estou separando tudo que posso precisar porque em cima da hora, geralmente os eletrônicos, sempre ficam para trás.

Fico tranquilo sabendo que não vou explodir (rs) nada.

Que Deus abençoe todos nós, bem que estamos precisando.

:tw_glasses: 

• Coordenador
Postado
58 minutos atrás, JOILDIAS disse:

Fico tranquilo sabendo que não vou explodir (rs) nada.

Que Deus abençoe todos nós, bem que estamos precisando.

:tw_glasses: 

Não vai explodir nada não! Hehehe!!!

ELE esta DENTRO de nós!!! Desfrute-o, é só ter Fé!... :thumbsup:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...