Ir ao conteúdo

Micro ITX para Nuvem

Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, sou novo aqui. Procurei o tópico que mais se encaixaria, portanto me perdoem se escolhi errado... Estarei aprendendo com meus erros.

Bem, estou montando um Micro ITX (placa-mãe Biostar A68n-2100 + Proc Dual Core J1800 Usb3.0) para ser a minha Nuvem residencial. Bem o que levei em conta:

1) Ter 2 portas USB 3.0
2) Ter 2 SATA3

3) Ter porta LAN 10/100/1000

- A princípio minha ideia era usar 2 gavetas externas USB 3.0 (dados + alimentação auxiliar) da AKASA, noirS, USB 3.0 com 2 HDD 6Gb/s 

- Usar uma SATA interna para OS e Software de Nuvem - somente.

A QUESTÃO

Comecei a pensar e: por que não usar as 2 HDDs, cada uma em uma SATA, e usar um dispositivo USB para bootar e ter o programa da Nuvem...

Aos amigos experts pergunto, se fosse você, que configuração preferiria?

Grato

Leo

• Solução
Postado
20 minutos atrás, edu.dnb disse:

Acho que um NAS sai mais barato, economiza mais energia e é mais melhor

o que ele ta tentando fazer é justamente isso.. um NAS pode servir arquivos localmente ou para fora da rede na chamada nuvem, basta saber o q tá fazendo

33 minutos atrás, eng.let disse:

Aos amigos experts pergunto, se fosse você, que configuração preferiria?

eu usaria as portas sata da placa-mãe mesmo.. ao usar portas usb você pode limitar a velocidade de escrita e leitura desses hd's, diminuindo ainda mais a velocidade q por si já nao será das mais elevadas

34 minutos atrás, eng.let disse:

usar um dispositivo USB para bootar e ter o programa da Nuvem...

isso é o mais racional e pratico, alem de economico.. basta ter um pendrive e instalar o programa dentro, se você quiser algo mais seguro ainda pode comprar um adaptador usb para se encaixar nos headers usb q ficam na placa-mãe, deixando o pendrive espetado diretamente nela evitando q pessoas possam remover ele ja q estará protegido dentro do gabinete

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, rodrigo.dcvieira disse:

o que ele ta tentando fazer é justamente isso.. um NAS pode servir arquivos localmente ou para fora da rede na chamada nuvem, basta saber o q tá fazendo

eu usaria as portas sata da placa-mãe mesmo.. ao usar portas usb você pode limitar a velocidade de escrita e leitura desses hd's, diminuindo ainda mais a velocidade q por si já nao será das mais elevadas

isso é o mais racional e pratico, alem de economico.. basta ter um pendrive e instalar o programa dentro, se você quiser algo mais seguro ainda pode comprar um adaptador usb para se encaixar nos headers usb q ficam na placa-mãe, deixando o pendrive espetado diretamente nela evitando q pessoas possam remover ele ja q estará protegido dentro do gabinete

Rodrigo, muito obrigado mesmo! Apoiou 100% o que eu imaginava fazer e sua opinião me deu a confiança em prosseguir. valeu

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...