Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro ITX para Nuvem


eng.let
Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Olá amigos, sou novo aqui. Procurei o tópico que mais se encaixaria, portanto me perdoem se escolhi errado... Estarei aprendendo com meus erros.

 

Bem, estou montando um Micro ITX (placa-mãe Biostar A68n-2100 + Proc Dual Core J1800 Usb3.0) para ser a minha Nuvem residencial. Bem o que levei em conta:

1) Ter 2 portas USB 3.0
2) Ter 2 SATA3

3) Ter porta LAN 10/100/1000

 

- A princípio minha ideia era usar 2 gavetas externas USB 3.0 (dados + alimentação auxiliar) da AKASA, noirS, USB 3.0 com 2 HDD 6Gb/s 

- Usar uma SATA interna para OS e Software de Nuvem - somente.

 

A QUESTÃO

 

Comecei a pensar e: por que não usar as 2 HDDs, cada uma em uma SATA, e usar um dispositivo USB para bootar e ter o programa da Nuvem...

 

Aos amigos experts pergunto, se fosse você, que configuração preferiria?

 

Grato

 

Leo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
20 minutos atrás, edu.dnb disse:

Acho que um NAS sai mais barato, economiza mais energia e é mais melhor

 

o que ele ta tentando fazer é justamente isso.. um NAS pode servir arquivos localmente ou para fora da rede na chamada nuvem, basta saber o q tá fazendo

 

33 minutos atrás, eng.let disse:

Aos amigos experts pergunto, se fosse você, que configuração preferiria?

 

 

eu usaria as portas sata da placa-mãe mesmo.. ao usar portas usb você pode limitar a velocidade de escrita e leitura desses hd's, diminuindo ainda mais a velocidade q por si já nao será das mais elevadas

 

34 minutos atrás, eng.let disse:

usar um dispositivo USB para bootar e ter o programa da Nuvem...

 

isso é o mais racional e pratico, alem de economico.. basta ter um pendrive e instalar o programa dentro, se você quiser algo mais seguro ainda pode comprar um adaptador usb para se encaixar nos headers usb q ficam na placa-mãe, deixando o pendrive espetado diretamente nela evitando q pessoas possam remover ele ja q estará protegido dentro do gabinete

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

o que ele ta tentando fazer é justamente isso.. um NAS pode servir arquivos localmente ou para fora da rede na chamada nuvem, basta saber o q tá fazendo

 

 

eu usaria as portas sata da placa-mãe mesmo.. ao usar portas usb você pode limitar a velocidade de escrita e leitura desses hd's, diminuindo ainda mais a velocidade q por si já nao será das mais elevadas

 

 

isso é o mais racional e pratico, alem de economico.. basta ter um pendrive e instalar o programa dentro, se você quiser algo mais seguro ainda pode comprar um adaptador usb para se encaixar nos headers usb q ficam na placa-mãe, deixando o pendrive espetado diretamente nela evitando q pessoas possam remover ele ja q estará protegido dentro do gabinete

 

Rodrigo, muito obrigado mesmo! Apoiou 100% o que eu imaginava fazer e sua opinião me deu a confiança em prosseguir. valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!